No primeiro artigo dessa série, vimos que cada uma de nós construímos nosso castelo de forma “perfeita”, onde cada cômodo foi milimetricamente planejado pelo nosso egoísmo. Queremos viver o que queremos viver e quando isso não acontece só há um resultado: frustração! É isso que temos experimentado, não é mesmo? Já reparou no número de meninas da sua geração que estão depressivas? Pois é. Precisamos entender que nossas expectativas diferem da realidade e, mesmo que isso seja difícil, é possível viver bem!

A grande questão agora é: por onde começar? Como lidar com nossas expectativas em um mundo real? Bom, ao longo da série veremos algumas atitudes para isso, mas, a primeira que devemos tomar é a que veremos hoje – Esvaziando os cômodos.

Cômodo Cheio

Quando Deus nos criou, Ele nos criou à imagem e semelhança dEle (Gn 1.28). Sabe o que isso significa? Que nós éramos perfeitas, por isso, podíamos correspondê-lo em todas as áreas de nossa vida. No entanto, com a entrada do pecado em nosso coração, nossas emoções, desejos e decisões passaram a ser centrados em nós mesmas e não mais em Deus. Como o Paul Tripp disse, “o DNA do pecado é o egoísmo” [1].  Ou seja, nosso cômodo se tornou cheio de nós mesmas!

Quando a nossa história se resume a nós mesmas algo terrível acontece – autocomiseração, orgulho, frustração e cobranças desmedidas.

Autocomiseração: Já conheceu uma pessoa que fala o tempo todo sobre si de forma negativa? Então, essa pessoa sofre com a autocomiseração. Autocomiseração nada mais é do que uma forma de expressar nosso egoísmo, pois queremos tanto ser perfeitas que quando não atingimos nossas próprias expectativas, passamos a nos olhar como coitadas e necessitadas da atenção daqueles que nos cercam.

Orgulho: O orgulho também é expressão do nosso egoísmo, mas de forma contrária a autocomiseração. Enquanto a autocomiseração é uma expressão negativa, o orgulho é positiva. A pessoa orgulhosa se acha melhor do que as outras, mais conhecedora do que aqueles que a cercam, mais pop, mais tudo. Tem dificuldade em ouvir opiniões diferentes, ser exortada e olhar para si como pecadora.

Frustração: Quando em nossa vida as coisas não saem como desejamos, vem a frustração. Isso também é causado por nosso coração egoísta que só quer viver o que quer viver.

Cobranças Desmedidas: Alguém egoísta também pode ser alguém que se cobra demais. Quer tanto suprir seu egoísmo que não pode falhar com seus desejos. Por isso, acaba perseguindo de forma desmedida e destrutiva suas expectativas, crendo que isso lhe trará felicidade.

Os pontos citados acima são algumas expressões do nosso egoísmo, existem outras, mas quis citá-las para te mostrar uma coisa: percebe como a vida centrada em nós mesmas só traz desgosto e sofrimento? Pois é! É por isso que precisamos nos esvaziar de nós mesmas com urgência!

Esvaziando o Cômodo

Se cada cômodo de nosso castelo foi mobiliado por nosso egoísmo, precisamos acabar com ele! E como faremos isso? Entendendo que Deus é o Autor da história!

Quando tiramos o foco de nós mesmas, precisamos focar em Deus. Ele é o autor da história e, por isso, sabe o que é melhor para nós, mesmo que nossos olhos não consigam enxergar. Para explicar um pouco mais profundamente isso, vou te contar três histórias.

História de Brooke [2]: Brooke é uma jovem que Francis Chan cita em seu livro Louco Amor. Ela era uma pré-adolescente que amava a Deus. Bem novinha já tinha um grupo de estudo bíblico na escola, juntava dinheiro para dar bíblias para quem não conhecia a Jesus e orava para que sua vida fosse totalmente voltada para o Senhor. No entanto, certo dia, ela sofreu um acidente e com apenas quatorze anos veio a falecer. Aos nossos olhos, qual a primeira frase que vem à nossa mente? Deus, como você é injusto! Pois é, o nosso coração egoísta e orgulhoso insiste em achar que nós sabemos o que é melhor. Mas não é. A continuação dessa história é impressionante. No funeral de Brooke, sabe quantas pessoas compareceram? 1.500 pessoas! Muitas dessas pessoas deram testemunhos sobre como suas vidas foram impactadas pela de Brooke. Isso não é lindo? Aos nossos olhos, não vemos o que Deus está fazendo, no entanto, precisamos crer que Ele tem o melhor. Na vida de Brooke, o melhor foi muitas vidas alcançadas para Jesus por meio do pouco tempo que ela viveu.

