“É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.  Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu”. Hebreus 7.26,27

Quando o pecado entrou no mundo, nos tornamos pecadoras (Rm 3 e 5). E, por causa do pecado, eu e você não poderíamos mais ter relacionamento com Deus, pois Ele é santo (Is 59.2).

No Antigo Testamento, os sumos sacerdotes tinham a função de fazer sacrifícios de animais a fim de que, pelo derramamento de sangue, os pecados do povo de Deus fossem perdoados. No entanto, Deus enviou Seu Filho para ser o sacrifício perfeito e permanente. Só Jesus poderia ser este sacrifício, pois era/é o único santo, inculpável, puro, separada dos pecadores e exaltado acima dos céus. Como Simon Kistemaker explica:

“Sumos sacerdotes nomeados para representar pessoas pecadoras eram manchados pelo pecado. Ao chegar diante de Deus, eles estavam totalmente conscientes de que seus próprios pecados anulavam seus esforços para servir a Deus. Para tornarem-se eficientes, eles tinham de oferecer sacrifícios de animais que removiam seus próprios pecados. Só então eles ofereciam sacrifícios a Deus pelos pecados do povo. Deus lhes disse que o sangue de um animal expiava o pecado. Eles tinham de admitir que a constante repetição dessas ofertas era uma indicação clara de que esses sacrifícios não poderiam superar a enormidade do pecado” […] Mas, “Jesus, o Salvador do seu povo”, ‘sacrificou-se pelos pecados deles uma vez por todas quanto ele se ofereceu a si mesmo’. Ele se ofereceu porque Deus pediu que fizesse esse supremo sacrifício e assim expiasse os pecados de seu povo […] Ele mesmo ofereceu Seu único filho”.

Por causa do pecado, não poderíamos ter um relacionamento com Deus. Por causa de Jesus, podemos nos relacionar com o Pai. E, não somente isso, não precisamos mais fazer sacrifícios, pois Cristo pagou o preço de uma vez só, definitivamente! Glória a Deus! Diante disso, qual deve ser a nossa resposta? Obediência grata!

Sua vida reflete gratidão pelo o que Cristo fez por você?! Jesus era o único capaz de nos libertar do pecado que nos separava de Deus. Mostre sua gratidão a isso por meio de suas atitudes!

Oração: Querido Pai, muito, mas muito obrigada por Jesus. Ao contrário de mim, Ele nunca pecou, e por isso era o único capaz de nos aproximar de ti novamente. Muito obrigada! Peço ajuda para que a minha vida reflita a imensa alegria que tenho em Te pertencer. Ajude-me na luta contra meus pecados. Em nome de Jesus, amém.

 

[1] Adaptado de Simon Kistemaker em “Comentário do novo testamento: Hebreus”, pg. 294-295. Editora Cultura Cristã.