A célebre frase, “os fins justificam os meios” foi associada a Maquiavel pelas ideias ditas em seu livro “O Príncipe”. De forma simples, o autor dizia que os meios (as formas, os custos, as perdas, os ganhos) para se alcançar algo sempre seriam válidos e justificáveis se os fins (objetivos) fossem alcançados. Obviamente, que no caso da tese de seu livro ele se referia a política Italiana da época, mas a frase se eternizou, e chegou até a ganhar novas formas, como: “no amor e na guerra, vale tudo”. A frase é outra, mas o sentido é o mesmo, para se alcançar o que se quer, qualquer caminho é válido. Mas, será que na vida cristã também é assim? Será que um cristão pode fazer uso de uma frase dessa? Ou, usar essa ideia como um lema para a vida?

O livro de 2 Timóteo é um bom exemplo para nos mostrar que talvez não seja bem assim. Quando Paulo escreve a carta a Timóteo, ele estava preso, provavelmente muito perto de ser morto, ele envia a carta para encorajar um jovem pastor que externamente tinha uma igreja perseguida pelo império e internamente tinha uma igreja que vinha tendo problema com os hereges que se infiltravam. A carta é basicamente um incentivo a Timóteo à perseverança, a se manter firme na sã doutrina e fiel a Palavra. Mas é interessante como Paulo se refere a sua morte que se aproximava no início do capítulo 4: ‘’Quanto a mim, minha vida já foi derramada como oferta para Deus. O tempo de minha morte se aproxima. Lutei o bom combate, terminei a corrida e permaneci na fé”. (2Timoteo 4.6-7).

Uma coisa fica clara nessa passagem: Paulo não está preocupado com a sua morte. Ele não tem medo do que irá acontecer com ele, porque ele também sabe o que o aguardava após a morte. Mas ele demonstra gratidão em ter encerrado a corrida aqui na terra firme na fé. Um pouco antes de dizer essas coisas sobre sua morte, Paulo diz a Timóteo: “você, porém, deve manter a sobriedade em todas as situações. Não tenha medo de sofrer. Trabalhe para anunciar as boas-novas e realize todo o ministério que lhe foi confiado”. (2Timoteo 4.5).

Paulo é bem claro com Timóteo, se mantenha firme na vida, aqui. Honre a Deus, aqui. Sirva a Deus, aqui. É aqui. É agora. Você não precisa ter medo de sofrer, você não precisa ter medo da morte, porque você sabe que o futuro que te é garantido. Mas a hora é agora. Avante!

Minha amiga, a verdade deixada por Paulo a Timóteo, e a mesma para nós hoje. A hora é agora! Não, os fins não justificam os meios, porque nosso fim já foi justificado! E foi justificado por Alguém maior que nós, por um preço que não poderíamos pagar. Hoje, nós só temos que viver “os meios””, porque “os fins” já nos são certos.

Os fins não justificam os meios porque como alguém que já foi justificada, você não precisa mais lutar por nada para alcançar resultado algum. Todo esforço e resultado já foi alcançado por você. Nossa parte agora durante essa caminhada é viver uma vida que agrade Aquele que justificou o nosso fim. Você não luta pelos “meios” (sua caminhada na terra), para alcançar qualquer tipo de “fins” de Cristo, Ele já nos deu tudo que precisávamos por seu graça.

Eu tinha um professor que sempre dizia: “A santificação é a justificação posta em prática”. Essa é a maior das verdades. Nós fomos justificadas por Cristo e em Cristo, agora nós vivemos o processo de santificação, de a cada dia sermos mais parecidas com Ele. Mas, esse é um processo que só podemos viver aqui, nessa vida.

Que nós iremos para o céu, essa já é uma verdade que nos é assegurada por Aquele que é a Verdade. Mas como você tem vivido o durante? Como diria meu professor, tem posto a sua justificação em prática? Tem buscado se tornar mais parecida com Ele? Tem servido na sua Igreja? Tem tido um relacionamento com Ele (que basicamente é vida de Bíblia e oração)? Tem sido quebrantada e tido seus pecados tratados? Você poderia dizer, assim como Paulo, se morresse hoje, que lutou o bom combate? Paulo diz: “Esforce-se sempre para receber a aprovação do Deus a que você serve”. (2Timoteo 2.15a).

Nos esforcemos por receber a aprovação dAquele a quem servimos. Não porque pensamos que essas coisas nos trarão salvação, mas justamente porque sabemos que nós já fomos justificadas pelo sacrifício de Cristo e qualquer coisa que fazemos por Ele é como uma forma de gratidão.

Nessa vida, mais importa o durante minha amiga! A caminhada cristã é aqui e agora! Que possamos viver uma vida digna dAquele que nos chamou para que possamos receber a Sua aprovação quando O encontrarmos. Avante!