O Senhor fez o que planejou; cumpriu a sua palavra, que há muito tinha decretado. Derrubou tudo sem piedade, permitiu que o inimigo zombasse de você, exaltou o poder dos seus adversários. O coração do povo clama ao Senhor. Ó muro da cidade de Sião, corram como um rio as suas lágrimas dia e noite; não se permita nenhum descanso nem dê repouso à menina dos seus olhos. Levante-se, grite no meio da noite, quando começam as vigílias noturnas; derrame o seu coração como água na presença do Senhor. Levante para ele as mãos em favor da vida de seus filhos, que desmaiam de fome nas esquinas de todas as ruas.

O grande destaque deste capítulo é o uso de mais de 40 referências ao Senhor, seja a palavra do Senhor ou pronomes referentes a Ele, mostrando que toda a disciplina que os judeus estavam sofrendo vinha do próprio Deus em uma demonstração de Seu caráter fiel. Ao longo do capítulo é evidenciada a ira de Deus e o lamento do povo, já que tudo aquilo que era mais importante para eles estava sendo destruído por seus inimigos (v.7). O povo se deixou levar pela palavra dos falsos profetas que não apontavam o pecado, e por isso estavam sendo exilados e destruídos como nação (v.14). Nesse processo todo, Deus mostra como é fiel a tudo que já tinha prometido no passado, pois o derramar da Sua ira estava ligado ao Seu caráter justo e fiel (v.17). A fidelidade de Deus em trazer justiça leva o povo a um humilde clamor a esse Deus, o verdadeiro, que não se cala diante do pecado (v.18-19).

Quando olhamos para o sofrimento e para dor normalmente focamos em nós mesmas porque não queremos passar por isso. Mas Lamentações 2 deixa claro que o destaque deve ser Deus: toda dor deve apontar para Ele e Seu caráter. A história do povo destaca bem a fidelidade de Deus a Si mesmo, pois Ele cumpre o que prometeu, para a Sua própria glória. Somos alvos de sua fidelidade quando confiamos nEle, mas se vivermos como queremos, ainda sim Ele será fiel a Si. Deus é verdade, Deus é justiça, Deus é imutável.

Agradeça a Ele por esses atributos, porque você pode confiar e descansar em Seu caráter fiel. Busque ser fiel a Deus também. Não se deixe enganar por filosofias, culturas, pessoas que não expõem o seu pecado. Ame a verdade! Lembre-se que, em toda a Bíblia, Deus se mostra disposto a ouvir o clamor de arrependimento de seus filhos. Clame por sua vida e arrependa-se de seus pecados, mas também ore por aqueles que você conhece que se perderam ao deixar-se levar por seu coração enganoso e não têm desfrutado das alegrias da fidelidade de Deus.

Oração: Obrigada, meu Deus, por tua fidelidade e justiça, por me permitir conhecer do Senhor, mesmo quando estou em pecado. Peço que me ajudes a discernir os ‘falsos profetas’ para que me afaste totalmente deles e não seja enganada. Que olhar para a tua fidelidade me leve a confiar em Ti, de fato, e que eu lute contra meus desejos pecaminosos. Peço também por aqueles que se perderam e se enganaram, que estão longe de perceber e ser gratos por Sua fidelidade, que Tua misericórdia os leve ao arrependimento. Amém.