Por isso a ira do Senhor acendeu-se contra Israel, e ele disse: “Como este povo violou a aliança que fiz com os seus antepassados e não tem ouvido a minha voz, não expulsarei de diante deles nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu. Eu as usarei para pôr Israel à prova e ver se guardarão o caminho do Senhor e se andarão nele como o fizeram os seus antepassados”. Juízes 2:20-22

Na devocional de hoje vemos mais um dos propósitos do livro de Juízes, que é mostrar a nós a justiça e misericórdia de Deus!

Como já vimos na primeira devocional em Juízes, Deus havia feito uma aliança com Seu povo. No entanto, por diversas vezes ao longo do livro de Juízes, ele quebrou este pacto, deixando Deus de lado, se misturando com outros povos e  fazendo o que parecia correto aos seus próprios olhos (Jz 21.25). Porém, Deus, em Sua justiça e misericórdia, puniu o Seu povo. Tal punição era a permissão do domínio de outros povos sobre Israel.

Você deve estar se perguntando por que “punir” é demonstração da justiça e misericórdia de Deus? Deus é justo, isto é, Ele não tolera o que é errado, o que é pecado (confira em Salmo 11.4-7). E Deus é misericordioso, pois não permite que Seu povo permaneça como está – em pecado, mas dá oportunidade para o crescimento por meio de Cristo Jesus (confira em 1Pedro 1.3 e 2.10). É por isso que Deus permitiu que outros povos dominassem Israel, para que este, em meio a dor e sofrimento, tivesse a oportunidade de corrigir seus atos de pecado e se voltasse para o Senhor.

Querida leitora, Deus é justo e misericordioso, Ele não quer que eu e você nos afoguemos no pecado, Ele quer que os nossos olhos estejam sempre focados nEle. Para isso, Ele usa diversas situações para moldar o nosso caráter! Elas podem acontecer por meio de uma disciplina dada por seus pais, ou por uma disciplina dada pela liderança de sua igreja, ou por meio das consequências do seus pecados, ou por situações difíceis, ou de outras formas que nem imaginamos, mas algo que não podemos esquecer é: Ele disciplina aqueles que Ele ama (confira em Hebreus 12.5-6)!

Por isso, não se entristeça quando tais situações acontecerem com você! Lembre-se que Deus está lhe corrigindo para o seu próprio bem! Lembre-se que isso vem da justa misericórdia do nosso Pai. Lembre-se que a disciplina é um privilégio nossa, filhas de Deus!

Oração: Deus, eu sou pecadora! Eu quero fazer o que eu quero fazer, mesmo que isso custe lhe desagradar! Por isso, perdão… Perdão por meu coração falho! Eu sei que o Senhor não tolera o pecado. Eu sei que eu o desagrado quando pecado. Mas eu também sei que em tudo o Senhor quer me moldar. Por isso, Deus, use pessoas e situações para que eu seja transformada! Em nome de Cristo Jesus, amém!