“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus.” Neemias 1.4

Os muros da cidade de Jerusalém estavam em ruínas, suas portas haviam sido consumidas por fogo e os judeus estavam sofrendo muito.  Neemias descreveu-os em seu livro como humilhados. Muitas vezes sentimo-nos inseguros por morar em uma casa e preferimos um apartamento. Imagine uma cidade inteira sem proteção, sujeita à invasão de nações inimigas! A situação deles era caótica. E Neemias, que era copeiro do rei em Susã, na Persia, ao ouvir sobre seus compatriotas demonstrou interesse pela vida deles, sentiu a dor deles. Sua reação foi chorar, lamentar, jejuar e orar por isso. A diferença entre murmuração e lamentação é que a primeira demonstra falta de fé em Deus, pois é simplesmente uma reclamação, uma insatisfação com o que Deus tem feito, enquanto a lamentação é entregar a Deus, mesmo que sofrendo, suas tribulações e dificuldades, expressando-as em oração. 

Você ora constantemente pedindo a Deus para ajudar teus amigos e familiares como ora por si? Quando algo ruim acontece, você consegue conversar com Deus sobre seus problemas sem reclamar ou ficar insatisfeita? Você reconhece que Deus, apesar do caos aparente, tem o controle das circunstâncias e poder para revertê-las de acordo com Sua vontade?

Oração: Deus, muito obrigada porque posso me refugiar em Ti, posso lamentar minhas dificuldades para Ti e confiar, em paz, que o Senhor está controlando tudo. Perdoa meu coração que tantas vezes questiona Tua vontade e não quer confiar em Ti. Ajuda-me também a demonstrar o amor para outras pessoas, intercedendo pela vida delas e me compadecendo delas, como o Senhor deseja. Em nome do Teu filho, amém!