Houve um momento no ano passado em que eu não conseguia parar de pensar em algumas meninas que estavam experimentando profunda depressão por terem se entregado às suas frustrações. Algumas delas, eu mesma estava acompanhando e outras eram motivo de conselheiras me procurarem pedindo ajuda porque não sabiam o que fazer. Algo que ficou evidente nessa época foi: a nossa geração acredita que a vida deve ser a realização de nossos sonhos.

Por causa dessa mentira enraizada na mente de muitas moças, nós vemos uma geração depressiva, ansiosa, amargurada e sofrida, que busca se satisfazer naquilo que pode apenas aliviar suas dores, mas não resolvê-las. Estudiosos têm chamado essa geração de floco de neve, pois são intolerantes a frustração e pouco resilientes.

Foi pensando nisso que desenvolvi uma palestra – que você pode assistir clicando aqui – que se tornou esta série de artigos. E o meu maior desejo é que por meio dela muitas meninas entendam como lidar com suas expectativas em um mundo real a fim de não viverem uma vida como a fórmula que citei no primeiro artigo:

Expectativa + Realidade = Frustração

Para isso, já vimos que o nosso castelinho pessoal precisa de reforma. Já esvaziamos cada cômodo, já demolimos e, agora, finalmente chegou a hora de construí-lo de forma perfeita, em Deus!

 

O Construtor Perfeito

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15:5

Infelizmente, nós realmente acreditamos que a nossa alegria e sucesso dependem dos nossos esforços, no entanto, isso não é verdade. Nós não somos construtoras perfeitas. Como vimos nesta série, por causa do pecado, nosso coração é terrivelmente deturpado, o que nos faz ter esforços egoístas que nos levam a frustração. O único e mais perfeito construtor que podemos ter é Deus.

O versículo acima mostra uma verdade que precisamos relembrar a todo instante – Deus é a videira e nós somos os ramos. Isso significa que nós não somos a fonte do sucesso e que nós só daremos bons frutos – como “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5.22-23) – se estivermos nEle. No entanto, sem Ele, os frutos que experimentaremos serão “ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja” (Gálatas 5.19-21).

Precisamos nos voltar para o Construtor Perfeito, a fonte da verdadeira alegria, e clamar para que Ele nos ajude na construção de nossos cômodos, que eles sejam dEle, sustentados por Ele e construídos para Ele (Romanos 11.36). Somente assim teremos um castelo “perfeito” — não pela ausência de imperfeições e dificuldades, mas pela presença do Perfeito Redentor como o alicerce inabalável de nossa vida.

Mas, para nos apegarmos ao Construtor Perfeito, precisamos conhecê-lO e, para isso, há três características dEle que quero abordar aqui:

  • Ele é presente

“De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” Hebreus 13.5

É muito fácil acreditarmos que, quando algo sai diferente de como planejamos, Deus não está conosco ou não se importa com a gente. No entanto, não importa qual sonho tenha sido frustrado ou qual expectativa não tenha sido alcançada, Ele está sempre presente. Ele nunca vai embora ou nos dá as costas. Ele está perto.

Lembro-me de estar experimentando uma frustração quando uma amiga me disse: “Marília, Deus é o maior interessado nessa área de sua vida!” Essa afirmação mudou a minha visão sobre Deus e meus problemas. Antes eu O via como Alguém bem distante, mas, após essa conversa, compreendi que Ele está perto, não importa o que aconteça.

  • Ele é um ouvinte atento

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” Filipenses 4.6

Tenho certeza de que em alguma rodinha de amigos você já conversou sobre as diferenças entre homens e mulheres e, nesses papos, alguém disse que as mulheres amam falar e os homens fingem que as escutam. Isso é verdade. Nós amamos falar e amamos quando nossos amigos, namorado ou marido escutam o que temos a dizer e desabafar. O ponto a que quero chegar aqui é que, muitas vezes, as pessoas próximas a nós não têm paciência para nos escutar, mas Deus está sempre disposto a nos ouvir. Ele mesmo quer que apresentemos em oração aquilo que nos deixa ansiosas. Por isso, converse com Ele! A oração é remédio para nossas preocupações!

  • Ele cuida de tudo para o nosso bem

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” Provérbios 16.1

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Romanos 8.28

Nós podemos fazer muitos planos segundo as nossas expectativas, mas o que realmente irá acontecer está sob o controle dEle. E tudo o que acontece tem o propósito de nos causar bem, ou seja, de nos tornar mais parecidas com Cristo! Por isso, querida leitora, ainda que as suas circunstâncias sejam diferentes do que você gostaria, descanse nos planos de Deus para você.

 

Resultado

“…aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade (expectativas frustradas) e sei o que é ter fartura (expectativas alcançadas). Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:11-13 (grifos meus)

Como vemos acima, Paulo viveu alegrias e tristezas, e, com certeza, experimentou expectativas frustradas, no entanto, ele descobriu como lidar com elas – fortalecendo-se naquEle que tem todo o poder. Quando entendemos que Deus tem todo o controle de nossa vida e todo o amor, sabedoria e poder para nos ajudar, construímos um castelo perfeito, inabalável. E quando fazemos isso, só pode haver um resultado:

Deus + Expectativa + Realidade = Contentamento

Assim como Paulo, não importa o que aconteça, nós nos contentaremos sabendo que Deus está conosco e tem bons propósitos.

 

Querida leitora, tenho certeza de que se você caminhou até aqui é porque quer aprender a lidar com suas expectativas em mundo real, não é mesmo? Por isso, guarde essas verdades em seu coração:

  • Nosso coração é enganoso e produz muitas expectativas egoístas. Por isso, precisamos nos esvaziar de nós mesmas.
  • Nós não temos poder de controlar nossa vida, por isso, não há como suprir todas as nossas expectativas.
  • Quando a frustração vier, lembre-se de que Deus usa nosso sofrimento para nos moldar.
  • Só há construção inabalável em Deus. NEle é possível sermos contentes mesmo em meio a expectativas frustradas.

Para finalizar esta série, há mais uma verdade que quero registrar aqui: não é errado ou pecaminoso sonhar e ter expectativas, você só deve fazer isso de forma sábia. Se você tem sonhos para os seus cômodos, entregue-os a Deus, ore e lute por eles, mas nunca se esqueça de que Deus tem o melhor e nEle é possível termos o melhor e mais perfeito castelo!