“Pois o Senhor falou: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim. O boi reconhece o seu dono, e o jumento reconhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende. Ah, nação pecadora, povo carregado de iniquidade. Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor; desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram.”

A situação de Israel descrita por Isaías logo no primeiro capítulo é lamentável. Como povo escolhido por Deus, era nação privilegiada e bem-aventurada. O cuidado do Senhor repousava sobre ela. No entanto, eis o diagnóstico que encontramos aqui: o povo vive em iniquidade, tendo abandonado e desprezado ao Senhor, e estão em rebeldia para com o seu Deus. A situação é tão ruim que o profeta diz que “da sola do pé ao alto da cabeça não há nada são; somente machucados, vergões e ferimentos abertos, que não foram limpos nem enfaixados nem tratados com azeite.” (v.6) A única coisa que impede o povo de ser completamente destruído é que o Senhor poupou alguns deles (v.9). O pior de tudo é que eles continuam oferecendo sacrifícios e ofertas no templo, na cara dura! O pedido do Senhor é que “Parem de trazer ofertas inúteis!”

Frequentemente preciso avaliar meu coração e perceber se adoro a Deus genuinamente. Ser chamado de evangélico ou ir à igreja não significa absolutamente nada se seu coração está rebelde contra o Senhor. É possível continuar indo à igreja e adorando a Deus e ainda assim viver em pecado. Meu convite a você hoje é que deixe de viver uma vida hipócrita. Ouça o apelo do Senhor:

“Lave-se! Limpe-se! Remova suas más obras para longe da minha vista! Pare de fazer o mal, aprenda a fazer o bem! (…) Venha, vamos refletir juntos. Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. (…) Mas se resistir e se rebelar, será destruída!”

Oração: Querido Deus, sou uma filha rebelde e constantemente insisto em viver de acordo com a minha própria vontade. Trato meus pecados com complacência e não honro a ti como deveria. Estou arrependida de ____________ . Limpa-me. Lava-me. Quero refletir a pureza e a obediência de Cristo. Não deixe que meu desejo egoísta me destrua, antes, me salva. Tu és a minha salvação! Amém.