Nas semanas anteriores, vimos que a ansiedade pode ser gerada por: CULPA, MEDO, EXPECTATIVAS FRUSTRADAS ou por uma TENTATIVA DE CONTROLAR O FUTURO. Também chegamos à conclusão de que a ansiedade é pecado, pois: é fruto de um CORAÇÃO IDÓLATRA e INCRÉDULO, porque é IMPRODUTIVA e ME ROUBA O TEMPO, porque me faz PARECIDA COM O MUNDO e não com Cristo e também porque INVERTE PRIORIDADES e DISTORCE VALORES. Por último, buscamos estabelecer alguns parâmetros para que você pudesse identificar se está ou não sendo dominada pela ansiedade, que foram os seguintes: pensar se algo tem sido mais importante para você do que Jesus, pensar nas motivações e na forma como você faz planos, refletir na forma como você lida com as frustrações, e avaliar se seu corpo tem mostrado sintomas de alguém que está sendo escravizada pela ansiedade. Hoje nosso objetivo é identificar de que maneiras podemos lutar contra a ansiedade e vencê-la. Vamos lá?

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” (Efésios 4.22-24)

Este texto é muito útil para lutar contra qualquer tipo de pecado, pois nos ensina qual o caminho para a transformação de vida que Deus deseja fazer em nós. Em primeiro lugar, ele aponta para a necessidade de DESPIR-SE do velho homem. Esse verbo traz a ideia de tirar uma roupa, ou seja, abandonar as práticas que você tinha antes, parar de praticar, de fazer o que é pecaminoso. Em segundo lugar, o texto fala que temos que ser RENOVADOS no nosso modo de pensar. Isso significa racionalmente entender o pecado, como ele desagrada a Deus e como a vontade de Deus, ou seja, o caminho que Deus aponta como correto, é melhor, superior e mais benéfico para mim mesma. Isso envolve o que Paulo chama de “levar cativo todo pensamento a obediência de Cristo” em 2 Co 10.5, ou seja, compreender a superioridade das promessas eternas de Deus em relação às promessas passageiras do pecado. Por último, o texto diz que temos que nos REVESTIR do novo homem, trazendo a ideia de vestir uma roupa nova. Isto significa que devemos colocar em prática novas atitudes que substituam aquelas que tínhamos quando incrédulos. Não adianta tirar os móveis velhos e limpar a casa sem substituir por novos móveis. Da mesma forma, se você não colocar em prática novos hábitos que agradam a Deus, vai acabar voltando aos que estava habituada antes, os hábitos do mundo.Vamos agora ler esse próximo texto tendo em mente esse caminho: DESPIR, RENOVAR e REVESTIR:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4.6-8)

DESPIR: “Não andem ansiosos

Chegando a esse ponto pode parecer meio óbvio, mas vamos repetir essa verdade: Deus não deseja que você seja ansiosa! Por isso, o primeiro passo para vencer a ansiedade é abandonar esse hábito pecaminoso. Você pode tentar fazer isso de muitas formas erradas: pode tentar minimizar o problema, repetindo mantras como “vai dar tudo certo”, “isso acontece com todo mundo”, que não vão fazer com que você se livre da ansiedade por mais de dez segundos.

Também não vai adiantar aquele pensamento de que “outras pessoas tem problemas maiores do que esses”. Tive um professor de geopolítica no Ensino Médio que dizia em suas aulas que todas as vezes que ficássemos preocupados se iríamos ou não passar no vestibular, deveríamos pensar no problema da fome na África, que mata tantas pessoas todos os anos “Lembre-se que isso sim é um problema! Se você não passar, tem o próximo ano para se preparar mais e tentar de novo, ninguém vai morrer!”, ele dizia. Parece até algo que funciona, mas na prática, nenhum dos meus amigos conseguiu vencer a ansiedade do vestibular pensando nas criancinhas que morrem de fome na África. Isso acontece porque, por mais que as preocupações de outras pessoas sejam maiores ou mais sérias que as suas, são as SUAS preocupações que te fazem pecar. Então pensar nas preocupações dos outros realmente não vai te ajudar, infelizmente.

Você também pode tentar fugir, como eu disse no primeiro artigo, indo até a geladeira e comendo para aliviar sua tensão, buscando sair “para espairecer”, viajar, fazer compras no shopping, ou qualquer outro passatempo. Mas, obviamente, essas coisas também não vão resolver a ansiedade, pois ela vai continuar lá, quando você deitar a cabeça no seu travesseiro e não conseguir dormir. Você deve começar acreditando no poder de Deus que, através de Cristo te libertou da escravidão do pecado (Gl 5.1). Acredite que Deus pode te livrar desse hábito pecaminoso e parta para o segundo passo: renove sua mente!

