Que alegria concluir a quarta semana dessa série! Falamos algumas verdades e mentiras sobre o namoro, pecados que Deus revelou a nosso respeito e como lidar com as falhas do outro. Hoje trataremos de um grande desafio do namoro: o contato físico.

Parto do pressuposto de que vocês já sabem o que Deus deseja para o namoro de seus filhos, que ele seja santo! Vamos assumir que é fato incontroverso que Deus resguardou o sexo para o casamento, pois essa discussão não será objeto do presente artigo.

Deus é santo e deseja que os seus filhos também o sejam. Para isso, Ele nos deu Cristo, para que pudéssemos ser lavados do nosso pecado e adotados como filhos de Deus.

Lembro-me de quando ainda estava solteira e orava a Deus a esse respeito, o desejo mais profundo do meu coração era relacionar-me com um homem cristão, servo e santo.

Essa ideia fazia parecer que seria bem fácil, que o simples fato de – sendo cristã – namorar um cristão faria do meu namoro santo e agradável ao Senhor, mas, na prática, os desafios são muito maiores do que podemos imaginar.

Um namoro santo não é isento de pecado

Primeiro, o que é um “namoro santo?”.

Falamos um pouco sobre santidade no artigo “Eu não sou santa, acredite!”, cuja leitura recomendo (busque aqui no nosso blog).

Em poucas palavras, namoro santo é um namoro separado ao Senhor, entregue a Ele e fundamentado no que Deus diz a esse respeito.

Por outro lado, o namoro é formado pelo relacionamento de um homem e uma mulher que ainda não tiveram a sua natureza pecadora completamente extirpada de si, que ainda estão em processo de santificação, aguardando pela segunda vinda de seu Salvador.

Assim, o namoro santo não é isento de pecado, mas não pode ser entregue ao pecado nem viver escravo dele. Vide Romanos 6.

“Pois bem, devemos continuar pecando para que Deus mostre cada vez mais sua graça? Claro que não! Uma vez que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? 

 (…)

Sabemos que nossa velha natureza humana foi crucificada com Cristo, para que o pecado não tivesse mais poder sobre nossa vida e dele deixássemos de ser escravos. Pois, quando morremos com Cristo, fomos libertos do poder do pecado.”

Cuidado com a intimidade física, ela sempre pede mais

O namoro santo não enverada nos caminhos do prazer sexual!

Há uma grande zona cinzenta de “podes e não podes” aqui. Muitos jovens querem saber exatamente até onde podem avanças em intimidade física, por acreditarem que tem total controle sobre os seus corpos e desejos, podendo andar no limite, sem cair em pecado!

A Bíblia não traz essa lista e quem tentar elaborá-la correrá enorme risco de falar besteira.

O grande problema da intimidade física é que ela é progressiva.

Dificilmente você será tentada a “ir para a cama” com seu namorado nos primeiros dias, semanas ou meses do relacionamento, ou melhor, nos primeiros toques ou estímulos.

1 Tessalonicenses 4 nos lembra que a vontade de Deus é que vivamos em santidade e permaneçamos afastados do pecado sexual (v. 3), que cada um saiba controlar o próprio corpo e viva em santidade e honra (v. 4), não se entregando a paixões sensuais, como aqueles que não amam a Deus (v. 5). Somos exortados, no verso 6, a não prejudicar o nosso irmão quanto a esse assunto, em algumas traduções, a não defraudar, pois o Senhor punirá todas essas coisas.

A vontade de Deus para os namorados é que se abstenham e não incitem o desejo sexual num contexto em que não estão habilitados a supri-lo (pois o contrário representa defraudação).

O limite compete a vocês estabelecer, sem fazer concessões, para que não sejam endurecidos pelo pecado e avencem progressivamente nas veredas do pecado sexual.

Nunca é tarde para voltar atrás

Graças a Deus somos filhas e filhos de um Pai perdoador.

Se vocês tiverem caído no engano do pecado, não se esqueçam que o Senhor é fiel e justo para perdoar os pecados confessos diante dele (1 Jo 1:9).

Nunca é tarde para voltar atrás, mas o quanto antes melhor. 

Quanto mais você avança em pecado sexual, mais difíceis serão as suas lutas, mais intensas as tentações e maiores as consequências e prejuízos ao relacionamento de vocês e entre vocês e Deus.

Se estiver caindo, tome medidas radicais

Já confessaram o pecado, arrependeram-se diante do Senhor e prometeram não cair novamente?!

Muitos casais passam por esse processo não uma vez no namoro, mas inúmeras. A tentação não diminui quando você cede, pelo contrário, ela cria força e raízes, dificultando em muito o processo em busca da pureza e santidade.

Se permanecerem caindo, não tenham medo de tomar medidas radicais.

Alguns casais necessitam de acompanhamento e discipulado, outros conseguirão superar essa dificuldade apenas conversando entre si e estabelecendo limites, outros precisaram cortar completamente qualquer tipo de contato físico, ainda que por um tempo… 

A santidade de vocês é matéria de máxima importância para Deus, façam dela também a sua prioridade.

A luta é diária e as armas são espirituais 

Nossa luta não é contra carne ou sangue, por isso necessitamos nos revestir de toda a armadura de Deus (Ef. 6:11 e 12)!

Muitas vezes as batalhas que estamos travamos são espirituais e só podem ser vencidas nesse nível.

Você precisa se fortalecer espiritualmente para vencer a tentação.

Não cessem de orar e revistam-se da palavra e de toda a armadura de Deus.

Por último…

Vai valer à pena

A palavra do Senhor nos diz que é melhor obedecer do que sacrificar 1 Sm 15:22.

E se eu tive dificuldades nessa área?

Quem não? Na verdade, em todos os temas tratados aqui na série, enquanto vos escrevo, o Senhor segue trabalhando em meu coração, moldando-me e capacitando-me a cada dia a viver a sua palavra, a praticar a fé!

Que ao final possamos entoar em alta voz, como está escrito em 2 Timóteo 4:7-8:

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé!

 

– Vitória Maria Carvalho –