“Façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, sem se desviar, nem para a direita, nem para a esquerda. Por isso, dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus.” Josué 23.6,11

​Quando Josué estava com idade avançada, antes de renovar a aliança com o povo, deu-lhe vários conselhos (Js 24.1-16), dentre os quais destaquei estes dois:
• “façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés” – Josué disse estas palavras para todo o povo de Israel, contando crianças, jovens, adultos e idosos. E, independente da idade, disse que deviam gastar suas energias, isto é, esforçar-se para obedecer. Obedecer não é fácil, e claro, precisa da dependência de Deus, além de sacrifício e empenho pessoal. E não era obedecer em alguns pontos da Lei, que era o que existia das Escrituras na época, mas cumprir toda ela, tudo o que estava escrito nela.
• “dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus” – Dedicar-se com zelo, neste versículo, significa fazer muito esforço para conservar seu amor a Deus. Como já vimos, aquelas que O amam são suas filhas (1Jo 4.16) e devem demonstrar isso obedecendo sua Palavra (1Jo 2.3), com demanda de energia, empenho. Amar a Deus é, de maneira simples, exercitar muitas qualidades (1Co 13.4-8), viver em santidade, amar ao próximo e evitar uma vida de pecado (1Jo 3.18).
Dessa forma, aprendemos que, independente do nosso estágio de vida, devemos nos empenhar para viver sem pecar, em santidade, dependendo do Pai conjuntamente.

Enquanto somos jovens, devemos aproveitar nossa maior disposição física e energia para amar a Deus, pois isso é essencial ao homem. Isso é viver a vida de verdade, com uma perspectiva de eternidade e não apenas do momento, focando nossos prazeres (1Jo 2.17). Como Salomão também escreveu: “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem” (Ec 12.13).
Você ora para Deus te ajudar a obedecer? Você é uma boa testemunha, sendo exemplo de obediência na igreja, em seu ambiente acadêmica, em sua casa?

Oração: Pai, muito obrigada porque posso viver o melhor da vida ao te obedecer. Ajuda-me a sempre buscar Tua vontade, independente dos meus desejos. Ajuda-me a ser exemplo, sempre te obedecendo. Em nome de Jesus, amém!