“Por isso prossegui: “O que vocês estão fazendo não está certo”. Vocês devem andar no temor do Senhor para evitar a zombaria dos outros povos, os nossos inimigos.” 

Por estarem desesperados com a situação caótica em que viviam, os judeus estava reclamando de seus próprios irmãos compatriotas. Em vez de depositarem sua confiança em Deus, em que Ele estava cuidando deles, acabaram vendendo seus compatriotas e cobrando juros deles. Quando Neemias soube da situação, ficou furioso e os repreendeu conforme o versículo acima.
Em tantas outras circunstâncias, Deus havia ensinado ao povo que a obediência a Ele acarretava proteção e cuidado contra as nações inimigas (Dt 5.29), mas caso agissem de forma contrária, sofreriam zombaria e perseguição. A obediência a Deus, embora em muitos momentos seja difícil, é compensadora, pois traz paz e proximidade com o Senhor (Jo 15.10-11), além de demonstrar que somos Seus filhos (Jo 14.15).

Você demonstra obediência a Deus no ambiente em que estuda/trabalha? Você tem dúvidas sobre como obedecer a Deus em alguma situação? Que tal buscar conselhos com pessoas mais maduras da igreja ou até com os seus pais (Pv 12.15)? Você confessa a Deus seus pecados quando não O obedece?

Oração: Deus, muito obrigada porque a Tua Palavra é tão clara e nos ensina tanto. Obrigada porque quando Te obedecemos, desfrutamos de paz e um bom relacionamento contigo. Perdoa-me quando priorizo as minha vontades pecaminosas em detrimento da Sua vontade. Ajuda-me a seguir pelo caminho da retidão e a Te temer sempre. Em nome de Seu filho, Jesus, amém!