Todo o esplendor fugiu da cidade de Sião. Seus líderes são como corças que não encontram pastagem; sem forças fugiram diante do perseguidor. Nos dias de sua aflição e de seu desnorteio Jerusalém se lembra de todos os tesouros que lhe pertenciam nos tempos passados. Quando o seu povo caiu nas mãos do inimigo, ninguém veio ajudá-la. Seus inimigos olharam para ela e zombaram da sua queda. Jerusalém cometeu graves pecados; por isso tornou-se impura. Todos os que a honravam agora a desprezam, porque viram a sua nudez; ela mesma geme e se desvia deles.

Lamentações foi escrita na época da queda de Jerusalém (586 a.C.) e o autor, tradicionalmente o profeta Jeremias, está relatando o desastre que a cidade e o povo enfrentavam. O profeta já tinha alertado ao povo que isso poderia acontecer (as profecias do livro de Jeremias), por isso ele se lamenta tanto. É interessante ver as comparações que Jeremias fez da grandeza antes notória com a presente escassez (v. 6-7). Basicamente, nesse primeiro capítulo o profeta expressa sua tristeza ao se lembrar do que Deus deu a eles como povo, ou seja, poder entre as nações, mas ver que, ainda assim, o povo escolheu pela idolatria por gerações, esquecendo-se das alianças de Deus (v.8). Por isso, acontece a invasão e triunfo dos seus inimigos (v.7). Há uma ênfase no sofrimento do povo, porque eles estavam sentindo falta de ser o centro das atenções (v.16).

O Senhor é justo, mas eu me rebelei contra a sua ordem. Ouçam, todos os povos; olhem para o meu sofrimento. Meus jovens e minhas moças foram para o exílio.

O profeta deixa claro que Deus é justo ao permitir que eles vivam isso porque o povo foi rebelde. Ainda assim, Jeremias clama pela vingança justa de Deus contra seus inimigos, pois ele conhece o Deus de misericórdia a quem ele serve: “Que toda a maldade deles [inimigos] seja conhecida diante de ti; faze com eles o que fizeste comigo por causa de todos os meus pecados” (v.22).

Muitas vezes quando olhamos para nossa vida, agimos como Jeremias e o povo com autocomiseração, com pena de nós mesmas, porque não queremos sofrer. Muitas vezes deixamos de lado os alertas de Deus e, quando decidimos pelo erro, vemos nossas vidas em uma verdadeira escassez. Não sei o quanto isso te incomoda, mas deveria ser desolador optar por qualquer deus que não o Deus verdadeiro! E quando digo deus, digo o seu amor por você mesma e tudo ou qualquer coisa que possa alimentar sua satisfação própria de forma imediata, ou seja, qualquer dos vários pecados que cometemos.

Olhe em sua vida se você tem tomado decisões fora dos parâmetros bíblicos e lamente, sim. Mas não pare no lamento, aja assim como o profeta que proclamou a justiça de Deus ao reconhecer que o que estava acontecendo com eles era consequência de sua rebeldia. Deus pode parecer distante de você. Talvez você sinta solidão e abandono. Mas avalie se isso não é consequência das escolhas que você tem feito. Agradeça pela justiça de Deus e não esqueça que o mesmo Deus justo que permite que você viva essa dor, é também misericordioso para ouvir o seu clamor.

Oração: Deus, ajuda-me a olhar para minha própria vida de maneira profunda e ver se tenho optado por viver longe da Tua verdade. Quando me deparar com meus próprios pecados, meu Pai, ajuda-me a lamentar por estar longe de Ti. Não me deixe acostumar-me com a escassez, por favor. Que a tua justiça seja o centro desse processo! Obrigada porque posso correr para Ti mesmo em meio às minhas falhas.