Aquela tia desinformada te manda no WhatsApp uma notícia falsa pedindo pra compartilhar. Aquele jornal na TV mostra apenas metade da entrevista gravada. Aquela revista no consultório do médico divulga 10 dicas infalíveis para perder 20 quilos esta semana (e sem efeito sanfona!!). Está na mídia.

Aquela colega mais antiga do trabalho propaga um boato sobre a nova colega. Dois amigos brigados compartilham a sua própria versão da briga. Está nos relacionamentos.

Tudo e nada são generalizações que fazemos todos os dias, mas quase sempre não são absolutos. “Eu sempre tenho que lavar a louça!”; “Ela nunca faz a parte dela do trabalh0.”; “É tudo minha culpa.”; dentre outras. Está no vocabulário.

Marcamos de chegar às 9, e chegamos 9:15. O colega nos manda mensagem às 9:05 e dizemos que já estamos chegando – na verdade, nem saímos de casa ainda. Está no comportamento.

Quantas coisas você ouve e diz e faz todos os dias que não são a verdade? Talvez soem de fato como falsas ou sejam fáceis de discernir. Talvez contenham alguma verdade, talvez lembrem de longe a verdade. Talvez não. Às vezes são bem plausíveis. Nossa vida está tão permeada delas que às vezes fica difícil separar verdade e mentira.

Alguns falam sobre meias-verdades, mas isto não existe. Se algo é 99% verdadeiro, mas 1% falso, é falso. Se o doce é “sem amendoim”, não pode ter amendoim, nem ter sido processado junto a amendoins porque pode matar alguém que tenha alergia. Se algo não é verdade, não é. E a Bíblia é muito clara quanto à mentira.

“Há seis coisas que o Senhor ODEIA, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.” Provérbios 6.16-19

Dentre as seis coisas que o Senhor odeia, duas envolvem mentira. A primeira é a pessoa que não fala a verdade, que é o proferir da inverdade. A outra é a intenção maliciosa de causar mal a alguém por meio da propagação de inverdades. No entanto, independentemente da intenção do que a profere, a mentira irá causar dano. Mesmo aquela mentirinha que você acha que “não vai fazer mal a ninguém”, aquela mentirinha branca. Mesmo aquelas situações que você acha que ninguém vai descobrir.

Qual a sua reação à mentira? Isto diz muito sobre o que você acredita sobre ela. Pra quem você acha que a mentira é em primeiro lugar? Será que Deus, que conhece até o nosso pensar, não sabe que estamos mentindo?

Ainda que não “afete” ninguém diretamente, o proferir de algo que não seja verdadeiro já é pecado porque surge em nossa boca como uma oportunidade de enganar alguém. A mentira é sempre uma trapaça, seja para proteger a nossa reputação ou imagem ou para obter alguma vantagem sobre outrem. Olha o que o livro de Provérbios nos diz:

Saborosa é a comida que se obtém com mentiras, mas depois dá areia na boca. (Pv 20.17)

A fortuna obtida com língua mentirosa é ilusão fugidia e armadilha mortal. (Pv 21.6)

Sabe quando você está na praia e, sem querer, nas brincadeiras, cai areia na boca? É horroroso, não é? Então. Assim é com a mentira. E sabe qual o fim daquele que vive mentindo? Miséria, prisão, morte.

Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante. (Pv 12.19)

A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras não sairá livre. (Pv 19.5)

A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras perecerá. (Pv 19.9)

Às vezes ouço coisas como “Ah, eu minto de vez em quando, mas não é tão ruim assim. Todo mundo mente.” Ou pior, “Eu não minto, mas ocultar pode, né? Ocultar não é mentir…” OI??? O ato de proferir mentiras, de enganar alguém propositadamente, fala alto sobre nosso caráter: “A testemunha fiel dá testemunho honesto, mas a testemunha falsa conta mentiras.” (Pv 12.17). Ou você é fiel ou é falsa. Não existe meio termo. Você pode reclamar das falsianes da vida, mas se você desenvolveu o hábito de falar mentiras, você é igualzinha a uma delas, mesmo que as tenha bloqueado no Facebook.

Interessante que temos a tendência de nos afastar destas pessoas falsas, mentirosas, naturalmente porque não temos prazer na inverdade – a mentira corrói a confiança e destrói muito mais relacionamentos do que brigas e divergências. O nosso relacionamento com o Senhor é o principal afetado pelo nosso comportamento mentiroso. Sabe porquê?

O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. (Pv 12.22)

O sábio de provérbios aprendeu com Deus a ter tanto horror à mentira, que ele afirma que “melhor é ser pobre do que mentiroso.” (Pv 19.22)

E você? Está disposta a desafiar-se a viver uma vida pautada na verdade??

Cristo morreu por nós para nos libertar do peso do pecado, para abrir um caminho entre nós e o Pai, para nos dar vida. Ele afirmou “Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida” (Jo 14.6). Porque são O mesmo, o caminho, a verdade e a vida não podem ser separados – onde há verdade, há vida. Este é o caminho para nós. Não há segunda opção. Se você escolheu andar no Caminho, deve andar na Verdade.

Qual a sua escolha?