Todas as vezes que pensei no título deste texto, meu cérebro cantou:

“Deus de Aliança, Deus de Promessa, 

Deus que não é homem pra mentir.

Tudo pode passar, tudo pode mudar

Mas tua Palavra vai existir.”

Não que eu seja a maior fã dessa música, mas esse refrão chiclete carrega uma verdade bíblica que é a solução tanto para a nossa ansiedade quanto para o nosso desespero.

A Bíblia está coberta de afirmações sobre a fidelidade de Deus, mas muitas vezes cantamos “Tu és Fiel, Senhor, Fiel a mim” sem entender que Ele é, primariamente, fiel a si mesmo. O que queremos dizer, então, quando dizemos que Deus é um Deus de Aliança

Talvez você esteja pensando em pactos como o que ele fez com Noé (“Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra.” Gn 9:11), Abraão (“De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome.” Gn 12:2) ou Davi (“A tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.” 2 Sm 7:16). Mas há uma aliança, anterior à todas essas, que precisamos entender para conhecer, de fato, o caráter fiel de Deus.

Antes que o mundo fosse formado, antes que Adão houvesse respirado, antes que o pecado tivesse entrado no mundo, Deus formou consigo mesmo uma aliança para salvar um povo para Si. Antes que houvesse a necessidade de graça e perdão, Deus os proveu ao entrar na Aliança de Redenção.

É uma questão de urgência teológica que cristãos não pensem em Deus como um soberano que improvisa Seu domínio sobre o universo. Deus não “sai fazendo” sem pensar. Ele também não deve ser visto como um administrador incompetente que é tão inepto em seu planejamento que seu projeto para redenção deva ser continuamente sujeito a revisão de acordo com a ação dos homens. O Deus da Escritura não tem plano B ou plano C. Seu plano A é de eternidade a eternidade. É ambos perfeito e imutável já que depende do caráter eterno de Deus, que é, entre outras coisas, santo, onisciente e imutável. O plano eterno de Deus não precisa de revisão por causa de imperfeições morais que o façam necessitar purificação. Seu plano não foi corrigido ou alterado porque Ele recebeu algum conhecimento que Lhe faltava no começo. O plano de Deus nunca muda porque Deus nunca muda, e porque não existem níveis em perfeição, porque ela não pode ser melhorada. (1)

A Aliança de Redenção, diferente das alianças acima mencionadas, é uma aliança entre as pessoas da Trindade – especificamente entre o Pai e o Filho. A Palavra eterna, Jesus, não decidiu sozinho vir ao mundo salvá-lo. Ele foi enviado. No plano de salvação, o Filho vem fazer a vontade do Pai. Assim, o Filho se torna homem, vem à terra viver uma vida de perfeita obediência, submetendo-se à vontade do Pai para salvar os eleitos por meio de sua obediência. 

Jesus.. “subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2:5-11)

O Pai também prometeu ao Filho uma esposa pura e sem mancha. A igreja, então, é composta dos fiéis que Deus purifica para o dia em que Cristo voltará (as bodas do Cordeiro) e o Espírito Santo tem papel essencial neste processo de purificação. Assim, Deus predestina (Rm 8) a igreja para adoção, perdão, santidade, e para as bênçãos da graça (Efésios 1).

A redenção do povo de Deus é garantida não apenas porque Cristo morreu e ressuscitou, mas porque antes mesmo que houvesse mundo, o Pai, o Filho e o Espírito Santo comprometeram-se em uma aliança intratrinitária que iriam fazê-lo – e essa aliança não pode ser quebrada.

Como diria Joana Kimbrel, “Esta aliança se desdobra por toda a história, sem que um momento sequer ocorra fora do plano divino. A história das Escrituras é um relato de Deus trabalhando no tempo para cumprir esta aliança fundamental. (…) Jesus é o cumprimento completo de cada aliança estabelecida por Deus. Cristo está em cada página e em cada promessa das Escrituras, de Gênesis a Apocalipse.”(2)

Precisamos entender como essa promessa de redenção foi desenvolvida na história, e como Deus a planejou (e cumpriu) em cada detalhe. Jesus é o sim e o amém de cada promessa de Deus: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.” 2 Coríntios 1:20.

Se você está em Cristo cada erro, cada vitória, cada tristeza e júbilo, cada dor e conforto faz parte do processo de purificação da noiva para o retorno de Cristo: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” 2 Co 5:21

Romanos 8:28-39 é um dos meus trechos favoritos da Bíblia. A aliança de Redenção cumprida em Jesus Cristo é a nossa garantia de vida aqui e na eternidade. Quando o caos deste mundo e todo sofrimento inexplicável parece sem sentido, a Aliança de Redenção declara que há um propósito para tudo. Nada está perdido. Veja:

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. (v.28-30)

Veja que o propósito de Deus, o nosso bem, é sermos transformados à semelhança de Cristo, e a garantia é tão certa que em sua promessa fomos não apenas predestinados, chamados e justificados, já somos glorificados. Paulo poderia ter dito: “e aos que justificou, a esses também há de glorificar.” Mas a aliança de Deus foi completa no momento que foi proferida, atemporalmente.

Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. (v.31-37)

A garantia da aliança cumprida é a garantia da nossa vida hoje. Não importa o que aconteça nesta terra, neste tempo. Antes que houvesse Terra, antes que houvesse tempo, a aliança de Deus para consigo determinava que nossa salvação por meio de Cristo e nossa união com Ele na eternidade estava cumprida. 

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (v.38-39).

Se o nosso maior inimigo já foi derrotado antes da fundação do mundo, não precisamos nos preocupar com o dia de amanhã. Podemos lançar sobre Deus a nossa ansiedade, pois Ele tem cuidado de nós (1 Pe 5:7) desde antes que existisse mundo! Não precisamos permitir que as dores e os sofrimentos do passado roubem a nossa alegria, o nosso contentamento e a nossa vida nessa terra. Podemos confiar que NADA pode nos separar daquilo que mais precisamos e já tínhamos desde a eternidade passada – o próprio Deus.

Que o Deus da Aliança esteja com você.

————————————————————-

  1. R.C. Sproul. What is the Covenant of Redemption? Disponível em: https://www.ligonier.org/blog/what-covenant-redemption/ 04/06/2020.
  2. Joana Kimbrel. Faithful. The Covenant of God from Eden to Eternity. The Daily Grace Co, 2018.