Certa vez, numa palestra, ouvi uma história real, vivenciada pelo palestrante. Num aeroporto à espera do vôo, o palestrante e sua esposa estavam sentados à frente de uma pequena família muçulmana: mãe, pai e filha – as duas mulheres da família com o cabelo e quase o rosto todo coberto. A filha assistia algum desenho no tablet. Na hora em que eles precisavam embarcar, sua mãe fez o que era necessário: tirou o tablet da suas mãos e falou para a filha começar a pegar suas coisas, a menina não obedeceu e começou a fazer pirraça. A mãe, então, fez uma coisa diferente do que costumamos ver, ela abaixou-se à altura da filha e falou olhando nos olhos dela, com muita tranquilidade e firmeza: – “CONTROLE-SE, eu sei que você pode se controlar. Não deixe que suas emoções a dominem: você pode dominá-las.” A filha engoliu o choro e obedeceu.

Pense em você, comparando-se com aquela criança, como você tem agido com seus pais e com Deus?  Essa história me faz pensar como, na nossa realidade, ao nosso redor, cada vez mais o incomum tem se tornado comum e o incorreto tem se tornado o correto. Aquela menina era uma simples criança, mas nós, muitas vezes, agimos como crianças apesar de sermos adolescentes ou jovens. Pode soar muito clichê, mas preste muita atenção ao que você irá ler esse simples artigo: você nunca irá atingir os objetivos que Deus tem para sua vida, se você, adolescente, jovem ou adulta solteira, não colocar como prioridade a autoridade de seus pais. Sim, isso mesmo. E nós iremos entender o porquê à luz da bíblia:

“Filhos, obedeçam sempre a seus pais, pois isso agrada ao Senhor.” Colossenses 3.20

Primeiro, precisamos entender que Deus colocou autoridades sobre nós durante a nossa vida aqui na terra. A maior autoridade depois de Deus são nossos pais. Os pais são o tipo de autoridade que tem o direito de colocar as suas vontades acima da vontade dos seus filhos. Entendam bem, eles tem o direito de liderar você e eu, e nós temos a obrigação de segui-los e obedecê-los (enquanto dependermos deles). É esse o tipo de obediência da qual Paulo está se referindo no livro de Colossenses. No capítulo 3 dos versos 1 ao 17, Paulo fala claramente sobre sermos novas criaturas – pessoas revestidas com uma nova natureza – e também sobre deixarmos para trás as coisas que costumávamos fazer quando não amávamos a Cristo, isso inclui desde a imoralidade sexual até a falta de respeito e temor aos nossos pais.

Precisamos pensar como temos agido diante da autoridade deles no nosso dia a dia. Com certeza a luta de obedecer a eles não é fácil. Para muitos, como eu, que tivemos uma família desestruturada, obedecer vai além das nossas forças e entendimento. Por que eu deveria obedecer a pessoas que não fazem as coisas segundo o que Deus manda? Mas a resposta também vai além do nosso entendimento humano.

Devemos obedecer aos nossos pais porque quando o fazemos Jesus Cristo é mais glorificado na nossa vida.

“Filhos obedeçam a seus pais no Senhor, porque isso é o certo a fazer. “Honre seu pai e sua mãe.” Esse é o primeiro mandamento com promessa. Se honrar pai e mãe, “tudo lhe irá bem e terá vida longa na terra”. Efésios 6.1-3

Somos seres pensantes, Deus obviamente não quer que obedeçamos sem pensar, como robôs, mas o nosso pensamento não deve ser: “irei obedecer a meus pais sempre que o que eles disserem for o que eu acho mais certo fazer”. Quando pensamos dessa maneira estamos passando por cima do que Deus mandou a gente fazer.

A única orientação bíblica para não obedecermos à autoridade humana se refere a quando somos orientados a pecar: se nossa obediência aos nossos pais é fruto de nossa obediência a Deus, quando obedecer aos homens implica desobedecer a Deus, precisamos permanecer firmes na Verdade, pois “antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” (Atos 5.29)

Se você ainda vive debaixo da autoridade dos seus pais, você sabe muito bem que muitas vezes algumas ordens ou sugestões deles não nos parecem as melhores ou as que fazem mais sentido, mas obediência continua sendo uma ordem para vocês que são solteiras e moram com seus pais. Aliás, ainda que não mais dependentes deles, mesmo depois de adultas e até mesmo casadas, ainda nos resta a orientação bíblica de honrar aos nossos pais (Êx 20.12, Ef 6.1).

Já que somos seres pensantes, criadas com o propósito de fazer boas obras, precisamos também ter consciência de que podemos fazer sugestões a eles, conversar com eles e buscar a melhor forma de demonstrar nossas opiniões no amor de Cristo, mas sempre sem esquecer que a autoridade sobre nossas vidas foi DADA POR DEUS a eles.

Voltando a história da menina no aeroporto, meu pensamento foi: até mesmo uma família com crenças totalmente contrárias à Verdade do Evangelho entendeu que a menina precisava aprender a aceitar e obedecer a autoridade dos pais. Me pergunto: nós, cristãos, entendemos verdadeiramente a autoridade outorgada por Deus aos nossos pais ou encarregados?  Obedecemos a eles para que “parem de encher o nosso saco” ou porque a nossa obediência é primeiramente ao Autor e Consumador da nossa fé?

Se você entender e colocar em prática essa ordem tão importante que Deus nos deu pode ter toda certeza que sua vida será diferente, pois não obedecemos a Deus pelo que Ele pode nos dar ou proporcionar, nós o obedecemos porque Ele é digno de total obediência e nada pode se comprar ao prazer de viver uma vida em obediência ao Pai de eternidade.