“Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam. Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos. Mas, prosseguindo nós em nossos pecados, tu te iraste. Como, então, seremos salvos?”

Frequentemente lemos versículos fora do contexto. Ainda que as verdades de Deus sejam reais independente do contexto, as verdades sobre nós e as circunstâncias trazem um clareza ainda maior sobre o caráter de Deus  quando vistas dentro do espaço a que pertencem. O livro de Isaías foi escrito para um povo que escolheu não ouvir mais a Deus, oferecendo sacrifícios sem sentido no templo enquanto praticavam injustiças por toda a nação. Por todo o livro, o profeta Isaías profetiza julgamento divino na esperança de que o povo escolhido de Deus se arrependa. 

Isaías significa “YHWH é salvação”, ou “a salvação é do Senhor” (Is 12.2), e seu livro se firma na esperança de que o Senhor salvará seu povo deles mesmos. Sim. O problema aqui não é o mundo maldoso em que estão vivendo, ou os povos inimigos que estão agindo contra eles sem razão. Eles não têm desculpa. O problema do povo aqui são ELES MESMOS! 

Deus repetidamente foi amoroso, longânime, perdoador e provedor para um povo que repetidamente foi rebelde, egoísta, exigente e injusto. Em certo momento, Deus se ira com eles, e envia julgamento. Os primeiros 40 capítulos do livro são apenas uma descrição do julgamento de Deus para com o povo de Israel. Por que será que desprezamos essas verdades do contexto?

Sim, não há Deus como o nosso Deus. Sim, Ele trabalha para aqueles que nele esperam. Mas não deixe de ver as demais facetas do Seu caráter: quando somos rebeldes e prosseguimos em nossos pecados, Deus se ira. A pergunta do profeta é, basicamente, como ousamos esperar salvação de Deus (seja qual for a situação problema) se continuamos vivendo em nossos pecados?

Olhe para si mesma. Coloque seu coração debaixo do microscópio. Você está vivendo em pecado em qualquer área da sua vida? Você está esperando respostas e mudanças da parte de Deus em uma área enquanto se recusa a se submeter à Sua vontade em outra? Por que será que você não consegue vencer aquele pecado?

Este trecho faz parte de uma oração de Isaías, que termina com “Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos. Não te ires demais, ó Senhor! Não te lembres constantemente das nossas maldades. Olhe para nós! Somos teu povo! (…) E depois disso tudo, Senhor, ainda irás te conter? Ficarás calado e nos castigarás além da conta?” (v.8,9,12). 

E o Senhor respondeu:

“Para o meu povo que me buscou, Sarom será um pasto para os rebanhos, e o vale de Acor um lugar de descanso para o gado. Mas vocês, que abandonam o Senhor e esquecem o meu santo monte, que põem a mesa para a deusa Sorte e enchem taças de vinho para o deus Destino, eu os destinarei à espada, e todos vocês se dobrarão para a degola. Pois eu os chamei, e vocês nem responderam, falei, e não me deram ouvidos. Vocês fizeram o mal diante de mim e escolheram o que me desagrada”. Portanto, assim diz o Soberano Senhor: “Os meus servos comerão, e vocês passarão fome; os meus servos beberão, e vocês passarão sede; os meus servos se regozijarão, e vocês passarão vergonha; os meus servos cantarão com alegria no coração, e vocês se lamentarão com angústia no coração e uivarão pelo quebrantamento de espírito. Vocês deixarão seu nome como uma maldição para os meus escolhidos; o Soberano Senhor dará cabo de vocês, mas aos seus servos dará outro nome.” (Is 65.10-15)

Deus não considerou sua atitude exagerada, além da conta. Mas ele levará em consideração aqueles que “praticam a justiça com alegria, que se lembram de (Deus) e dos (s)eus caminhos.” Entre quais você será contada? Os que herdarão a terra ou os que estão destinados à espada?

Oração: Ó Deus Soberano e Justo, tem misericórdia de mim, por Teu amor; por Tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Contra Ti, só contra Ti, pequei e fiz o que Tu reprovas, de modo que justa é a Tua sentença e tens razão em condenar-me. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito inabalável. Os sacrifícios que Te agradam são um espírito quebrantado; e um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Perdoa-me, Senhor. Eis-me aqui, quebrantada diante de Ti. Amém.