”…Trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.” 1 Timóteo 5:1,2

Lemos na Bíblia o conselho de Paulo a Timóteo que trate as moças como irmãs “com toda a pureza”. Creio que o mesmo conselho se aplique a nós, moças. Eu nunca tive um irmão até os meus 15 anos, quando adotei meu melhor amigo. Mas ele não foi meu primeiro amigo. Muitas moças, como eu, cresceram cercadas de amigos mais que de amigas. Meus amigos costumavam vir à minha casa assistir jogos do Palmeiras durante a minha adolescência. Até hoje tenho grande facilidade de desenvolver amizades com rapazes, e eles frequentam minha casa e são queridos de minha família.

Já errei muito e já acertei também nessa área, mas aqui vão algumas dicas que podem nos ajudar a manter uma amizade saudável e, como diz Paulo, pura.

1. Não trate seu melhor amigo como sua melhor amiga

Minha amizade com os rapazes sempre respeitou não só nossas diferenças biológicas – do tipo de intimidade física à frequência dos encontros e tipos de atividade que fazemos juntos, mas até mesmo as conversas.  Há uma grande diferença entre os tipos de assunto apropriados entre amigas e entre um casal de amigos. Assuntos como sexualidade e outras questões de relacionamento devem ser evitados com amigos. Deixe estas conversas para as noites do pijama com suas amigas.

Tratar desses assuntos gera uma sensação de intimidade que pode ser desproporcional à realidade. Eu e meu melhor amigo chamamos isso de os 2% – aqueles assuntos que devemos guardar um do outro para preservarmos a pureza da nossa amizade. Depois de 15 anos podemos provar os benefícios de uma amizade que nunca cruzou os limites 🙂

  • Dica do melhor amigo: Não existe intimidade instantânea! O que pode existir é uma sensação falsa de intimidade produzida por um compartilhar precipitado. Nunca tente forçar uma intimidade que não é compatível com o tempo de amizade, isto não é saudável. Permita que sua amizade cresça ao longo do tempo, e passe por um grau de intimidade de cada vez.

2. Há amigos mais chegados que um irmão (Pv 17.17)

Uma amizade com alguém do sexo oposto traz contribuições únicas para a nossa vida, por isso, não tenha medo de desenvolvê-las. Mas esteja sempre atenta às diferenças. É uma questão simples de interesse, mas também uma forma prática de manter os limites no lugar. Apesar de torcermos para o mesmo time, não sou muito conhecedora de futebol. Apesar de ele curtir minhas artes, não tenho certeza se ele sabe cortar em linha reta ou a diferença entre salmão e pêssego.

Mas falamos sobre trocentas coisas diferentes: nossos trabalhos e aspirações, nossas famílias e amigos, nossas viagens e sonhos, nos aconselhamos, puxamos a orelha um do outro quando necessário, e não exercemos pressão um sobre o outro. Mas, principalmente, falamos sobre Deus – quem Ele é e o que tem feito em nossa vida e nos ensinado por meio dela. Manter este equilíbrio nas conversas respeita as diferenças entre nós, dá espaço para desenvolvimento pessoal e encorajamento mútuo, e testemunha aos outros sobre Deus.

  • Dica do melhor amigo: não busque desenvolver uma amizade de intimidade com alguém que não tenha um relacionamento forte com Deus, pois se o objetivo da amizade é o crescimento mútuo, especialmente com Deus, vocês não o alcançarão, e terão ainda mais dificuldade de lidar com as questões sexuais e manter os limites.

3. Não aja com seu amigo como agiria com um namorado

Ouça bem, não estou lhe pedindo que desconsidere qualquer chance de que um dia ele possa ser algo mais. Sabemos que melhores amigos dão grandes casais. No entanto, vocês são amigos, logo, todo contato físico deve ser limitado entre vocês.

Como minha mãe já disse pra mim e pro meu melhor amigo algumas vezes: “não se enganem, vocês estão vivos e respirando.” Isso significa que, por mais que vocês se esforcem para tratar um ao outro como irmãos, como mencionei acima, vocês são dois seres pecadores que sentem desejos. E a intimidade emocional pode dar espaço para a intimidade física se não formos cuidadosos. É por ignorar esta verdade que muitas moças caem em pecado sexual. Ao considerarem “seguro” estar a sós com seu melhor amigo, desconsideram sua própria humanidade e pecaminosidade.

Quer privacidade para conversar? Que tal a sala ou o quintal da sua casa quando seus pais estão na cozinha ou na sala vendo TV? Que tal um restaurante ou um café ou um parque, na frente de outras pessoas? Protejam-se de vocês mesmas e amem seus amigos (e seu futuro marido) desta maneira. E se ele quiser mais privacidade ou estiver buscando um relacionamento mais íntimo, mesmo que não seja físico, não tenha medo de colocar limites. Se ele prezar pela amizade, irá respeitar.

Ah, e mantenha suas mãos no seu próprio colo. [Eu ia colocar uma dica, mas ele pediu pra concordar com essa aqui!]

4. Não ignore suas emoções.

Somos moças. Temos desejos e emoções. Muitas vezes no desenvolver da amizade vem aquele pensamento: “e se?” Duvido que exista algum casal de amigos de verdade que algum dia não considerou, mesmo que por um instante, a possibilidade que o outro pudesse ser algo mais.

Quando escolhemos uma amizade pra vida, admiramos a pessoa. Já disse ao meu melhor amigo muitas vezes como o admiro. Toda vez que ele age de maneira bíblica, o admiro mais e o incentivo a perseverar. No entanto, não fico pensando nisso. Admirar amigos é algo que fazemos o tempo todo, mas nosso coração é enganoso. Então podemos achar que sentimos coisas que não são reais.

