Imagine a cena: você está em um chá de panela. A todo momento a noiva diz o quanto ama o seu noivo, o quanto não aguenta mais esperar o dia do seu casamento, e que quer logo passar o resto da sua vida junto com ele. Mas, então, chega na hora das brincadeiras, e uma das brincadeiras organizadas pelas madrinhas são perguntas e respostas sobre o noivo, para testar o quanto a noiva o conhece. Durante a brincadeira, a vergonha que a noiva passa é enorme porque ela, na verdade, não sabe nada sobre o noivo além do básico que todas as outras amigas ali já sabiam. Eles iam se casar, mas pareciam dois estranhos. A Bíblia diz em 1 Pedro 2.2-3:

“Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para salvação, agora que provaram que o Senhor é bom”.

Você agora deve estar imaginando o que tem a ver vida cristã com leite e casamento, mas antes de voltarmos a esse assunto, queria fazer você refletir sobre uma pergunta que um dia um professor me fez: “Porque você submete tudo o que você acredita à Palavra de Deus?” Talvez você me responda: “Porque é a verdade”, “porque é a revelação de Deus para gente”, “porque é por meio da Bíblia que Deus fala com a gente”. E eu vou te responder que todas essas respostas estão corretas, mas então eu te faço uma nova pergunta: se a Bíblia é a forma que nós temos de conhecer aquele a quem servimos, porque aceitamos saber tão pouco sobre ela?

Nós dizemos ansiar tanto pelo dia que Jesus voltará e iremos morar com Ele, mas já pensou que talvez você possa vir a ser aquela noiva que nós vimos no começo do texto? Que ama o seu noivo, mas não sabe nada sobre Ele? Nós precisamos urgentemente quebrar a ideia em nossas mentes de que o estudo da Bíblia, que a teologia, é algo apenas para os pastores, que nós meninas não precisamos saber disso, ou que teologia é “papo de homem”. Todos nós, cristãos ou não, fazemos teologia a respeito de tudo, porque a teologia permeia todas as áreas da nossa vida, a diferença é que talvez a opinião que estamos criando não seja correta por falta de mais informação. C. S. Lewis tem uma frase incrível sobre isso:

“Não devemos ter como lema: “Seja boa, doce menina, e deixe a inteligência para quem a possui‟, mas sim, “Seja boa, doce menina, e não se esqueça de ser o mais inteligente que puder”. Deus não detesta menos os intelectualmente preguiçosos do que qualquer outro tipo de preguiçoso. Se você está pensando em se tornar cristão, eu lhe aviso que estará embarcando em algo que vai ocupar toda a sua pessoa, inclusive o cérebro”.

Talvez você pense, “mas para que eu vou me preocupar em saber teologia? Eu não vou usar isso na minha vida.” Minha amiga, deixa eu te contar uma coisa: TODA QUESTÃO NA VIDA É UMA QUESTÃO TEOLÓGICA! 1Coríntios 10.31 nos diz: “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. Paulo nos diz que tudo que nós fazemos deve ser feito para glorificar a Deus, então isso também quer dizer que em tudo o que nós fazemos existe uma implicação que afeta nosso relacionamento com Deus, e nós só temos um relacionamento com quem nós conhecemos. O seu conhecimento sobre Deus interfere em como você estuda, como você trabalha, como você dirige, como você trata sua família, sua igreja, seu ministério, seus amigos, seu chefe, seu namorado, seu marido, seus filhos, suas expectativas para futuro, seus sonhos, seus planos. A teologia influencia todas as áreas da sua vida, quer você saiba ou não. A diferença é que a medida que você conhece mais, o seu relacionamento com Deus também muda, Ele deixa de ser um Deus distante e quase intocável, ou uma figura errada de Deus baseada em sentimentos e achismos, para ser conhecido como o Senhor Criador do Universo, que também é nosso Pai e Amigo.

É muito comum nós escutarmos que a teologia esfria, e isso pode ser verdade sim, mas tudo depende de como você encara a teologia. Uma boa teologia nada mais é, do que o estudo sobre Deus e Sua Palavra, a mesma que deve te colocar aos pés da cruz, essa teologia nunca vai te esfriar, mas sim te aproximar mais do Deus da teologia.

“Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal”. (Hebreus 5.13,14).

Uma criança não nasce comendo um bife por exemplo, ela começa com o leite da mãe e vai crescendo até conseguir comer uma carne. A nossa vida espiritual é a mesma coisa, e é isso que o autor de Hebreus fala nesse texto, quando nós conhecemos a Cristo como nosso Salvador, nós somos como crianças bebendo leite, mas devemos, pelo exercício constante, crescer para comer alimentos sólidos. Neste capítulo, o autor de Hebreus está justamente exortando seus leitores a buscarem mais o conhecimento de Deus, porque eles já deveriam ser mestres, mas ainda estão aprendendo como se fossem novos na fé.

E eu venho aqui fazer a mesma exortação a você, minha irmã: se você já conhece a Jesus como seu Senhor e Salvador, este é o momento de você começar a crescer em maturidade e conhecimento da Palavra, para que conhecendo melhor àquele a quem você diz amar, possa glorificá-lo em tudo o que fizer.

Entenda também que eu não estou dizendo que todas as mulheres devam entrar em uma escola teológica ou em um seminário, realmente talvez isso ainda não seja uma possibilidade na sua vida hoje, e não existe problema em você não saber grego e hebraico ou fazer a exegese de um capítulo inteiro. O que a Bíblia ordena é que você cresça no conhecimento do próprio Deus, e isso você consegue na sua igreja, em aulas, pregações, cursos que ela oferece, cursos a distância, livros de teologia sistemática ou de vida cristã,  na sua vida de oração e leitura da Bíblia diária.

Não desperdice a sua feminilidade, por medo (ou preguiça) de pensar. Deus te fez mulher pensante, inteligente, à imagem e semelhança dEle. Você é a noiva de Cristo. Conheça o seu Noivo.