Tu, Senhor, reinas para sempre; teu trono permanece de geração em geração. Por que motivo então te esquecerias de nós? Por que haverias de desamparar-nos por tanto tempo? Restaura-nos para ti, Senhor, para que voltemos; renova os nossos dias como os de antigamente, a não ser que já nos tenhas rejeitado completamente e tua ira contra nós não tenha limite!

O fim do livro deixa claro que a restauração vinda do Rei dos reis é necessária. Afirmar que Deus permanece de geração em geração demonstra a confiança no Deus que não muda, o Deus que não esquece do Seu povo, que não desampara. O Deus que se ira pelo pecado, mas que restaura quando há arrependimento e que renova aqueles que pertencem a Ele. A disciplina divina surtiu efeito ao levar o povo à restauração em seu relacionamento com Deus.

Quando erramos, Deus permite que soframos para nos disciplinar também. O fim de tal disciplina é restaurar nosso relacionamento de Pai e filha. Também vemos esse conceito de disciplina por amor e para crescimento no Novo Testamento, em Hebreus 12.7-11. Seja você quem sofre a disciplina ou quem a aplica como instrumento de Deus, o resultado deve ser o desenvolvimento daquele que é disciplinado. Avalie os sofrimentos que tem passado: você os tem encarado como possibilidade de crescimento? Lembre-se, quando isso acontecer, de que você está sendo alvo do amor leal de Deus, pois Ele deseja que você O adore como único Deus e obedeça à Sua Palavra, pois isso é o melhor para você! Ao final, a glória do reparo todo é do amoroso Rei dos reis que nos renova a mente, nos levando do pecado à restauração.

Oração: Obrigada, Deus, porque sou amada pelo Senhor com um amor fiel que deseja o melhor para mim! Obrigada pois o Senhor luta pelo nosso relacionamento e não me abandona. Obrigada porque o Senhor é para sempre o Rei soberano que não muda! Ajuda-me a olhar para o sofrimento como motivo de crescimento e oportunidade de ver o teu agir em mim, como uma prova do teu amor por mim. Que eu sempre, ao exortar e disciplinar alguém, tenha o mesmo alvo que o Senhor tem para conosco: a restauração. Amém.