Desde crianças somos ensinadas a pensar sobre uma questão: o que você quer ser quando crescer? Pensamos na resposta restritamente sobre profissão, como se isso resumisse nosso alvo de vida. Mas isso é um engano. Não espere chegar lá para descobrir que há muitas coisas que você precisa decidir e ser, além de simplesmente se médica ou engenheira.
Aprendemos logo que as nossas referências e pessoas-modelo devem ser nossa inspiração para tal decisão. Essas pessoas geralmente são duas: seus pais ou alguém que seus pais também admiram e te ensinam a admirar também. De qualquer forma, a influência dos pais conta muito nesse processo, porque afinal, você os ama, se espelha neles e quer agradá-los, certo?
E se a resposta for… errado?! E se você não ama seus pais, não se espelha neles e a última coisa que você consideraria em tomar uma decisão é a de agradá-los? E se eles não são uma influência positiva sobre você, porque você simplesmente não confia, não respeita ou não admira quem eles são e nem como vivem?
Pois é, muitas de nós temos pais que não foram e não são exemplos, principalmente quando se trata de compromisso com Deus e conduta. Talvez você, como eu, tenha tido uma experiência de agressão verbal ou física, abandono, desprezo, brigas e falta de comunicação e carinho. Além disso, seus pais podem ser alcoólatras, mesquinhos, irados, divorciados, recasados ou com uma vida amorosa um tanto conturbada e confusa, e isso afeta o convívio de vocês e suas convicções sobre família e futuro. Ou ainda, seus pais podem ser cristãos e ir à uma igreja, mas infelizmente vocês não se entendem, não concordam ou não dialogam bem, o que gera uma afastamento ou um relacionamento superficial. Se esse for o seu caso, dificilmente você olhará para eles, naturalmente, com admiração, gratidão e amor. A não ser que não seja mais você vivendo, mas alguém vivendo em você: Cristo. Gálatas 2.20 diz:

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”

Provavelmente, você, Suzana, Mariana, Vanessa, Clara, Fernanda, Luisa, Paloma… eu (!) não conseguirá olhar com gratidão, amor, admiração e perdão para a família que Deus te plantou, se você não decidir morrer. Morrer para suas frustrações como filha, para as suas comparações com outras famílias, para as expectativas de mudança no outro (seja pai, mãe, irmão), para a sua dependência disso para ser feliz. E então viver para Cristo! Cristo olharia com amor para seus pais e os perdoaria do ato mais horrendo que eles cometeram e enxergaria motivos de gratidão, apesar de tudo, em relação a vida deles. Você, querida menina, não consegue, mas Cristo consegue. E é Ele que vive em você (ou deve viver), por meio da salvação.
Dito isso, gostaria de encorajá-la a dar passos em direção à restauração do relacionamento, ao desprendimento disso como um fardo e ao perdão. E ao mesmo tempo, encorajá-la a sonhar com uma história nova, diferente da deles.

Testemunho

“Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você”. Marcos 5:19

Neste texto Jesus liberta um homem de uma possessão demoníaca, Ele o liberta da escravidão e lhe ordena que vá para sua família contar-lhes que foi liberto e salvo pelo Senhor. Diante disso, te pergunto: você já anunciou Jesus dentro da sua casa? Já disse para seus pais e família o que Jesus fez por você? Como tem sido seu testemunho? Muitas vezes nós nos apoiamos nos erros dos nossos pais para justificar atos de rebeldia, argumentos egoístas e debates cheios de ira e competição. Achamos que eles não tem moral para nos ensinar, cobrar ou disciplinar porque fazem tudo errado, e nossa resposta é insubmissão e indiferença.
Será que tudo isso reflete uma adolescente/jovem salva por Jesus? O quanto você tem contribuído para haver paz no seu lar, se essas são suas atitudes? Então sua obediência, respeito e honra são condicionais às atitudes dos outros que te afetam, e não a Deus? Temos um passo a ser dado: você não consegue respeitar seus pais, ouvi-los com paciência e mansidão e obedecê-los? Se Cristo vive em você, isso é possível.

Perdão

“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? “
Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.” Mateus 18:21,22

O próximo passo (você já esperava por ele em algum momento) é o de perdoá-los. Desde a ofensa verbal feita quando você tinha 5 anos de idade e até hoje você guarda rancor, até ao abuso sexual que feriu e fere você até hoje quando é lembrado, deve ser perdoado. Não porque o seu pai/mãe merece perdão, mas porque mesmo sem merecer, você vai demonstrar o que recebeu de Deus: graça! Você não fez nada para merecer o perdão de Deus, muito pelo contrário, fazemos o tempo todo justamente o contrário, e ainda assim Deus nos perdoa, isso é graça, favor imerecido.
Como seus pais veem a Deus? Como você reflete Deus para eles? Com certeza seus pais sabem das dificuldades que vocês enfrentam no relacionamento, mesmo que não assumam erro algum cometido. Mas o que glorificaria mais a Deus, o que traria mais paz à sua casa e o que aproximaria vocês de viver um relacionamento novo: um ato de rebeldia ou uma atitude de perdão? Uma filha impetuosa ou uma filha graciosa? Você consegue ser rebelde, eu sei disso. Mas você consegue ser graciosa e perdoadora também, se Cristo vive em você.

