“Olhem as nações e contemplem-nas, fiquem atônitos e pasmem; pois nos dias de vocês farei algo em que não creriam, se lhes fosse contado. Estou trazendo os babilônios, nação cruel e impetuosa, que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem.

Deus responde o questionamento que Habacuque havia feito nos versos de 2 a 4 do capítulo 1 de maneira nem um pouco consoladora: “Se eu contar o que eu vou fazer, vocês não vão acreditar”, Deus diz, “Estou mandando vocês ao cativeiro do povo babilônico, um dos mais ímpios e violentos que existem!”. Como diz o ditado, “o tiro saiu pela culatra”: enquanto Habacuque questionava a Deus, clamando por justiça e pensando que diante de sua súplica Ele salvaria Israel dessa situação, Deus afirma que vai castigar a nação usando um povo ímpio. Que resposta dura!

Não, não se trata de dureza, mas de amor! Se Deus poupasse o povo do cativeiro, Israel continuaria cego em sua idolatria e imoralidade, anestesiado pelo conforto mentiroso da iniquidade, que só acabaria em desgraça e condenação. Ao contrário, Deus manda o seu povo para o cativeiro, de onde sairão quebrantados e humildes (Esdras 9). Como um pai que ama seu filho, Deus sabe que a dor da disciplina é necessária para o crescimento saudável!

Muitas vezes em nossas vidas Deus nos dá respostas “duras” e desagradáveis às nossas orações, respostas difíceis de ouvir. Mas nunca devemos esquecer que Ele nos ama e está fazendo com que todas as coisas  cooperem para formar em nós o caráter perfeito de Cristo (Romanos 8.28,29). A disciplina faz parte da graça amorosa de Deus, que nos ensina a viver uma vida piedosa e feliz! Responda à disciplina com quebrantamento e arrependimento, e desfrute de crescimento (Hebreus 12.11)!

Oração: Senhor, me ajuda a confiar no teu amor, mesmo quando a Sua vontade parece dura e desagradável! Me ajuda a reconhecer o meu pecado e me arrepender, odiando-o e me ajuda a querer o que o Senhor quer, buscar a Sua vontade todos os dias, para que eu possa me parecer cada vez mais com Cristo Jesus! Amém!