“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos.”

Depois de tantas perguntas e respostas, Habacuque finalmente entende quem é o Deus a quem ele serve e qual deve ser sua postura diante da imoralidade e o caos da sociedade. “Mesmo não florescendo a figueira”, ele diz, “Mesmo que tudo dê errado e pareça que Deus perdeu o controle da situação”, “ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força”.

Habacuque finalmente entende que, independente das aparências e circunstâncias, ele pode confiar em Deus, pois Ele é soberano. Ele pode até mesmo louvar a Deus no caos, pois entende que mesmo o cativeiro, mesmo a iniquidade dos inimigos, serão oportunidades para seu crescimento e dependência de Deus!

Como tem sido sua resposta diante das dificuldades? Tiago afirma em sua epístola que devemos considerar motivo de alegria o passar por provações (Tiago 1.2-3), pois são oportunidades para crescer, ser aprovado, receber recompensas e bênçãos de Deus. Claro que é fácil ou até mesmo instintivo ser levado ao desespero por situações calamitosas, mas lembre-se: as aparências enganam e a fé é a certeza daquilo que não vemos (Hebreus 11.1). Deus nunca perde o controle, seu caráter nunca muda. Só Ele é digno de nossa confiança eternamente!

Oração: Senhor, como tem sido difícil confiar no Senhor em relação a ……(fale sobre sua provação)…… Me ajuda a ter certeza das coisas que eu não vejo, a não confiar nas aparências, mas na Sua soberania, bondade e poder! Em nome de Jesus, amém.