Conversando com outras meninas percebi que somos mais tentadas a pensar romanticamente sobre nossos melhores amigos quando passamos por algum tipo de sofrimento, em especial se ele é o ombro no qual choramos. Seja a perda de um parente, o divórcio dos pais, alguma amizade difícil, o término de um namoro, quando estamos frágeis nosso coração tende a mentir para nós. Fique atenta para não confundir as coisas!

  • Dica do melhor amigo: se você tem desenvolvido, ou está começando a desenvolver, uma amizade mais profunda e saudável com um rapaz, considere no seu coração a possibilidade de um relacionamento, por um motivo simples: as pessoas vão perguntar sobre vocês. Garantido! (depois de 15 anos, a gente sabe bem), e você precisa saber o que sente. Se no seu coração você nunca considerou essa possibilidade, corre o risco de mentir pra si mesma ou para os outros, além de gerar confusões. Seja sincera com você mesma, considere, chegue a uma conclusão e…

5. E se você se apaixonar?

Caso você, de fato, tenha sentimentos por ele, entregue-os a Deus, em primeiro lugar. Em seguida, pondere: algumas pessoas se sentem à vontade para puxar assunto ou dar algumas indicativas de interesse, outras preferem deixar que o rapaz tome a iniciativa. Não tenha vergonha de expor para os seus pais ou para alguma pessoa com sabedoria para te orientar na sua situação, mas busque alguém que você confie e não espalhe os seus sentimentos. A dica do meu melhor amigo? Converse com algum amigo em comum e que seja confiável para descobrir se há interesse da parte dele por você.

Caso ele demonstre algum interesse, e FALE sobre isso, considere bem seus sentimentos – dificilmente amizades voltam a ser o que eram depois de um namoro mal sucedido, por isso não considere este assunto levianamente.

Caso ele não fale sobre isso, e você não se sentir à vontade para abordá-lo ou acreditar que esta não é a maneira correta de proceder, tome uma decisão e cumpra-a: mantenha a amizade e siga em frente ou afaste-se lentamente, pelo menos até os sentimentos confusos se acalmarem. Se necessário, aos poucos, deixe de vê-lo, diminua o número de mensagens no WhatsApp, etc. Lembre-se, no entanto, que sua responsabilidade diante de Deus é a de tratá-lo como irmão, então continue respeitando-o.

Quero compartilhar uma história com vocês. Há alguns anos, desenvolvi uma amizade com um rapaz cristão e, depois de alguns meses, as coisas começaram a ficar diferentes entre nós. Percebi que ele me tratava de uma maneira singular, fazendo coisas que não fazia a outras meninas (me acompanhando até o carro, conversando comigo por horas, pagando a minha conta, etc). Todos os nossos amigos vieram me dizer que achavam que ele estava gostando de mim. O líder do nosso pequeno grupo foi questioná-lo sobre nós e ele não quis falar sobre o assunto. Alguns dias depois, ouvi que outra menina tinha passado pela mesma situação com ele. Creio que esta foi a única vez na minha vida que confrontei um rapaz sobre este assunto. O meu objetivo aqui não era saber se ele gostava ou não de mim, mas, tendo considerado meus sentimentos em meu coração e desejando que ele crescesse, precisei confrontá-lo quanto ao seu comportamento inapropriado. Ele afirmou que não tinha interesses em mim ou na outra moça, e então pude orientá-lo sobre o que é defraudar e como sua atitude foi inapropriada. Ele pediu perdão, agradeceu pela conversa, e continuamos a amizade. Ele também poderia ter dito que sim, que havia interesse, e o resultado poderia ter sido outro. A questão é: se eu não tivesse resguardado o meu coração e considerado meus sentimentos, não estaria pronta para os possíveis resultados desta conversa.

  • Dica do melhor amigo: independente de haver ou não interesse, é muito importante ter esta conversa sobre os sentimentos – e tê-la de novo depois de alguns anos. Acho que já tivemos umas três (contando a que rolou por causa deste artigo). Se não sabemos em que pé está nossa amizade, ocorrerão muitas dúvidas no proceder diário dos dois, e vocês vão se perguntar “se eu fizer (xyz) será que ele(a) vai achar que estou a fim dele(a)?” ou “será que ele(a) fez (xyz) porque está interessado(a) em mim?” Ter “a conversa” garante que vocês dois têm expectativas semelhantes para o relacionamento, o que permite que ele cresça na direção correta. Pra gente a resposta foi sempre não. Para outros casais, a resposta pode ser sim.

Amizades com o sexo oposto podem ser muito especiais, trazendo contribuições para nossa vida que não teríamos de outra maneira, principalmente no caso de não ter um irmão ou irmã de sangue, como no nosso caso. Elas oferecem chances espetaculares de crescimento e amadurecimento. Então, não permita que qualquer tipo de medo lhe impeça de tê-las, mas esteja pronta para o esforço extra e seja sempre sincera com os seus sentimentos, porque vale a pena 🙂

Ah, e é muito importante lembrar que por trás de um relacionamento saudável estão os dois maiores mandamentos da Bíblia:

…‘Ame o Senhor, o teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento’; Este é o primeiro e maior mandamento; E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame a teu próximo como a ti mesmo’Mateus 22:37-39.

Um agradecimento especial ao meu melhor amigo pelas dicas super especiais neste artigo… e pelos últimos quinze anos.