História do Povo de Deus: Houve um tempo em que o povo de Deus estava preso na Babilônia pelo rei Nabucodonosor. Eles estavam sofrendo e Deus usou a vida do profeta Jeremias para lhes mandar um recado e ele dizia assim: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11). Parece contraditório, não é mesmo? Como um Deus, que permitiu eles estarem presos na Babilônia, poderia dizer que esse plano tinha como alvo dar a eles esperança e um futuro? Pois é, Deus é Deus e em Seus planos, usa momentos difíceis para nos levar aonde Ele quer que nós cheguemos. Infelizmente, nosso coração pecaminoso confunde “situações ruins” com “situações injustas” e não deveria ser assim. Uma situação difícil, na maioria das vezes, é o que precisamos para que nossa vida seja transformada!

História de José: José foi vendido por seus próprios irmãos como escravo para o Egito, pois eles tinham ciúme dele. Ao ser vendido, José viveu experiências terríveis no Egito, como ser assediado pela esposa do Faraó e ser preso injustamente. No entanto, quando a terra onde seu pai e irmãos moravam passou por uma grande fome, quem Deus usou no Egito para se tornar um grande testemunho de Deus e salvar todo aquele povo da miséria? José! Quando José se reencontrou com seus irmãos, anos mais tarde, lhes disse: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.”. (Gênesis 50:20). Aos olhos humanos, todo aquele sofrimento de José era injusto, mas Deus tinha um plano maior, que era preservar a vida de muitos!

Diante dessas histórias, algo que fica claro é: nossos planos não são os planos de Deus! Deus está escrevendo nossa história de forma perfeita, mesmo que nossos olhos humanos e limitados não consigam enxergar. Ele é Deus, Ele é poderoso, Ele é soberano, Ele sabe o que aconteceu conosco no passado, acontece no presente e o que acontecerá no futuro, por isso, por que ainda insistir em confiar em nós mesmas? Precisamos nos esvaziar de nós mesmas e deixar Deus ser Deus!

Cômodo Vazio

Agora que temos um cômodo vazio, pois cremos que Deus tem o melhor para nós, como devemos agir?

Confiar na autoria de Deus: Como vimos, Deus tem o melhor para nós, pois Ele é o melhor autor que poderíamos ter para nossa história. Por isso, confie no que Ele tem para você. Mesmo que você não consiga ver o que Ele está fazendo, confie e descanse! Um verso que sempre me vem a mente nesses momentos é o clássico de Romanos 8.28 – “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.

Estar aberta a mudanças: David C. Egner explica melhor do que eu esse ponto – “A maioria de nós […] pensamos no futuro e elaboramos cuidadosamente o nosso projeto. Em nossas mentes, vemos detalhes, como se desenrolará esse nosso futuro. Mas as coisas não acontecem como foram planejadas. Algumas portas se fecham enquanto outras se abrem. Se isso acontecer com você, pode ser que Deus tenha algo completamente diferente em mente para a sua vida. É bom planejar, sonhar e pensar no futuro, mas precisamos estar sempre abertos para as mudanças que Deus indicar em determinada direção: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Pv 16:9). Deus nunca nos conduzirá em uma direção errada. Quando confiamos nEle de todo o nosso coração, Ele dirige os nossos caminhos (Pv 3:5,6). O caminho do Senhor é sempre o melhor.” [3] Em resumo, esteja aberta para aquilo que Deus tem para você!

 

Querida leitora, viver em um mundo real não é fácil, ainda mais com o nosso coração egoísta! Mas, Jesus morreu por nós naquela cruz para que pudéssemos viver uma vida nova! Ou seja, por causa de Jesus nós podemos esvaziar nossos cômodos! Por isso, mesmo que seja difícil, confie e descanse em Deus, Ele tem o melhor para você!

Bom, agora já sabemos qual a primeira atitude que devemos tomar para lidarmos com nossas expectativas, mas acabou por aí? Não! Agora precisamos demolir os cômodos para termos uma reconstrução total. Por isso, não perca, na próxima quarta teremos o próximo passo desta série.

 

 

 

 


[1] Paul Tripp em “O que você esperava? Expectativas fictícias e a realidade do casamento”, p. 107.

[2] Francis Chan em “Louco amor”, p. 44-46.

[3] David C. Egner.