Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos. Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.

Neste mês vamos estudar a carta de Judas que, embora breve, é muito profunda! Judas era irmão de sangue de Jesus e nesta carta, escrita para a igreja de Cristo de modo geral, ele decide tratar de um tema que é atual ainda hoje: a defesa da sã doutrina! Ele descreve como muitas vezes acabamos nos deixando levar por pensamentos errôneos de pessoas mal-intencionadas que nos desviam do verdadeiro evangelho! Neste primeiro trecho ele afirma que…

…Pessoas mal-intencionadas andam camufladas: Dúvidas, questionamentos, discordâncias existem onde quer que haja um grupo de pessoas. Grupos que se reúnem para estudar, mas negam o que é ensinado e orientado. Edificam suas opiniões em seus desejos e necessidades. Alguém mal-intencionado, insubordinado, rebelde, não procura sua liderança para tirar suas dúvidas ou fazer suas considerações, elas agem de maneira sorrateira, com comentários maliciosos travestidos de piedade, plantam sementes de dúvida no coração dos fracos. 

…Pessoas mal-intencionadas distorcem a doutrina da salvação: E aqui não estou falando dos aspectos da graça apontados lá anteriormente, existem alguns irmãos com dúvidas e que buscam instrução sobre esses assuntos, esse não é o perigo. O perigo é aquele que ensina que a salvação é por graça e encontra nisso uma desculpa para pecar: O amor, a graça, a paz e a misericórdia de Deus não são desculpas para o pecado! Somos salvos para santidade. A graça de Deus não nos leva a aceitar os erros e falhas, mas nos ensina a abandonar toda a impiedade para vivermos nesse presente mundo de maneira sóbria, justa e piedosa. Nós somos o perigo quando suavizamos a mensagem. Quando suavizamos a mensagem sobre divórcio, homossexualismo, corrupção, sobre o inferno, sobre a disciplina, sobre uma vida promíscua e o envolvimento com o mundo… Nós somos o perigo, quando se sentir bem é mais importante do que fazer o que é certo. Nós só podemos usar o amor de Deus e sua graça para expressar santidade, o que passa disso é carnalidade e impiedade. Não baixar o padrão de Deus, quando o fazemos estamos nos posicionando contra o próprio Deus (e condenação já estava sentenciada há muito tempo).

…Pessoas mal-intencionadas negam a soberania e senhorio de Cristo: Pessoas mal-intencionadas negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor. Negam, não no discurso, mas em suas práticas, indo contra o corpo de Cristo, contra o amor que liberta e a favor da escravidão do pecado e da incredulidade. Cuidado com aqueles que minimizam o pecado em favor de si mesmos, que brigam por seus direitos ao invés de abrir mão deles, que estão envolvidos mais com a agenda do mundo do que com a obra de Deus.

Diante dessas verdades apresentadas por Judas, tente pensar nas respostas para estas perguntas: Como você tira suas dúvidas a respeito de Deus e da fé? Você procura líderes e estuda a palavra com uma boa base, ou apenas interpreta-a de acordo com suas preferências e opiniões? Você suaviza a mensagem do evangelho, evitando falar dos pecados ou da condenação eterna? Diminui os padrões de Deus sobre casamento e santidade? Será que de alguma forma você tem negado a Cristo em sua agenda ou discurso?

ORAÇÃO: Senhor, me ajuda a ser fiel a ti e a não me deixar levar por doutrinas vãs. Me ajuda a buscar respostas nos lugares certos e a me apegar à verdade de tal modo que eu consiga reconhecer a mentira rapidamente, pela tua graça!