“E assim, atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos. Logo que Jesus desceu do barco, veio dos sepulcros, caminhando ao seu encontro, um homem possuído por um espírito imundo. Esse  homem vivia em meio aos sepulcros e não havia quem conseguisse dominá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes já haviam acorrentado seus pés e mãos, mas ele arrebentava os grilhões e estraçalhava algemas e correntes. Ninguém tinha força para detê-lo. E, noite e dia, sem repouso, perambulava por entre os sepulcros e pelas colinas, gritando e cortando-se com lascas de rocha. Ao avistar Jesus, ainda de longe, correu e atirou-se aos seus pés. E clamou aos berros: “Que queres de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Suplico-te por Deus que não me atormentes!” Pois Jesus já lhe havia ordenado: “Sai deste homem, espírito imundo!” Todavia, Jesus o interrogou: “Qual é o teu nome?” Respondeu ele: “Meu nome é Legião, porque somos muitos”. E implorava insistentemente para que Jesus não os mandasse para fora daquela região. Enquanto isso, perto dali, numa colina vizinha, uma grande manada de porcos estava pastando. Foi então que os demônios rogaram a Jesus: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. E Jesus lhes deu permissão, e os espíritos imundos deixaram o homem e entraram nos porcos. E a manada com cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogaram. As pessoas que apascentavam os porcos fugiram e relataram esses fatos na cidade e nos campos, e todo o povo correu para ver o que se havia passado. Quando chegaram próximo de Jesus, observaram ali o homem que fora tomado por uma legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo. E ficaram assustados. Os que presenciaram os fatos narraram ao povo o que havia ocorrido com o endemoninhado, e contaram também sobre os porcos. Então o povo começou a implorar a Jesus que se afastasse daquela região que lhes pertencia. E, quando Jesus estava entrando no barco, o homem que fora possuído pelos espíritos imundos, rogava-lhe que o deixasse seguir com Ele. Jesus não consentiu; entretanto, orientou-o: “Vai para tua casa, para a tua família e anuncia a eles tudo quanto Deus tem realizado a teu favor, e como teve misericórdia de ti.” Então, partiu aquele homem, e começou a pregar por toda a Decápolis as coisas que Jesus havia feito por ele. E todos ficavam maravilhados.”

Na ocasião descrita neste texto, Jesus expulsou uma legião de demônios de um homem.

Vejamos a reação do homem depois de ter ficado livre dessa opressão, no versículo 19: “Então, partiu aquele homem, e começou a pregar por toda a Decápolis as coisas que Jesus havia feito por ele.” Ele contou a todos ao redor as coisas maravilhosas que Jesus tinha feito. Ele sabia do que tinha sido liberto. Com certeza este homem entendeu o poder de Jesus.

Depois de ter sido liberto, este homem não queria sair de perto dEle, então suplicou que Jesus deixasse-o seguir de perto, mas Jesus pediu a ele que ficasse e contasse a todos.

Você lembra quando foi a primeira vez que teve uma vitória sobre algum pecado seu? Lembra das suas antigas práticas que Deus te ajudou a deixar, as quais você olha para trás e nem acredita que foi você?

O amor de Cristo nos constrange, sua Graça nos acompanha, e sua misericórdia se renova a cada manhã. Sejamos como aquele homem liberto: precisamos nos lembrar do que Jesus já fez e de que Ele é capaz de fazer em nós com seu Espírito Santo. Lutemos a boa batalha da fé.

Oração: Pai, ajuda-nos a sempre relembrar o sacrifício de Jesus para nos libertar do pecado. Ajuda-me, nessa semana, a servir de canal de benção abundante para as pessoas ao meu redor. No nome de Jesus, Amém.