Honra/Respeito

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20:12

Muitas adolescentes e jovens já me perguntaram se deveriam perguntar a opinião dos pais sobre alguma decisão sendo que eles não são cristãos. Minha resposta é sempre a mesma: sim. Seus pais, mesmo sendo quem são, foram instituídos como autoridade de Deus sobre sua vida, e mesmo se não forem cristãos, Deus pode usá-los para cumprir o Seu plano perfeito em sua história.
Não se esqueçam: Deus é soberano e tem o controle de tudo nas mãos! Ele não vai ser impedido ou confundido durante o percurso de sua vida por uma decisão dos seus pais descrentes. Além disso, você deve respeitá-los, pois isso inclui uma conduta que você deve desenvolver como cristã (cf. Cl. 3.12,13) e exercer os frutos do Espírito (cf. Gl. 5.22,23). E sim, isso é uma ordenança com promessa: “a fim de que tenhais vida longa na terra..”. Vale a pena obedecer a Deus. Honrar e respeitar os seus pais pode ser algo extremamente difícil e sacrificial, mas com Cristo vivendo em você, isso se torna mais palpável.

Gratidão

”Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1 Tessalonicenses 5:18

Eis aqui um exercício surpreendente: agradecer a Deus pelos seus pais, sua família. Com certeza as reclamações e insatisfações sobressaltam no seu coração e estão na ponta da língua, mas você já experimentou olhar para sua história e para sua família e encontrar motivos de gratidão por estar nela? O que seus pais fizeram de bom? Um momento feliz? Um presente? Uma lembrança? Um elogio? Ou até mesmo algo ruim, mas que contribuiu para te tornar uma moça mais madura, mais prudente, mais misericordiosa? Eu mesmo, quando olho para trás, enxergo em cada dificuldade que vivi, o moldar de Deus no meu coração e caráter para me trazer para onde estou e sou hoje. (Rm. 8.28,29)
Neste passo, vamos tentar ser mais práticas: pegue uma caneta e um papel, escreva 5 motivos de gratidão pelos seus pais/família, ore agradecendo a Deus por eles e após esse processo, expresse isso para seus pais, diga a eles o que lhe faz ser grata pela vida deles. Como um segundo passo, ore e dependa do Senhor para não reclamar na próxima semana, mas ao invés disso, orar pelo que te incomodou, confesse a Ele sua indignação e peça que Ele te ajude a viver Colossenses 3.12,13, que lemos no tópico anterior. Neste processo prático, lembre-se que Cristo vive em você, e tudo isso por mais difícil que seja para você executar, não será você, mas Ele. Dependa dEle.

Satisfação

“Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim” 2 Coríntios 12:9

Como último passo, quero te dizer algo: seus pais podem nunca mudar. Sua família pode nunca mudar. Mas você pode mudar. A sua satisfação não está na transformação da sua família, nem no seu relacionamento com seus pais. A sua satisfação deve estar no Senhor. Isso deixará sua jornada mais leve, porque seu coração estará guardado em Cristo (Pv. 4.23 e Fp. 2.4-6), ele não te enganará com mentiras sobre Deus, você e seus pais (Jr. 17.9) porque você não vai estar dando os passos de mudança acima em busca de resultados, mas por a Deus e por amor aos seus pais.
Isso não é uma barganha, faça isso que Deus responderá e te dará o que você quer. Não, talvez Deus não mude seus pais, mas Ele usou toda a sua história e os seus passos de obediência para mudar você, e te mostrar a plena satisfação e alegria que só nEle você pode ter.
Eu não tenho a mesma história dos meus pais, nosso relacionamento vem sendo restaurado até hoje. Meus pais mudaram? Em algumas coisas sim, em outras não. Mas isso não me afeta mais. Aprendi que o poder não vem de mim, mas do Senhor (Jo.16.7-8) e Ele fará conforme a sua sabedoria (Rm. 11.33), por isso devo descansar e fazer a minha parte como cristã e como filha, por amor ao Senhor.
Você não quer ter a mesma história dos seus pais? Há apenas uma forma disso acontecer: Cristo vivendo em você.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20