RELEMBRANDO

Nas primeiras partes deste artigo – para acessar a Parte Iclique aqui; ou, para acessar a Parte II, clique aqui -, vimos que acreditamos em muitas mentiras. Entretanto, se estamos aos pés do nosso Senhor, podemos lutar contra elas. Também abordamos e refutamos algumas mentiras que acreditamos sobre relacionamento. Diante de dessas informações, há três conselhos que gostaria de acrescentar a esse artigo. São eles: (1) guarde o seu coração, (2) agradeça e (3) seja uma garota segundo o coração de Deus.

♥ GUARDE O SEU CORAÇÃO

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vidaProvérbios 4:23

Querida leitora, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. O que isso significa? O nosso coração é o centro de nossos sentimentos e desejos, e esses ditam a nossa conduta. Por isso precisamos lutar contra as mentiras, que, por sua vez, estão em todos os lugares: redes sociais, novelas, filmes, conversas, outdoores, livros, propagandas, etc. Recebemos milhares de informações mentirosas por dia, por isso é necessário filtrar tudo aquilo que passa em nossa mente. Do contrario, praticaremos o que o mundo prega e não o que prega a Palavra de Deus.

Portanto, como podemos guardar o nosso coração na prática? Pontuo abaixo duas formas práticas:

  • Filmes, novelas, músicas e livros.

Quanto tempo gastamos em filmes, novelas, músicas e livros de romance? Há algo de errado em fazer isso? Como já dissemos nesse artigo, não, mas em excesso, sim. Passamos a nos alimentar e sonhar com um relacionamento, baseado no que estamos vendo/ouvindo/lendo, e isso deixará nosso coração ainda mais frustrado, caso nossos desejos não aconteçam. Não estou falando que você está proibida, mas estou aconselhando o cuidado. Apenas cuidado. Zele por sua mente e coração!

  • Conversas.

As conversas também podem alimentar algo irreal em nossa mente. Ficar falando só sobre namoro ou garotos não é saudável. Assim como filmes/novelas/músicas não são coisas erradas, mas necessitam de equilíbrio, assim também acontece com as nossas conversas.

♥ AGRADEÇA

Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18

Sobre relacionamentos, ter a vontade de namorar/casar não é errado, mas alimentar esse desejo sem limite nos levará a dependermos dela – nossa vontade. Caso nosso desejo não seja suprido, nós nos frustaremos e frustração não é a vontade de Deus. O trecho acima, diz que dar “graças em todas as circunstâncias” é a vontade de Deus, ou seja, o que Deus quer de nós é que nos contentemos em todas as circunstâncias, mesmo que elas sejam diferentes daquilo que sempre sonhamos. Agradeça a Deus pelo o que você está vivendo hoje!

♥ SEJA UMA GAROTA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Provérbios 31.30

Quando eu era adolescente, acreditava que a vida só começava após o casamento. Por isso foquei em ser a melhor esposa que eu poderia vir a ser um dia. Isso não está de todo errado, mas o fundamento estava.

O meu fundamento estava no meu futuro marido – que eu não poderia garantir que existiria um dia – e não em Deus. O versículo acima diz que a mulher elogiada, ou digna de louvor, é aquela que teme ao Senhor. Temer a Deus não é uma tarefa para as esposas, apenas, é uma tarefa que começa a partir do momento em que entregamos nossa vida ao Senhor. Você acredita em Jesus como o seu Senhor e Salvador? Então tema ao Senhor!

O livro “Quando as pessoas são grandes e Deus é pequeno” de Edward T. Welch define “temor a Deus” ou “temor ao Senhor” da seguinte maneira: “Temor ao Senhor significa submissão reverente que conduz à obediência, e é intercambiável com ‘adoração’, ‘dependência’,  ‘confiança’ e ‘esperança’”. Ou seja, temer a Deus é reconhecê-lo como autoridade em nossas vidas, alguém de quem somos dependentes e a quem devemos obediência.

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus1 Coríntios 10:31

A “solterice” (ou relacionamento) deve agradar/glorificar primeiramente a Deus. Uma garota segundo o coração de Deus sabe que alguém (ou coisas) não devem ocupar o primeiro lugar de suas vidas, mas Deus deve. Isso também é temer a Deus.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Efésios 2.8-10

Paulo, em sua carta aos cristãos de Éfesos, diz que os cristãos são salvos pela graça, por meio da fé e para as boas obras. Ou seja, uma garota temente a Deus sabe que o propósito de sua vida é, também, fazer boas obras. O que são boas obras? É tudo o que fazemos: estudos, trabalho, serviço social, etc. Portanto… meninas, gastem-se na obra! Lembro-me da entrevista que fiz com a cantora norte-americana Moriah Peters e ela disse algo que me chamou atenção: “quero encorajar as meninas, como encorajei a mim mesma, para que, ao invés de ficarem obcecadas em seus futuros maridos, sendo consumidas pelos pensamentos sobre amor e romance, que elas gastem essa energia buscando a Cristo”. Precisa dizer mais?

CONCLUINDO

Queridas leitoras, o objetivo desse artigo dividido em três partes não é destruir seus sonhos, mas encorajá-las a confiarem em Deus e no plano que Ele tem para a tua vida. Se você tem a vontade de ter um marido, ore a Deus! Amo Filipenses 4.6, pois diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” . Deus quer que entreguemos as nossas vontades, ou seja, aquilo que ansiamos, a Ele! Por isso, entregue seu desejo ao Senhor. E não se sinta culpada por desejar se casar. Querer casar-se é normal e genuíno, não um erro. Só não podemos deixar esse anseio – assim como qualquer outro – ser maior do que Deus em nossas vidas.

Procure se lembrar das mentiras que abordamos e refutamos aqui, pois de tempos em tempos elas voltam à nossa mente. Lembre-se também que viver longe de mentiras significa estar próximo de Deus, por isso: leia, estude, pratique a Palavra de Deus, sirva, ore, procure pessoas cristãs e maduras para ajudá-la a ser uma garota segundo o coração de Deus!

E como de costume, listarei alguns versos bíblicos abaixo para terminar. Leia-os em oração!

Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Hebreus 13.5

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Filipenses 4.4

Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado. Salmo 55.22

Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Provérbios 3:5

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente (por meio da Palavra de Deus), para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. – (acréscimo meus). Romanos 12:2