Sabe aquela semana que a gente sente que não devia nem ter levantado da cama porque está tudo dando errado? Sabe quando parece que todos os seus esforços para as coisas acontecerem da melhor maneira simplesmente parecem não funcionar?

Eu não conheço você, leitora desse texto, mas sendo você pecadora como eu, também já passou por situações na vida que te fizeram questionar o que Deus estava querendo te ensinar com aquilo, ou até pior, onde Ele estava quando deixou que você passasse por aquela situação.

Existe uma pessoa na Bíblia que passou por diversas situações, incluindo ser preso diversas vezes, justamente porque falava do amor de Jesus para as pessoas. A essa altura você já deve imaginar que estamos falando de Paulo. Durante o tempo que ele esteve preso, ele escreveu diversas cartas a Igrejas que ele tinha fundado ou passado durante as suas viagens, são as cartas que conhecemos hoje como: Efésios, Filemom, Colossenses e Filipenses. Filipenses é conhecida como a carta da alegria, irônico não?  Sendo que Paulo escreveu quando ainda estava preso. Veja o que ele fala no capitulo 1, versículo 12,18-19:

Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem, ao contrário, servido para o progresso do Evangelho. Mas o que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me, pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxilio do Espírito de Jesus Cristo”.

Paulo diz se alegrar pelo que aconteceu com ele, pois serviu para a expansão do Evangelho. Me colocando no lugar de Paulo, talvez eu não conseguisse ter a mesma visão que ele teve sobre ser preso justamente pelo nome de Cristo. Talvez essa seria uma daquelas situações onde eu me questionaria onde estava Deus.

Pensando em como Paulo conseguiu se alegrar e demonstrar alegria mesmo em situações como a de ser preso pelo nome de Jesus, refleti em três verdades que nós não podemos esquecer quando as coisas fugirem do controle, ou simplesmente parecer que nada está funcionando.

  1. Eu estou sendo moldada

“E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com o seu propósito. Pois Deus conheceu de antemão os seus e os predestinou para se tornarem semelhantes à imagem de seu Filho, afim de que ele fosse o primeiro entre muitos irmãos”. (Romanos 8.28,29).

Esse é um versículo muito conhecido, eu sei. Mas você já parou para prestar atenção no que esse versículo realmente fala? Em momento nenhum Paulo está dizendo que todas as coisas que acontecerem na vida do crente vão dar certo, ele também não está dizendo que todas as coisas vão ser sempre boas. O cristianismo é um chamado para a perseguição e rejeição. Temos a vida de Paulo como exemplo disso.

O que Deus está nos falando por meio desse versículo é que todas as coisas, até as ruins, até as que eu não entendo, servem para moldar Cristo em mim. O versículo 29 diz que aqueles que Ele conheceu, ele também predestinou para se tornarem à semelhança de Seu Filho.

O que nós muitas vezes não entendemos é como essas coisas ruins na nossa vida moldam Cristo em nós. Mas a verdade é que certas situações nos dão duas opções: ou olhamos para a cruz e nos rendemos, ou viramos as costas e vamos embora. Deus nos coloca em posições muitas vezes para nos obrigar a olhar para cruz, para nos obrigar a olhar para Jesus e mais uma vez dependermos dEle, e cada vez que saímos de uma situação como essa, saímos mais fortes, não em nós mesmos, mas na força e na dependência de Cristo em nós.

  1. Tudo continua soberanamente no seu controle

Esse é outro pensamento que costuma fugir da nossa mente em momentos de desespero, mas nada, absolutamente nada, foge do controle de Deus em momento nenhum. Salmo 24.1 diz: “A terra e tudo o que nela há são do Senhor; o mundo e todos os seus habitantes lhe pertencem”. Uma folha não cai sem o consentimento de Deus, Ele sabe as estrelas pelo nome, quanto mais sua vida. Se nós temos em mente que tudo continua soberanamente sobre o seu controle, podemos descansar que Ele também está cuidando de nós no meio da tribulação.

Mais uma vez tudo tem a ver com a sua dependência em Deus. Quando a sua fé está bem firme nEle, você pode dizer com o coração tranquilo: “Eu não entendo o que está acontecendo, mas confiarei porque sei que Aquele que escreveu toda a história tem sempre o melhor pra mim”, não importa situação, dor, dúvida, medo porque toda a sua confiança e esperança está nAquele que se entregou em uma cruz por você.  

  1. Você já sabe o final do livro

Eu já conheci uma pessoa que começa o livro pelo último capítulo. Ela diz que sabe que não vai entender nada da história e do que aconteceu pra chegar até ali, mas ela sabe como termina e se tudo acaba bem ou não, e ela diz fazer isso pra ficar calma nos momentos de tensão do livro. Nós também podemos agir assim, porque já sabemos como acaba a história:

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas! E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”. Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida”. (Apocalipse 21.4-6).

Não sabemos quanto falta para esse dia chegar, e nem as coisas que acontecerão em nossa vida e no mundo até que esse dia chegue, mas de uma coisa temos certeza, ele vai chegar! Nossa maior esperança tem que estar no céu, e no dia que em ouviremos essas palavras ditas diretamente por Jesus.

“Portanto, não olhamos para aquilo que agora podemos ver; em vez disso, fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre”. (2 Coríntios 4.18).

Quando todas as coisas parecerem estar dando errado, lembre-se que na verdade elas já deram certo. Você já sabe o final da história, você já leu o ultimo capitulo, e no último capitulo, Ele promete voltar pra nos buscar, no último capítulo a gente vê que tudo acabou bem, que aquelas coisas ruins que nos aconteciam que pareciam não ter fim de alguma maneira que na época não entendíamos, nos tornou mais parecida com Jesus, e como mostra o ultimo capitulo da história, nada fugiu do controle dEle, Ele sempre soube o que estava fazendo. Ele sabe o que está fazendo.