Na última semana falamos um pouco sobre o que Deus revela a nosso respeito quando estamos num relacionamento. O meu pecado, o seu…

Porém, um relacionamento de namoro e futuro casamento é formado por duas pessoas – dois pecadores!

Nós conhecemos bem as nossas falhas e fraquezas e às vezes até as colocamos debaixo do tapete, passamos “o pano”. Mas o que fazer quando o pecado do outro começa a se manifestar na relação? E quando ele pecar contra você? 

Qual a maneira bíblica de lidar com o pecado dele?

  • Tenha expectativas reais

Em primeiro lugar, é preciso controlar as expectativas, alinhando-as à realidade de que o seu amadinho, ainda que seja um fofo, é um belo de um pecador (assim como você).

Todos nós pecamos e carecemos da glória de Deus (Rm 3:23).

Ainda que o seu namorado seja um cristão exemplar, líder de célula, líder de louvor, filho do pastor (etc.), eventualmente ele pecará, e o pecado dele pode te atingir diretamente. Ferir o seu coração.

Isso não quer dizer que você tenha que aceitar toda e qualquer situação, pelo contrário, o namoro é um período de teste, é onde mais se deve buscar conhecer o pecado daquela pessoa com quem você deseja passar o resto da vida.

Apenas não espere que ele não tenha falhas e fraquezas e que nunca vá te magoar, afinal, ainda não estamos completamente livres do pecado, ainda não vivemos em “Glória”, e só seremos santos como é o Senhor, quando Ele retornar e passarmos a viver em novos céus e numa nova terra.

  • Não tenha medo

“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” (Sl 34:4)

O medo nos aliena da realidade que está diante de nós, torna difícil de enxergar aquilo que poderia ser claramente percebido.

Não deixe que o medo de conhecer as falhas do teu namorado deixe você fechar os olhos para quem ele realmente é.

Agora é a hora de descobrir se você será capaz de lidar com o pecado dele. Esse é o momento de confrontar, de colocar o que está oculto à luz. Não tome a decisão mais importante da sua vida no escuro.

Não seja refém do medo de qualquer tipo de medo, seja o medo de ficar sozinha, o medo de desagradar quem você ama, o medo do confronto, ou até mesmo o medo do desconhecido… são tantos os medos que podem nos aprisionar!

No entanto, há resposta no Senhor, como encontrou o salmista! Quando estamos fincadas nEle, seguras nEle, cheias do seu amor, não há lugar para o medo.

Entregue a Ele o futuro do seu relacionamento e não feche os olhos para o que precisa ser resolvido agora, para que ambos não sofram as consequências no futuro do que poderia ter sido tratado desde o princípio.

  • Não seja condescendente com o erro – confronte em amor

A palavra de Deus nos exorta a cuidarmos para que nenhum de nós tenha coração “perverso e incrédulo e se desvie do Deus vivo” nem sejamos enganados pelo pecado, pelo que devemos exortar uns aos outros em amor. (Hb 3:12-13).

O namoro é o começo do relacionamento mais próximo que você pode um dia ter com alguém: o casamento (quando se tornam uma só carne). Por isso, desde quando surgirem os primeiros conflitos, é preciso que haja confrontação bíblica.

Quando o seu namorado pecar, ainda que contra você, exorte-o em amor.

E como fazer isso, quando o pecado dele me ferir?

Vejamos a seguir:

  1. Não seja dona da verdade – utilize a Palavra de Deus como baliza

O pecado é sempre praticado contra Deus! Ele é, em primeira e última instância, o maior atingido pela sujeira do nosso pecado, pois Ele é “SANTO, SANTO, SANTO”.

Isso quer dizer que o pecado do seu namorado, ainda que te atinja de alguma forma, ofende primeiro ao Senhor.

A palavra de Deus tem de ser a nossa baliza. Não há confrontação bíblica quando o ego ferido de quem sofreu com o pecado do outro se põe na condição de juiz. Esse lugar pertence a um só “Justo Juiz”.

Tire a sua dor da frente e o confronte em amor, colocando o que Deus diz a esse respeito em primeiro plano.

  • Tenha em mente a sua condição de pecadora 

Ele é um pecador, assim como você é!

Quando nos colocamos em um patamar superior àquele que nos ofendeu, a ofensa tende a ficar maior e mais dolorida.

Você só vai conseguir olhar para o pecado do seu namorado com a perspectiva celestial, quando entender que ambos estão na mesma situação e carecem da glória e do perdão de Deus.

  • Cultive um coração perdoador/longânime

Se não fosse pelo perdão imerecido que recebemos do Senhor, jamais poderíamos nos achegar a Ele.

Ele nos deu perdão, Ele nos amou primeiro.

O perdão não é uma opção para o Cristão, mas um mandamento.

“E perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores.” (Mt 6:12).

Sem o perdão, todo relacionamento está fadado ao fracasso.

Lembrem-se, quando Pedro perguntou ao Senhor qual deveria ser o limite da sua bondade, Cristo respondeu: se alguém pecar contra você, perdoe não sete, mas setenta vezes sete (Mt 18:22).

  • Saiba a hora de dizer adeus

E se eu entreguei tudo ao Senhor, relacionei-me sem medo, me permiti conhecer as falhas do meu namorado, o confrontei em amor, perdoei, mas ainda assim não vi qualquer sinal de melhora?

Esse é um tema impossível de esgotar em poucas palavras, mas se você não consegue vislumbrar o caráter de Cristo no seu namorado, saiba a hora de dizer adeus!

Por mais difícil que seja terminar um relacionamento, nós nunca estaremos sós, pois o Senhor nunca dos desampara.

Não deixe de buscar nEle orientação e consolo, pois Ele é bom o tempo todo!

  • Um último recado

Semana que vem fecharemos a série falando dos desafios de se manter santo durante o namoro e o problema do contato físico exacerbado. Vem conferir!

 

Vitória Maria Carvalho