“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. João 14:15-21

Segundo a Palavra de Deus, entendemos que há um Deus subsistindo em três pessoas – o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo. Nessa ocasião, o Filho Jesus diz que, quando ele morrer, ressuscitar e voltar ao Pai, Ele enviará um consolador, o Espírito Santo, para habitar em nós. Habitar não quer dizer que ele virá só de vez em quando, mas que ele irá nos selar, ou seja, ficará dentro de nós até a segunda volta de Jesus. Jesus não chama o Espírito Santo de consolador por mera causalidade, Ele realmente é quem nos consola e ajuda em todos os momentos de dificuldade. O Espírito Santo também é Deus. E foi enviado à terra com a missão específica de convencer-nos do juízo, pecado e julgamento. Não nos esqueçamos de que nosso Deus é triúno, e que, se entendemos a mensagem do evangelho, nos arrependemos, e começamos uma nova vida, tudo isso pela graça de Deus, o Espírito Santo está dentro de nós, ainda que muitas vezes não possamos senti-Lo.

Oração: Espírito Santo, obrigada por ser meu Consolador. Ajuda-me, te peço, para que no dia de hoje eu possa ser quebrantada mais uma vez sobre aqueles pecados que preciso abandonar. Obrigada, Jesus, pela tua morte e ressurreição. Em nome de Jesus. Amém.