“Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos, que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti. (vv. 5,6). Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei (vv.11).”

Ao longo do livro de Neemias, percebe-se que ele era um servo que orava constantemente (4.4-5; 5.19; 6.9; 6.14).  Ele é um exemplo do que significa “orar sem cessar (1Ts 5.7)”, que é estar sempre disposto a orar (não necessariamente orar sem parar o dia inteiro). Suas orações eram tanto do tipo relâmpago, isto é, pequenas frases ditas em algumas circunstâncias, quanto do tipo “devagar” e organizadas. Perceba que nos trechos acima, a oração dele segue uma pequena estrutura: Ele engrandeceu a Deus, reconhecendo Seus atributos (características), o que demonstra sua submissão ao Senhor e sua confiança nEle. Em seguida, ele confessou os pecados do povo, mas se incluiu também. Ele orou dizendo “eu e o meu povo temos pecado”. Neemias foi humilde diante de Deus. E por fim, ele suplicou ao Senhor que ouvisse a oração dele e fosse benevolente com o povo. A oração de Neemias é um exemplo do que Deus espera de Seus filhos, ela se assemelha em alguns aspectos ao Pai Nosso, que Jesus nos deixou de exemplo (Mt 6.9-13). Contudo, a oração não deve seguir um padrão automático (Mt 6.7,8), deve ser uma conversa sincera com Deus, de acordo com a vontade dEle.

Como está sua vida de oração?  Você conhece os atributos de Deus para exaltá-lo? Você tem o hábito de confessar seus pecados? Você coloca diante de Deus suas súplicas ou apenas murmura?

Oração: Deus, muito obrigada pelos exemplos que deixou na Tua Palavra. Obrigada porque és tão bom e estás sempre pronto a me ajudar e ensinar. Perdoa minha preguiça que me impede de orar tantas vezes e de me achegar a Ti. E ajuda-me a orar e agir conforme a Tua vontade. Em nome de Jesus, amém!