RENOVAR: “Pensem nessas coisas

Deus não fala apenas o que NÃO devemos fazer, mas nos aponta também o que devemos fazer. A renovação de mente, como dissemos anteriormente, é entender de que forma a vontade de Deus é superior ao pecado. Ao invés de alimentar pensamentos ansiosos, a Palavra de Deus nos aponta para o que deve ocupar a nossa mente:

  • Tudo que for VERDADEIRO”: a pessoa ansiosa gasta muito tempo pensando em coisas que não são verdadeiras – “se isso acontecer” (sendo que ainda nem aconteceu), “se aquilo der errado” (quando ainda nem há um problema real), “fulano deve estar pensando naquilo” (quando o fulano nunca te disse nada sobre), entre outras coisas que não passam de mentiras e alimentam preocupação e intrigas. Ao contrário, devemos pensar somente naquilo que é verdadeiro. Ao invés de alimentar preocupação, você pode, por exemplo, alimentar gratidão por aquilo que Deus já fez em sua vida. Trazer à memória a forma como Deus já cuidou de você no passado vai te ajudar a desenvolver confiança nEle. Quando seu coração começar a se agitar pensando nas possibilidades, lembre-se que Deus não abandona seus filhos! E se Ele já nos deu o mais caro, que foi a vida em Cristo, o que mais Ele vai reter? Como Pedro afirma em sua epístola, “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5.7).
  • Tudo que for NOBRE”: a palavra nobre também pode ser traduzida por respeitável ou honorável (digno de honra), que significa que devemos substituir aqueles pensamentos maldosos que temos em relação aos outros, por pensamentos que mostram virtudes, qualidades e caráter. É certo que ninguém tem caráter tão belo quanto o de Cristo, mas todos nós carregamos a imagem de Deus que, mesmo corrompida, pode nos mostrar algo respeitável. Pensar sobre isso vai ajudar você a confiar também nas pessoas.
  • “Tudo que for CORRETO”: também traduzida como “justo”, a palavra “correto” aqui significa ter um pensamento que esteja em conformidade, em harmonia com o pensamento (vontade) de Deus. Além de pensar de forma inocente acerca das pessoas, você deve pensar na obra de Cristo, na excelência de Seu caráter, na justiça de Deus que um dia vingará toda injustiça e mal. Você não precisa fazer justiça com suas próprias mão, pois você tem um Deus que fará isso melhor que você. Aliás, você precisa é se tornar mais como Ele a cada dia, então, foque seus pensamentos no seus próprios pecados, confesse-os e busque maneiras de lutar contra eles, gaste sua energia e esforço com isso, ao invés de pensar nos pecados dos outros. Debruce-se nessa tarefa de forma corajosa, sabendo que Deus não permite que sejamos tentados além de nossa capacidade (1 Co 10.13), mas pelo contrário, já nos deu todas as armas que precisamos para lutar e vencer!
  • Tudo que for PURO”: pureza está relacionada a estar limpo, ser encontrado inocente. Sabemos que somos pecadoras, mas Cristo nos apresenta a possibilidade de pensar em coisas que são puras! Ao invés de pensar, por exemplo, em imoralidade sexual, pornografia, em como flertar ou defraudar um garoto, em como instigar o sexo oposto, podemos pensar em como protege-los, em como ajudar nossos irmãos a não pecarem nessa área. Não estou dizendo que o pecado deles é culpa das mulheres, mas estou dizendo que nós com certeza podemos facilitar as luta deles, quando deixamos de nos comportar de forma provocativa. Isso envolve uma maneira pura de falar, envolve discrição no vestir e no comportamento também.
  • Tudo que for AMÁVEL”: uma vez escrevi um artigo sobre falsidade em que expliquei que amar alguém não envolve somente os momentos em que a pessoa está presente, mas também os momentos em que você está sozinha com seu pensamento. Pensar naquilo que é amável significa desenvolver um olhar de graça sobre os outros. Ao invés de pensar em como fulano ou fulana continua pecando, busque encontrar as áreas nas quais você vê Deus agindo (pode ter certeza que Ele está fazendo alguma coisa! Se você não consegue enxergar, peça esse entendimento a Deus), seja amável com a pessoa em seus pensamentos! Perdoe! Ame como Cristo te ama!
  • Tudo que for de BOA FAMA”: a tradução da expressão euphemos como “boa fama” deixa passar um aspecto importante da palavra – ela significa “proferir palavras de presságio, falar auspiciosamente”. Sabe aquele pensamento que deseja que algo de ruim aconteça com alguém? Pois é, é exatamente esse pensamento que você vai substituir por um pensamento que deseja que coisas boas aconteçam na vida da pessoa. Fulana é uma pessoa difícil? Pense em como ela seria se se encontrasse com Jesus! Gaste tempo orando por ela, pensando em como ser um bom testemunho para ela!
  • Se houver algo EXCELENTE”: podemos entender “excelente” aqui em dois aspectos. O primeiro, significa agir com excelência, ou seja, com virtude. Ao invés de ficar pensando no que pode dar errado, pense em como você pode fazer um trabalho excelente. Há algo que está sendo negligenciado? Você está dando o seu melhor nesta tarefa? Faça tudo com excelência, como se fosse para o Senhor (Cl 3.23)! O segundo significado da palavra inclui a ideia de modéstia ou bondade moral – significa não pensar que sou melhor que os outros, que meu trabalho é mais importante, mais bem feito, etc., mas ter um conceito equilibrado de si mesmo, como Paulo orienta em Romanos 12.3, pois todas as partes do corpo de Cristo são importantes!
  • Se houver algo DIGNO DE LOUVOR”: a palavra grega epainos, que aqui é traduzida pela expressão “digno de louvor” tem o sentido de aprovação, recomendação, louvor. Essa expressão reforça a ideia de bendizer, pensar coisas boas dos outros ao invés de alimentar pensamentos maldosos.

