“Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: “Violência! ” sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida.”

Habacuque viveu os últimos anos que antecederam o cativeiro de Judá na Babilônia, quando reinava Jeoiaquim (609-597 a.C.). O povo de Deus havia abandonado o Deus vivo e seguido ídolos, que os levaram a uma corrupção endêmica, atingindo todos os níveis da sociedade e levando ao aumento da opressão. Assim como Habacuque, vivemos dias de grande frouxidão moral e impiedade. Multiplicam-se as notícias de corrupção, violência e imoralidade. Habacuque olha para a realidade da nação de Israel, aquela que era para ser a protegida, a “menina dos olhos” de Deus e pergunta: “Até quando, Senhor?”. Ele questiona a lentidão de Deus em salvá-los e afirma que “a justiça nunca prevalece”.

Em diversos textos bíblicos somos ensinados que lamentar não é pecado, como em vários salmos (Sl 51, 69) ou até no próprio livro que leva o nome de Lamentações, no qual o profeta Jeremias lamenta pela destruição de Jerusalém. Mas existe uma diferença entre lamentar e questionar a Deus. O lamento normalmente expressa a profunda tristeza e abatimento da alma, mas coloca sua esperança futura em Deus (Sl 51.17-19; Sl 69.33-36), enquanto o questionamento pecaminoso de Deus coloca Seu caráter ou Suas promessas à prova, duvidando dos atributos de Deus (soberania, bondade, justiça, etc.). Habacuque demonstra sua incredulidade na forma como apresenta sua queixa diante de Deus.

Buscar a Deus em meio a aflição é a atitude que Deus quer de nós. Não devemos esconder nossos problemas, ou tentar ignorá-los como se não existissem! Ao invés disso, temos um Deus que quer se relacionar conosco e que deseja responder aos anseios mais íntimos do nosso coração. Mas, como afirma o texto de Hebreus 4.15-16, a incredulidade nos impede de desfrutar do poder que precisamos para enfrentar os momentos de dificuldade. Como você tem lidado com seus medos, crises e frustrações? Você tem se achegado a Deus “confiadamente” (Hb 4:16) ou incredulamente? Gaste um tempo pensando nas orações que você fez essa semana. O que elas demonstram sobre a sua visão do caráter de Deus? Você tem duvidado da soberania de Deus? De Sua bondade? Ou tem lamentado diante dEle, colocando sua esperança nEle?

Oração: Senhor, me ajuda a olhar para as situações difíceis da minha vida como oportunidades que tenho para confiar mais em Ti e para me achegar mais a Ti. Me dá a fé que preciso para compreender que tenho um Sumo Sacerdote que entende minhas fraquezas e só o Senhor é poderoso para me ajudar a vencê-las!