Quem me conhece sabe: eu sou daquelas meninas que sempre viveu sonhando com o grande dia! Antes mesmo do Pinterest existir, já tinha pastas no meu computador com todas as categorias possíveis: vestidos, convites, decoração, tudinho! E quando eu digo “tudinho” é tudinho mesmo. Inclusive detalhes que transcendem ao dia do casamento – queria me casar com 20 anos, ter o primeiro filho aos 23, o segundo aos 25 e o terceiro aos 27. Tudo estava esquematizado para antes dos 30 encontrar meu príncipe, ter o casamento dos sonhos e todos os filhos. Bem louca, né? 

Bom, como você já suspeita, não aconteceu – nem tem acontecido – assim.

Meu primeiro crush foi aos 20 anos. Ele era incrível, mas era bem diferente do que eu tinha idealizado. Esse conflito me deixou emocionalmente confusa e inconstante: um dia eu não via minha vida sem ele, mas, no outro, não entendia porque tinha topado entrar naquele relacionamento. Enfim, estraguei tudo e lutei dois anos para esquecê-lo de vez!

Os anos foram se passando e cheguei nos 25 anos. Nesse meio tempo, tive outros crushs mal sucedidos também. Mas, um dia, algo aconteceu e estava morrendo de alegria! Eu tinha encontrado o homem da minha vida! Minhas esperanças haviam voltado, eu até conseguia me imaginar de noiva! No entanto, eu “achava” que tinha encontrado. Essa alegria e esperança passaram em poucos meses, pois tudo havia sido uma grande ilusão! Com o coração quebrado em mil pedacinhos e lágrimas nos olhos, clamei a Deus por um novo ano tranquilo. 2019 estava chegando e queria vivê-lo livre de machucados amorosos. Queria aproveitar ao máximo sem ninguém, mas com a casa cheia de amigos, viagens e novas experiências. Sabe o que aconteceu? O contrário, de novo!

Não fazia dois meses desde o término com o último crush, quando um amigo pareceu estar mais próximo. Eu estava tão machucada e com tanto medo de me apaixonar que fugi o mais que pude. Mas isso também não deu certo. A insistência graciosa dele, me conquistou. Já não conseguia passar um dia sem falar com ele.

Com nossos pastores caminhando conosco, oficializamos o nosso namoro que, em apenas nove meses, saiu do status “namorando” para “noivos”. Hoje estamos a pouco mais de quatro meses do nosso tão aguardado dia, mas, como você já deve imaginar, as coisas não estão acontecendo como o planejado.

Com a pandemia do Covid 19, muita coisa está em jogo. Não acreditamos que o isolamento social chegará até o mês do nosso casamento, apesar de ser possível, mas existem outras consequências e estas estão “respingando” no nosso dia. Não sabemos como acontecerá. Não sabemos se teremos que adiar. Não sabemos de nada. Mas a minha louca e nada previsível história amorosa e o corona tem me ensinado grandes lições.

OS MELHORES PLANOS

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor”. Provérbios 19:21

Sim, eu posso fazer planos, mas é Deus quem está no controle. E graças a Ele por isso! Eu sou falha e limitada, como saber o que é melhor para mim? Toda as vezes que confiei em mim mesma, bati a cabeça, chorei e sofri. No entanto, quando compreendi que o que prevalece são os propósitos de Deus em minha história imperfeita, tudo ficou mais fácil e leve. 

Aprender isso não é de um dia para noite, mas um processo. A cada dia ou fase, preciso me lembrar que não sou autossuficiente e nem conhecedora de tudo. Preciso me lembrar sempre de Provérbios 3.5-6:

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”. Provérbios 3:5,6

Confiar em Deus é crer que meu entendimento é incompleto e insuficiente para uma boa vida. Reconhecer o Senhor é crer que independente do que aconteça, Ele está no controle, tem propósito em tudo e, no meio do caos, molda meu coração pecaminoso! Quanto mais vivo isso de verdade, mais percebo que os planos dEle são incríveis! Minha história não é perfeita. Minha história não aconteceu como planejei. Mas ela aconteceu como Deus planejou, isso a torna impressionantemente impressionante! Por isso, acredite, Deus tem os melhores planos para você!

