“Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida”. Provérbios 4:23

Há algum tempo, li a reflexão de uma jovem que se dizia desanimada de ver fotos de casais felizes na internet. Segundo ela, ninguém poderia ser feliz assim o tempo todo. Quando li seu argumento, um alerta soou em minha mente, algo como: “Ôpa! Há algo errado com essa forma de pensar”, mas não identifiquei imediatamente o que era. Passados alguns dias… “Sim! É isto que está errado.”

As redes sociais estão longe de ser um reflexo fiel de nossas identidades. É só uma pontinha do que realmente acontece nas nossas vidas. Os corpos maravilhosos não contam os procedimentos estéticos pelos quais foram esculpidos, as horas na academia, a alimentação regrada, os retoques de photoshop e muito mais. Os casais bonitos não contam os conflitos, lutas e resoluções. Uma casa bonita não conta o trabalho duro. Filhos educados não contam as lágrimas dos pais diante de Deus por sabedoria, paciência e criatividade para cumprir suas funções.

Então, o que há de errado com o modo de pensar da jovem que eu citei no início, que acusa de mentirosas as postagens “felizes” das redes sociais? Não é justo acusar de falsidade a pessoa que posta as coisas boas da vida dela. Errada está aquela que espera encontrar nas redes um padrão realista para a vida. E o como isso se relaciona com a advertência de Provérbios a respeito de guardar o coração?

Segundo a Palavra de Deus, o coração é o centro de controle do ser humano, onde residem os pensamentos, intenções, crenças, desejos e emoções. Por causa do pecado, os “dispositivos de controle” foram corrompidos, e passaram a produzir informações e relatórios “enganosos”. Daí, nossos pensamentos, desejos e sentimentos penderem sempre para o lado errado. Para corrigir esses enganos, Provérbios 4.23 traz o imperativo “guarde o seu coração”.

Guardar o coração é ter Cristo habitando nele (veja Efésios 3.16-17) Quando habitado por Cristo, passamos a ter a perspectiva de Deus  sobre quem verdadeiramente somos e sobre como o mundo realmente funciona. Em Cristo, temos clareza sobre o que Ele espera de nós em qualquer situação (dever) e Suas promessas (privilégios). Assim aprendemos a pensar como Ele e, então, a viver como Ele em todas as esferas, inclusive nas redes sociais.

Portanto, guarde o seu coração das ilusões que o universo virtual tenta construir, abrigando-o em Cristo. Considere alguns benefícios disso: você julgará menos os que estão atrás de outras telas; diminuirá a comparação com os “recortes” de várias vidas imperfeitas como a sua; poderá se ver livre da inveja; deixará de acusar de imaturos os posts das pessoas aparentemente perfeitas; eliminará o desânimo e a insatisfação. Resumindo, “guardar o coração” em Cristo fará de você alguém maduro o suficiente para circular nas redes sociais sem ser escravo da imagem – sua e dos outros.

Se é seu desejo libertar-se do “engano dos filtros”,  peça ao Senhor e lute com as forças Dele para ter maturidade no uso das redes sociais. Do contrário, o universo virtual só trará fardo para a sua vida. Tire um tempinho hoje para orar por isso e até mesmo estabelecer áreas que você precisa amadurecer, como: inveja, comparação, julgamento, leitura errônea das redes sociais, etc. Isso te ajudará a ter um ano mais leve.