“Mas Josué poupou a prostituta Raabe, a sua família, e todos os seus pertences, pois ela escondeu os homens que Josué tinha enviado a Jericó como espiões. E Raabe vive entre os israelitas até hoje” Josué 6.25

Raabe era uma prostituta que não pertencia ao povo de Israel e vivia em Jericó, a terra que seria entregue por Deus aos israelitas. Ela, porém, decidiu acolher dois espias israelitas em sua casa e os protegeu de serem apreendidos por perseguidores do rei de Jericó. Os espias estavam analisando a terra, pois a tomariam em alguns dias. Visto que foram salvos pela prostituta, fizeram um acordo com ela que garantiu à sua família proteção quando invadiram a cidade. Contudo, Raabe, embora tenha mentido para protegê-los (isso continuava sendo pecado), demonstrou fé em Deus e agiu conforme a vontade dEle. Em sua conversa com os espias, ficou evidente que ela não agiu à favor dos israelitas apenas porque corria risco de vida, mas porque temeu ao Deus dos israelitas. Veja:

“e lhes disse: “Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que aniquilaram. Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” (v. 2.9-11)

Seus atos pecaminosos, como a vida de prostituição e a mentira, continuavam desagradando a Deus, mas a fé depositada nEle permitiu a Raabe ser tratada como Sua filha. Por isso, em Hebreus 11.31, a prostituta foi horada como exemplo de fé obediente ao Pai, sendo modelo para os cristãos até hoje. Além disso, foi incluída entre as poucas mulheres na genealogia de Jesus (Mateus 1.5).

Dessa forma, aprende-se que o pecado, a despeito de boas intenções, continua desagradando a Deus. Contudo, aqueles que almejam se aproximar do Pai, apesar da vida pecaminosa, e o fazem com fé obediente, serão tratados como Seus filhos.

Você agradece a Deus por perdoar seus pecados? Você confessa seus pecados a Ele? Você demonstra uma fé obediente em seu ambiente escolar/acadêmico/ profissional?

Oração: Pai, muito obrigada por me perdoar e tratar como Sua filha amada. Ajuda-me a ter uma fé que resulte em obediência para que eu sempre possa te glorificar. Em nome de Teu filho, Jesus, amém!