A MELHOR COMPANHIA

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. Josué 1:9

O texto acima é o encorajamento de Deus para Josué, que estava com medo de liderar o povo de Israel e a conquista da terra prometida. Nós não vamos liderar o povo de Deus para a conquista de algum lugar, no entanto, o Deus que acompanhou Josué nesse desafio é o mesmo que está conosco hoje! E existe companhia melhor do que esta?

Nessa louca jornada amorosa, Deus tem me ensinado que Ele é a minha melhor companhia. Ele me escuta, Ele me responde, Ele me exorta, Ele não sai do meu lado, Ele (por meio da Sua Palavra) me encoraja, Ele me perdoa e Ele me transforma. Isso crush nenhum poderia fazer e nem o meu noivo, por mais que ele seja o homem da minha vida, que eu confie nele e ele em mim.

Entender que Deus é a minha melhor companhia me tranquilizou nesses anos de crushs frustrados e hoje, como noiva, me ensina a não colocar no meu noivo um jugo que ele não pode carregar. Ele não é Deus. Ele não é perfeito. Ele não um gênio.

Deus é a melhor companhia e Ele quer ser a sua também!

 

A MELHOR HISTÓRIA 

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós…” Efésios 3:20

Não, minha história não aconteceu como eu planejei. Não vou me casar aos 20 e nem ter três filhos antes dos 30. Na verdade, não sei nem como será mais nosso grande dia por conta do corona, tudo está incerto. E também não sei se nós teremos filhos. Mas tenho certeza que estou vivendo a melhor história de todas!

Fico boquiaberta quando repasso a história com o Clayton em minha mente. Cada detalhe dela faz sentido. O jeitinho do meu noivo faz sentido. É impressionante! Sem contar em como Deus tem sido claro confirmando nosso relacionamento – por meio dos nossos pais, líderes e outros mimos.

Quando me lembro de tudo isso, percebo que o dia do casamento é só um detalhe. Claro que queremos viver o que sonhamos, mas, temos a certeza que melhor do que sonhamos é o que Ele irá fazer. Às vezes bate o medo? Sim. Às bate a tristeza de talvez ter os nossos frustrados? Claro. Às vezes não conseguimos dormir a noite com um monte de preocupações? Com certeza! No entanto, Deus faz muito mais do que pedimos e pensamos. Quer ver algo que para alguns parece bobo e que para nós com toda certeza é prova que Deus ama nos mimar? Suba a tela e repare a foto da capa. Ela foi tirada há alguns dias pela fotógrafa que mais admiramos, Nath Smirnof. Este ensaio não estava em nossos planos, mas estava no dEle, nos mostrando, mais uma vez, que faz muito mais do que pedimos ou pensamos. Ah! E não só vejo graça de Deus em meio as notícias boas! Também vejo isso nos “foras” que recebi nos anos anteriores. Em cada um deles, Deus me ensinou algo extremamente importante, que me fez amá-lO e buscá-lO mais! Este Deus, incrivelmente poderoso, capaz de transformar os nossos problemas em bênçãos, é o Deus que está cuidando do meu grande dia!

O Senhor não é seletivo, que presenteia a uns e a outros não! Ele prometeu os melhores planos, ser a melhor companhia e escrever a melhor história para todas nós.

Por isso, querida leitora, não sei se você está frustrada com sua vida amorosa, ou com a loucura que o corona tem causado no mundo, ou com o possível adiamento do seu grande dia, ou com alguma outra frustração, mas saiba que Deus é o maior interessado em sua vida! Como você pode ver ao longo do texto, sou muito detalhista. Mas sabe quem é mais detalhista do que eu? Deus! Deus tem cada pedacinho da sua história nas mãos dEle! Ah! E lembre-se que quanto mais você confia nEle, mais satisfeita e tranquila você se torna, mesmo quando algo aconteceu diferente do que você sonhou e planejou.

Querida, o que tem te afligido nestes dias?  

Confie, descanse e desfrute do que Deus tem para você!