REVESTIR: “Apresentem seus pedidos a Deus

Depois de renovar seu modo de pensar, substituindo seus pensamentos maldosos, ansiosos e medrosos por pensamentos bondosos, gratos e corajosos, agora você também vai REVESTIR a sua vida por uma nova atitude. Que atitude é essa? O texto de Filipenses nos orienta a apresentar nossos pedidos a Deus, com orações, súplicas e ações de graças.  Essa orientação também aparece em 1 Ts 5.17-18, em Ef 5.20 e por vários outros lugares, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

Colocar diante de Deus o que desejamos que aconteça de maneira sincera tem um efeito duplo de intensificar nossa intimidade com nosso Pai e, ao mesmo tempo, lembrar nosso próprio coração de que Deus é Deus, e não nós.

A promessa apresentada pelo texto de Filipenses é que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”. Quer dormir tranquila? Quer parar de comer compulsivamente? Quer vencer essa preocupação que não deixa você se concentrar em mais nada? Leve seu pensamento cativo a Cristo (2 Co 10.5)! Confie que vale mais a pena acreditar na promessa de Deus, que te oferece uma paz que excede todo o entendimento; do que acreditar no pecado, que te oferece um controle ilusório das situações, que na verdade vai te escravizar e tirar sua paz.

Desde que encontrei a Cristo, na adolescência, tenho lutado contra a ansiedade. Ás vezes desfruto da alegria de ser vitoriosa em Cristo, outras vezes cedo ao pecado e acabo arrependida. Tenho, no entanto, a certeza de que Deus tem um caminho muito mais excelente do que o que eu posso planejar ou imaginar. É um caminho que passa por sofrimentos e frustrações que eu não planejei, mas que, visto da perspectiva correta, é um caminho glorioso e muito superior aos meus sonhos e planos! Pensando nisso, quero terminar essa série compartilhando um poema que escrevi sobre o que Deus tem me ensinado. Espero que seja encorajador para vocês!

ANTÍDOTO PARA ANSIEDADE

Se aquieta, coração que se debate

Que se enrola e se contorce

Debulhando ansiedade

Entrega ao Dono da história

O que não pode controlar

Deixa o rio correr

No gosto de Quem sabe tudo

Daquele que ama sem limites

E tece passado e futuro

Deixa o autor da vida

Escrever o seu soneto

Deixa o mal te alcançar

Para que a rima perfeita se faça

E quando te envolver o mal

Leva consolo à desgraça

Leva descanso ao exaurido

Chora com o destruído

A quem a lepra carcomiu

Deixa o que é teu

Leva o que é do outro

Cala o sofrimento

Em oração e sacrifício

Pede a Ele o alívio

Que tua alma não alcança

Espera pela bonança

Pois no fim tudo certamente bradará:

“Glória! Glória ao Único que é digno!”