“Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Por que toleras então esses perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios engolem os que são mais justos do que eles? […] O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque certamente, virá, não tardará. Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.”

Insatisfeito com a difícil resposta de Deus ao seu questionamento, Habacuque torna a questionar o Senhor, agora apelando para uma suposta justiça pessoal, ele pergunta: “Por que ficas calado enquanto os ímpios engolem os que são mais justos do que eles?”. Em outras palavras: “Como assim, Senhor, o Senhor vai usar um povo ímpio como os babilônios para punir sua nação santa, nós, que somos mais justos do que eles?”. Deus responde com uma frase incrivelmente libertadora: “O justo viverá pela sua fé”.

Sabe o que significa isso? Nada de justiça pessoal, ou auto-justificação. Nada de buscar o favor de Deus baseado em seus próprios méritos. O justo viverá pela fé. Paulo retoma esse verso na carta aos Romanos 1.16-17, afirmando que o evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. Não se trata de ser justo por suas próprias forças, porque como também afirma Paulo em Romanos 3, “não há quem busque a Deus” (v.11b), mas “todos pecaram e carecem da glória de Deus”(v.23). Essa verdade tem duas facetas. A primeira nos humilha, e humilha o profeta Habacuque, pois mostra que se fôssemos depender de nossa justiça própria teríamos como opção única a condenação, pois todas as áreas de nossas vidas foram afetadas irreversivelmente pelo pecado. Mas a segunda nos traz esperança e nos liberta, mostrando que, através de Cristo, podemos ser considerados justos e receber o favor imerecido de Deus!

Como tem sido seu relacionamento com Deus? Você tem baseado sua vida na convicção do seu pecado e na fé pela justificação que vem por Cristo, ou tem vivido um tipo de barganha com Deus, buscando ser aprovada e receber favor por seus próprios méritos? Não se esqueça, graça é favor imerecido! Não há nada que você possa fazer que possa pagar ou compensar o sacrifício de Cristo na cruz. Deus te chama apenas para desfrutar dessa nova vida baseada no poder dEle.

Oração: Senhor, me livra da justiça própria e do orgulho que me faz acreditar que eu consigo ser boa e justa por mim mesma! Me ajuda a reconhecer o meu pecado todos os dias e a crer que somente o Senhor pode me transformar de forma definitiva em alguém justo e bom! Amém!