Nós, “mulheres de opinião”, temos a tendência de nos apegar e idolatrar os nossos próprios posicionamentos sobre todo e qualquer assunto. Isso pode ser percebido de várias formas, seja pela dificuldade em ouvir os outros ou por acreditar piamente que precisamos divulgar o que cremos.

No universo cristão o mesmo acontece. Influenciadoras cristãs têm caído na mentira de que sua opinião precisa ser dada para que o mundo seja transformado. Mas nós temos limite!

Nossas opiniões precisam ser balizadas pelo temor a Deus. Provérbios 1.7 diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, ou seja, se queremos fazer diferença por meio das redes sociais, agindo com sabedoria, então, precisamos temer a Deus. Por isso, o que falar, quando falar, como falar, onde falar devem ter isso em consideração. Ah! E o “por quê” também é essencial. Se nosso propósito são os aplausos, forçar alguém a crer como nós, meter o dedo na cara ou mostrar para o mundo que sabemos discutir sobre o assunto a, b e c, logo, estamos fazendo tudo errado. Todo e qualquer post deve ter um único motivo que, parafraseando Mateus 5.16, é: “Da mesma forma, seus bons textos, estudos, conhecimentos e posicionamentos públicos devem brilhar, para que todos vejam e louvem seu Pai, que está no céu”.

Se ser uma mulher de opinião é mais importante do que apontar Cristo, tem algo errado. Se expor um conhecimento é mais importante do que agir com sabedoria, então tem algo errado. E se deixar de falar algo é menos importante do que ouvir os outros, então tem algo errado.

Sem o Evangelho e sem temor a Deus de nada vale nosso conhecimento, posicionamento e missão.

Ser uma mulher de opinião pode ser sim uma bênção para auxiliar outras mulheres a se aprofundarem em seu relacionamento com Deus. No entanto, devido ao pecado, também pode ser uma maldição – gente que envergonha o Senhor, divide a igreja e suja o nome de Deus. Por isso, precisamos desenvolver essas habilidades e dons com temor a Deus, tendo sempre em mente que o propósito é mostrar que todos nós precisamos de Jesus.

“Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento”. (Provérbios 3:5)