Estava sentada na cadeira da sala de aula, quando a professora entrou um pouco atrasada. Todos na sala estavam com o celular nas mãos, olhando para sua telinha. Cada um fazendo o que lhe era apropriado. A professora logo comentou que hoje em dia fazemos tantas atividades diferentes com o celular que nos tornamos dependentes dele e ainda viciados. Outra aluna comentou, para minha surpresa, que tinha o desejo de diminuir seu uso de celular. Normalmente, depois de ouvir um “sermão” as pessoas se armam com justificativas, mas no caso dela, ela estava se rendendo, muito desanimada com o tempo que despendia para usar, em especial, o instagram. Sua média era de quatro horas por dia naquela rede social! Como as redes sociais nos roubam tempo! Mas, a verdade é que o problema não está nelas, mas em como as usamos. 

Também não sei a respeito da fé daquela menina da sala de aula, parece-me que ela não conhecia a Deus. Mas sua dificuldade também é real para muitas meninas cristãs. Infelizmente, com relação ao tempo, podemos pecar por ansiedade, não crendo que Ele tem o controle do tempo, e assim, adiantamos demais nossas obrigações; podemos pecar porque perdemos tempo com detalhes não tão relevantes, devido ao perfeccionismo;  podemos pecar por falta de diligência, deixando o que podemos fazer bem num tempo adequado para fazer rapidamente em cima da hora (procrastinação), desorganizadamente; ou simplesmente podemos pecar por nem fazer o que devemos. 

Por isso, ser organizada com relação ao tempo é tão relevante (Pv 21.5)! Além de melhorar nosso relacionamento com Deus, permite-nos viver mais leves, administrando bem nossas responsabilidades (Ef 5.15-17). E, uma das muitas maravilhas de ser Sua filha é que Ele é o dono do tempo (Ec 3.1)! E ele dá sabedoria para lidar com o nosso tempo se buscarmos isso (Sl 90,12).

E o nosso melhor exemplo de administração de tempo foi o próprio Cristo! Veja bem…

  • Ele tinha uma missão definida para viver aqui na terra, dar vida em abundância para os Seus e servir (Jo 10.10b; Mc 10.45). Assim, podemos aprender a ter objetivos para nossas atividades. De forma geral, todas elas devem glorificar a Deus, mas especificadamente, podemos separar o que precisamos cumprir em horas, dias, semanas, meses e anos. E quantos recursos podem nos ajudar a nos organizarmos (calendário, agenda, despertador, lembretes, post it’s, planners, etc). Que tal organizar sua semana com atividades diárias, incluindo sempre o momento devocional, as atividades corriqueiras de organização da casa, de estudos e de trabalho? Lembre-se que o lazer também deve ser planejado, Deus também quer que descansemos (Gn 2.2);
  • Jesus resistiu às pressões de outras pessoas e manteve a escolha das atividades de acordo com as suas prioridades (Mc 1.33-38). Assim, podemos aprender a ter prioridades com as nossas atividades e não cair na tentação de viver super ocupadas, imaginando que uma vida de intensa atividade agrada mais a Deus; ou cair no erro de nos perder com tantas distrações e não fazer com excelência o que precisamos realizar. Que tal separar que precisa ser cumprido primeiro em sua agenda e o que é mais importante? 
  • Jesus também cumpriu plenamente Sua missão (Jo 17.4). Assim, podemos aprender que não basta ter um objetivo, uma missão, e prioridades, mas é preciso colocá-las em prática, ter a disciplina de executá-las

Dessa forma, o que notamos de mais importante para seguir o exemplo de Jesus  com relação a administração do tempo é planejamento e disciplina. Sobre a última, leia o que Whitney escreveu:

“A disciplina para administrar nossos recursos de maneira intencional, norteada pelo evangelho e que glorifica a Deus não vem plenamente formada com a habitação do Espírito Santo em nós – ela tem de ser cultivada. A mordomia tem de ser uma disciplina, pois sempre há algo mais clamando por nossos recursos. Sem disciplina, as melhores intenções de usarmos nosso tempo, talentos e dinheiro para o evangelho são vencidas pelas circunstâncias e pelas emoções do momento.” Donald Whitney

Entretanto, precisamos ser humildes em entender que o nosso planejamento é submisso a vontade dEle (Pv 16.9; Tg 4.13-15). Muitas vezes, o que almejamos não será possível, podem ocorrer imprevistos, que, por mais que pareçam ser fruto do acaso, são permitidos por Deus. Por isso, apesar de planejar tudo, de ter a disciplina em cumprir, devemos ser gratas pelas mudanças (Fp 4.4) e estar dispostas a reajustar o que for preciso, conforme Sua vontade.  

E as redes sociais não escapam ao exemplo de Jesus, nossos momentos nelas também devem glorificar a Deus. Por isso…

  • Que tal separar uma quantidade de tempo para usá-las de modo que não sejam uma distração para as responsabilidades, mas uma oportunidade de lazer?
  •  Que tal usá-las como recompensa depois de cumprir suas responsabilidades?
  •  Caso seja muito difícil ter esse domínio próprio, que tal se valer de aplicativos que podem bloquear sua rede social depois de determinado tempo? 
  • Que tal ter uma amiga para prestar contas de quantas horas despendeu nas redes sociais por semana?
  • Que tal aproveitar o tempo nelas e usá-las para ler artigos cristãos e até auxiliar no seu crescimento de conhecimento bíblico?
  •  Que tal também se mostrar luz do mundo, postando o que agrada a Deus e serve de exemplo positivo sobre a sua administração de tempo e vida pessoal? 
  • Que tal incluir em seu momento devocional uma oração específica sobre boa mordomia no tempo nas redes sociais?

Por fim, não importa a quantidade de tempo que você passou em uma rede social, se foi 0 ou foram 4 horas. O importante é a sua boa mordomia do tempo, se tem seguido o exemplo de Jesus de ter um objetivo, prioridades e disciplina, para que elas não sejam ladrões de tempo, mas um bom desfrute dele. Assim, peça ajuda a Deus para te ensinar a contar os teus dias e ter um coração sábio (Sl 90.12) e, se precisar, também peça ajuda de alguém para se organizar melhor. É possível ter disciplina nessa área, não somos escravas desses ladrões, em Jesus temos liberdade para organizarmos melhor nossa agenda. Que Deus te abençoe nessa caminhada de boa administração de tempo!