“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração” Hebreus 4:12

Recentemente, uma motorista do Uber me disse que seu relacionamento com o namorado não estava indo bem porque ele não queria nada sério. Na mesma conversa, ela comentou que sua mãe a irrita por ter opiniões retrógradas, pois não gosta quando ela sai para beber com os amigos. Após ouvir o desabafo da moça, meu coração se entristeceu por vê-la perdida. A mesma moça que reclamou das opiniões “retrógradas” é a moça que sofre porque seu namoro não tem padrão, não tem fundamento.

A vida sem padrão, sem fundamento, é uma vida inconsistente, pois quando não existe padrão, não existem fundamentos sólidos, e quando não existe fundamentos sólidos, não existe conduta sólida. Já quem tem padrão, tem fundamentos sólidos, que, por sua vez, causam conduta sólida. Nós, por causa do pecado, precisamos de padrão! E, graças a Deus, nosso padrão não é qualquer padrão, ele é a própria Palavra de Deus!

Como vemos no texto acima, a Bíblia é viva e eficaz, ou seja, ela é poderosa. Quando alguém que reconheceu Cristo como Senhor e Salvador, lê a Palavra, ela atua em sua vida – protegendo (por meio dos “nãos”), guiando (por meio dos princípios) e transformando. Mas por que ela transforma? Porque é palavra do Todo-Poderoso e porque é afiada e penetra no mais íntimo do coração, isso significa que ela expõe nossos erros, até mesmo os mais escondidos, a fim de que nos tornemos mais parecidas com Cristo.

Infelizmente, não tive tempo suficiente para apresentar Cristo a motorista do Uber e, em seguida, mostrar a ela que por causa dEle nós temos um padrão que nos protege, guia e transforma – o que ela tanto deseja para o seu namoro. Mas eu e você sabemos disso. Mesmo sabendo, muitas vezes não damos a ela a devida importância.

Este é o seu caso? Qual a importância que você tem dado a Palavra? Tem permitido que ela exponha seus erros a fim de que se torne mais parecida com Cristo? Você tem gastado estudando-a diariamente? Leve a Palavra de Deus a sério, pois ela mostra o padrão de Deus a nós, padrão que protege, guia e transforma!

Oração: Deus, muito obrigada por tudo Palavra, que nos protege, guia e transforma. Peço-te que nos ajude a levar a Bíblia a sério, estudando-a e praticando-a hoje e sempre. Em nome de Jesus, amém.