O ano de 2020 nos atropelou. Realizamos pouco, ou quase nada, do que nos propusemos no último janeiro. Talvez a pandemia te tenha tirado um familiar, um amigo, um emprego… tenha te isolado e afastado de tanta coisa. Talvez tenha até a afastado de Deus. Possivelmente, alguma dessas coisas, ou todas elas, tenham acontecido com você.

O início de um ano novo costuma ser acompanhado de expectativas e esperança. Traçamos novas metas, fazemos novas listas e temos novos desejos a serem realizados. A chegada de 2021, especialmente, tem um gosto diferente. Provavelmente, alguns desafios de 2020 continuam pendentes e, talvez, sem perspectiva de resolução.Tanto a fazer, realizar e sonhar… e a sensação que ficou é de que não temos controle de absolutamente nada. E não temos mesmo.

Considerando que não temos mesmo o controle de tudo, o que, dentro do seu alcance, você deseja realizar nesse novo ano, querida leitora?

Eu sempre fico pensativa. Faço uma lista mental do que preciso desenvolver e melhorar. Mas, diferente dos anos anteriores, eu só me propus a uma única tarefa. Um único ponto que preciso desenvolver a partir desse ano. E, é essa única “resolução de ano novo” que gostaria de compartilhar nesse primeiro texto do ano.

PARE DE TERCEIRIZAR SUA VIDA COM DEUS.

Eu estava passeando pelos stories do Instagram e me deparei com esse conselho de uma escritora cristã que eu sigo, a Fernanda Witwytzky. Temos tanto conteúdo disponível na internet como blogs – iguais a este que escrevo –  vídeos, podcasts, audiobooks, influencers… consumimos tanta coisa o tempo inteiro. Há tanto material bom disponível de forma gratuita por pessoas que estão realmente dedicadas a colaborar com a Igreja do Senhor. Todavia, por melhor que sejam esses incontáveis conteúdos, nada substitui o seu tempo a sós com Deus. N A D A.

Convenhamos, às vezes é mais fácil assistir um vídeo do que se dedicar a leitura das Escrituras e à oração. Não me entenda mal, esses materiais são relevantes e excelentes ferramentas de crescimento espiritual. Continue usufruindo deles, são feitos para o crescimento da Igreja e para a glória de Deus.

Contudo, se só tiver tempo para uma única coisa,  dedique-se à leitura das Escrituras e à oração. Não delegue a outra pessoa, seja ela pastor, teólogo ou escritor, o desenvolvimento do seu relacionamento com Deus. Isso é pessoal e intransferível.

“Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos.

Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos.

Então não ficaria decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos.

Eu te louvarei de coração sincero quando aprender as tuas justas ordenanças.

Obedecerei aos teus decretos; nunca me abandones.

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.

Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos.”

(Salmos 119: 4-12 – NVI)

Nessa passagem, o salmista nos revela o segredo para uma vida de santidade: guardar a Palavra do Senhor. A única formar de “guardar” essa Palavra é lendo e meditando, para que penetre fundo nos nossos corações.

Eu amo estudar assuntos teológicos específicos e me debruçar nos livros disponíveis. Mas, algumas vezes, faço isso ao invés de orar e ler a Bíblia. Estou errada, a prioridade é a vida devocional. Esses materiais complementares são úteis, mas quando o salmista declara que guardou a palavra para não pecar contra Deus, foi a própria Palavra de Deus e não a inspiração de livros.

Como disse, continue lendo diversos livros e preenchendo seu coração com conteúdos relevantes que te ajudem na caminhada cristã. Todavia, priorize a leitura das Escrituras. Decore os versículos, faça planos de leitura… dedique-se efetivamente à leitura da palavra e à oração. Não substitua esse tempo, por melhor que seja o recurso. Complemente. Estude mais. Vá além. Mas de forma alguma transfira a responsabilidade. Vá direto à Fonte.

Se, por alguma razão, você acha que a Bíblia é um livro difícil de ser lido e compreendido, faça uso das versões mais simples que existem. Não negligencie seu tempo com o Senhor e não terceirize essa função a ninguém. Conheça ao Senhor de maneira direta. Isso é um privilégio! Temos a palavra de Deus escrita em nosso idioma, com as mais diversas versões, de modo a facilitar a nossa compreensão e facilitar o desenvolvimento do nosso relacionamento com a Palavra da verdade. Aproveite! Usufrua do tempo com Deus. É maravilhoso como o nosso Deus é pessoal e continua falando conosco através da Sua Palavra.

O desafio que te faço hoje é o mesmo ao qual me propus: pare de terceirizar a sua vida com Deus. Leia as Escrituras. O blog tem um plano de leitura bíblica anual disponível (clique aqui!) para te auxiliar nessa empreitada. Vamos juntas?

 

Por Ana Luise Sabatier