“E em Gilgal Josué ergueu as doze pedras tiradas do Jordão. Disse ele aos israelitas: “No futuro, quando os filhos perguntarem aos seus pais: ‘Que significam essas pedras?’,expliquem a eles: Aqui Israel atravessou o Jordão em terra seca. Pois o Senhor, o seu Deus, secou o Jordão perante vocês até que o tivessem atravessado. O Senhor, o seu Deus, fez com o Jordão como fizera com o mar Vermelho, quando o secou diante de nós até que o tivéssemos atravessado. Ele assim fez para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor é poderosa e para que vocês sempre temam o Senhor, o seu Deus”. Josué 4.20-24

Deus, por meio de Josué, estava conduzindo o povo de Israel para a terra que lhes daria, Jericó. No meio do percurso havia o rio Jordão. Para que o povo pudesse passar, Deus fez a correnteza parar de correr e formou uma muralha com as águas (Js 3.14-17) e, dessa forma, o povo pode atravessar por um caminho seco. Deus se mostrou presente naquele momento nitidamente e, para lembrar ao povo de Suas promessas, Ele ordenou a Josué instituir 12 homens para retirar 12 pedras tiradas do Jordão (Js 4.1-3).

Este é apenas um de vários momentos onde Deus também se valeu de memoriais físicos para ajudar o povo a se lembrar dEle e do que fez por eles (Ex 24.4; 1Rs 18.31-35). Com isso, Deus nos ensina que é importante relembrar o cuidado dEle por nós para que O temamos sempre e, também, para sermos gratas pelo que Ele faz. As memórias do que Ele faz são essenciais para nossa caminhada cristã (Lm 3.19-25). Contudo, precisamos ter cuidado para não adorar objetos, tatuagens ou qualquer outra lembrança que tenha como significado Sua mão poderosa. Não é errado ter um pingente, um bibelô que te recorde de algo que Deus fez, mas o objeto continua sendo apenas um objeto. Quem é digno de adoração é o Senhor cuja mão poderosa nos sustenta diariamente.

Você agradeceu a Deus essa semana ao se lembrar de uma fase da Sua vida em que Deus proveu seu sustento e proteção? Você já compartilhou com um (a) amigo (a) uma boa lembrança do cuidado dEle? Você estuda a Bíblia com frequência para encontrar mais lições que te lembrem da mão poderosa de Deus?

Oração: Pai, muito obrigada porque o Senhor nos ensina e também nos ajuda a relembrar o que tem feito por nós. Obrigada porque nossas memórias nos fazem ter um coração grato e celebrar e sorrir por Ti. Ajuda-nos a continuar sempre lembrando delas para não nos deixar dominar pela ingratidão e desânimo. Em nome de Teu Filho, Jesus, amém!

Desafio da semana: Em especial, com este devocional, gostaria de encorajá-la a escrever momentos de gratidão em um caderno ou em pedaços de papel que serão guardados em um cofre ou outro recipiente durante o ano para, ao final dele, ter uma retrospectiva dos momentos de gratidão, poder relembrá-los e continuar celebrando a Deus.

Mais versículos sobre lembranças:

João 14.26 – Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

2 Timóteo 2.8 − Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho.

2 Pedro 3.1-4 − Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões  e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda?

Apocalipse 3.3Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.

Hebreus 13.7Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.

Efésios 2.10-13 − Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

Hebreus 10.32Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos.