O livro de Jó nos ensina acerca da perseverança de Jó em meio aos sofrimentos mais fortes que um ser humano pode suportar. Ao continuarmos a leitura do livro de Jó vemos que ele recebe a visita de três amigos próximos que ouviram falar de seu sofrimento e da doença que o aflige. Os três amigos são uma demonstração perfeita do porque precisamos ter amigos que conheçam a Deus e as Escrituras e que não se prendam somente ao seu entendimento e experiências. Ter uma vida e um relacionamento com o Senhor Jesus faz com que tenhamos uma amizade verdadeira. Os amigos de Jó vem visitá-lo carinhosamente, mas depois de chorarem com ele, buscam consolar a Jó com seus discursos – e nesse ponto eles perdem o foco. O consolo vira acusação.

O primeiro amigo de Jó chamava-se Elifaz. Ao olhar a situação de Jó, ele o acusou de ter pecados ocultos e ser esse o motivo de tanto sofrimento (4.1-11). A Bíblia nos fala claramente que Jó não tinha pecados ocultos, assim, para Jó, devia haver outro motivo para o sofrimento. Ele entendia que Deus é todo poderoso, soberano na terra e nos céus, que pode fazer e desfazer qualquer situação nas nossas vidas, e o nosso trabalho é descansar nele.

O segundo amigo chamava-se Bilbade (8.1-22), seu discurso não deixou esperança nenhuma para seu amigo. Ele acreditava em um Deus terrível para com os injustos e bom para com os justos, por isso não podia entender o por quê de Deus estar fazendo aquilo com Jó. Essa crença o afastou da possibilidade de consolo na pessoa de Deus e em Sua soberania. Bilbade certamente era imaturo e não conseguia enxergar Deus por quem Ele é.

E por ultimo, o terceiro amigo chamava-se Zofar (11.13-20). Ele pensava saber porque Deus estava agindo daquela forma, aumentando a tristeza de Jó sem sabedoria nenhuma, novamente apontando o sofrimento como resultado de pecado, mostrando a limitação de seus pensamentos e sua teologia.

Como são os amigos para quem você pede conselhos nos momentos difíceis da vida? São pessoas que conhecem as Escrituras e conhecem ao Senhor? Ou são pessoas presas em seus conhecimentos e experiências?

Oração: Senhor, minha oração é que a cada dia que passe, no meio da correria ou no descanso, no sofrimento ou na felicidade, que eu tenha meu coração focado no Teu reino, porque pertenço a Ti e só a Ti. Em nome de Jesus, me confronte e me ajude a escolher as melhores amizades. Amém.