“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus”. Hebreus 12.1,2

Quando me perguntam como penso a vida, o trecho de hoje me vem à mente. A vida é a corrida que Deus nos convidou para correr e por isso, segundo o texto, precisa de treinamento e foco.

No treinamento da vida cristã, devemos fazer três exercícios: observar, abandonar e perseverar.

Primeiro exercício: Observar a “nuvem de testemunhas”. Tais testemunhas estão descritas no capítulo anterior. Em Hebreus 11, vemos uma longa lista de pessoas que agradaram a Deus – Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, e por aí vai. A vida de cada um deles tem muito a nos ensinar e devemos estudar suas histórias. Por isso, gaste-se estudando o maravilhoso livro que o Senhor nos deixou, a Bíblia, a fim de aprender com seus personagens.

Segundo exercício: Abandonar pecados. Devemos deixar nossas iniquidades, por “menores” que sejam, pois, todo pecado é cometido contra a Deus, tornando nossa corrida pesada. Por isso, procure atentar-se aos seus erros a fim de abandoná-los. E quando cometê-los, lembre-se que Deus está disposto a perdoá-los (1Jo 1.9).

Terceiro exercício: perseverar. Não importa o que aconteça em nossa vida é necessário persistir. Os obstáculos que aparecem no trajeto não servem para nos desmotivar, mas para nos treinar. Deus está trabalhando para que nos tornemos grandes corredoras! Por isso, não desista, persista!

Todo este treinamento tem um foco: Jesus! Ele suportou a cruz por nós, para que eu e você morrêssemos para o pecado e pudéssemos nos reconciliar com Deus. Por isso, quando a corrida parecer difícil demais, lembre-se que Jesus morreu a fim de que você pudesse participar dela, que não é qualquer corrida, mas é corrida de Deus, onde Ele mesmo é o treinador e  o paramédico.

Querida leitora, cumpra seus treinamentos – observando, abandonando e perseverando – e foque em Jesus!

Oração: Deus, muito obrigada por Jesus, pois por meio da morte dEle hoje posso correr uma corrida incrível, onde você mesmo é meu treinador e paramédico. Ajude-me a treinar sempre para que eu te agrade e tenha uma boa corrida. Amém!