“Os apóstolos reuniram-se a Jesus e lhe relataram tudo o que tinham feito e ensinado. Havia muita gente indo e vindo, ao ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco”. Então eles se afastaram num barco para um lugar deserto. Mas muitos dos que os viram retirar-se, tendo-os reconhecido, correram a pé de todas as cidades e chegaram lá antes deles. Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas.”

Está situação é resultado de quando Jesus enviou os 12 discípulos de dois em dois para ir pregar o evangelho e ensinar as pessoas. “Discipulo” significa enviado. Quando eles voltaram, contaram para Jesus o que tinham feito e ensinado.

É muito interessante ver que o fazer está relacionado com o ensinar e o ensinar está ligado ao fazer. Jesus, vendo que eles estavam cansados e não teriam tempo nem para comer, se preocupou com eles e falou para se afastarem da multidão para descansar, Jesus foi compreensivo e bondoso.

O ponto central tem muito a ver com essa atitude e caráter de Jesus. No versículo 34 nos é revelada uma verdade essencial para nossas vidas com Cristo: ele é o nosso pastor! Antes de nós conhecermos a Jesus nós éramos como essas pessoas, perdidas, sem guia, só seguindo o que o resto fazia, tal vez tentando até ser diferente ao resto mas realmente nada nos fazia diferente ao resto do mundo. Mas a verdade é que Jesus é o bom pastor (Jo 10.1-16), Ele veio para nos guiar e conduzir no caminho certo, o caminho da justiça e da santidade, a eternidade (Mt 2.6, Jo 10.9, Ap 7.17), também veio para nos cuidar e proteger (Mt 15.24, Jo 10.4). Ao ter Jesus como pastor temos vida abundante (Jo 10.10), será que precisamos de mais alguma coisa para confiar no nosso Pastor?

Peça para Deus te lembrar de onde te tirou, quem você é agora e para onde você está indo.

Do pecado. Nova criatura. Eternidade.

Oração: Senhor Jesus, meu bom pastor, guia meus pessoas nesta semana. Não me deixe andar pela minha própria vontade. Que o Senhor sempre seja minha rocha firme, meu guia. Quero amar-te a cada dia com mais entendimento de quem o Senhor é, e peço perdão pelas vezes no dia que eu esqueço que o Senhor está do meu lado, que esqueço da minha salvação. Fica comigo no resto da semana. Em nome de Jesus, amém.