O Filho do Homem e Seu pequenino rebanho

“A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. (…) Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível os céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará o vosso coração.”

Após haver reprovado a atitude de avareza de um de seus ouvintes, o Senhor Jesus coloca em evidência o que é mais importante: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (v. 20). Que loucura é viver buscando satisfação e, no final, perdê-la. Depois disso, o Senhor se volta para os seus discípulos e lhes ensina uma importante lição sobre o cuidado de Deus com a vida de Seus filhos. Como a alma é mais importante do que as coisas passageiras, Jesus diz que não havia motivo para andarem ansiosos. As preocupações mais essenciais para a sobrevivência, o comer e o vestir, estão sob os cuidados de Deus e, por isso, o Seu rebanho pode se preocupar com aquilo que Jesus havia dito que era o foco, a satisfação da alma: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4).

O Senhor cuida de Seu rebanho e lhes dá segurança de que são Dele, porque o Pai se agradou em dar o Seu reino. Por esse motivo é que podemos dar e compartilhar nossos bens. Não há razão para acumular tesouros aqui. Nada ficará guardado, pois o que levaremos para a eternidade é somente a nossa alma e as impressões que causamos na alma de outras pessoas.

Esse ensinamento não anula a prudência no uso de nossos recursos, mas nos lembra do que deve vir em primeiro lugar: o Seu reino (v.31). “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5.15, 16).

Nada do que foi acumulado será levado. O cuidado de Deus com o Seu rebanho é para que ele não tenha medo de viver de forma agradável ao Senhor. Isso certamente requer abrir mão de alguma coisa. Essa é a mensagem que o Filho do Homem veio trazer, a reconciliação dos homens com Deus e o arrependimento em viver uma vida cheia de propósitos errados. Do que você tem medo que o Senhor não cuide em sua vida? Não se esqueça quem é o seu pastor!

Não se deixe ser conduzida por pastores falsos. Lembre-se do amor do Pai por Seus filhos e tenha coragem para buscar em primeiro lugar o Seu reino.

“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nos o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8.32)

Oração: Senhor Deus, muito obrigada porque o Senhor cuida de teu rebanho. Me ajude a confiar em teu amor e a viver de acordo com o teu reino aqui na terra. Que aquilo que é mais importante sempre venha em primeiro lugar. Em nome de Cristo Jesus, amém.