Se você é como eu, provavelmente você está lendo este artigo porque o nome chamou sua atenção ou porque você está buscando por algo que te ajudará a crescer no dia de hoje, por forças e ânimo para o resto do dia ou da semana.

O nosso dia-a-dia está cheio de atividades. Seja trabalho de amanhã e universidade à noite, ou trabalho o dia todo, ou universidade o dia todo, ou as atividades na igreja, as atividades familiares, um marido para acompanhar e cuidar, um namorado para desenvolver uma relação e amizades para manter. Em meio à nossa rotina temos provações, tentações da nossa própria carne, pequenas e imensas dificuldades que surgem. Tudo isto parece ser muito difícil de manter o tempo todo, por isso, na maioria das vezes, deixamos de lado a única coisa que, na realidade, é essencial para a nossa vida.

Por que razão estou tão segura ao dizer que fazemos isso? Não é porque eu conheço vocês pessoalmente, é porque eu me conheço há 22 anos (haha), e porque todas as atividades que citei, também as tenho. E a primeira coisa que eu faço é deixar de ser honesta com o meu Salvador. A primeira coisa que eu sinto no meio das lutas diárias e dificuldades enormes é que não tenho alegria (porque nós, mulheres, infelizmente, primeiro sentimos tudo e então pensamos), e a alegria não é aquele sentimento de emoção momentâneo, é um estado de espírito. Naqueles momentos onde parece que não tenho resposta às minhas orações, a alegria vai sumindo, e preciso pensar e confiar naquele que é o único que pode me dar alegria quando as coisas não estão bem ao meu redor e não parecem melhorar, é que me desanimo e automaticamente esqueço do Deus que creio.

No reinado do rei Jeoiaquim, um profeta chamado Habacuque estava numa situação semelhante à nossa em meio às dificuldades do dia-a-dia: ele não encontrava uma solução para o mal, para a idolatria e o orgulho do seu povo. Ele reclamava e reclamava, mas a resposta não vinha (Hc 1.1-4). Depois de um tempo, Deus respondeu dizendo: “Eu te ouvi Habacuque, ainda antes de você clamar a mim, eu tenho um castigo para o meu povo, a destruição e cativeiro” (Hc 1.5-11).

Aquela não era a resposta que Habacuque estava esperando. Ele não conseguia entender como o Deus eterno que ele conhecia, que tinha prometido que os descendentes de Abraão seria tantos quanto a areia, poderia estar dizendo que ele iria deixar o seu povo nas mãos de um povo tão pagão como os Caldeus. Mas é ali, em meio aos seus questionamentos, que ele se lembra da fidelidade de Deus, Jeová, o Senhor. O seu Deus não permitiria que o pior acontecesse, Ele não permitiria que seu povo fosse extinto. E é aí que o profeta Habacuque se torna o profeta mais realista que conhecemos fazendo a seguinte oração:

“Ainda que a figueira não floresça, e não haja frutos nas videiras, ainda que a colheita de azeitonas não dê em nada e os campos fiquem vazios e improdutivos, ainda que os rebanhos morram nos campos e os currais fiquem vazios, mesmo assim me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação! O Senhor soberano é minha força! Ele torna meus pés firmes como os da corça, para que eu possa andar em lugares altos.” Habacuque 3.17-19

Traduzindo esta oração para hoje, poderíamos dizer o seguinte:

“Embora doa nas profundezas da minha alma, passarei pelos momentos de tristeza confiando em meu Salvador. Embora minha alma estremeça, não duvidarei da fidelidade do meu Deus à Sua palavra. Embora as coisas que eu sinto que não poderia viver sem se vão, lembrarei que só Deus é essencial para mim. Ainda que o pior aconteça, que a morte bata na minha porta e a doença me persiga, não deixarei de confiar em meu Salvador. E quando sentir que não aguento mais, vou me lembrar que só Deus sabe o meu limite, e com tudo isso acontecendo, me alegrarei no Deus da minha salvação.”

O versículo 18 do capítulo 3 deste livro, foi escrito por um profeta que sabia que iria perder tudo o que alguma vez já teve na vida, tudo o que fisicamente o mantinha vivo – comida, plantações, família, pessoas e, o mais importante para ele, seu próprio povo. Esse é um versículo chave para entendermos que, faltando tudo ou tendo tudo, a única razão real para viver e ter alegria sempre, é nossa salvação em Jesus Cristo. Nós recebemos a salvação pela graça e só pela graça, só essa é nossa razão de ser diferente neste mundo corrupto (Ef 2.8,9).

Tanto no Antigo quanto no Novo testamento, podemos ver como Deus nos fala claramente que só Ele é o que dá a verdadeira alegria e não apenas emoção momentânea:

  • ¨Ali, irei ao altar de Deus, a Deus, fonte de toda minha alegria. Eu te louvarei com minha harpa, ó Deus, meu Deus!¨ Salmo 43.4
  • ¨Tu me mostrarás o caminho da vida e me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre.” Salmo 16.11
  • ¨…Este é um dia consagrado ao nosso Senhor. Não fiquem tristes, pois a alegria do Senhor é a sua força!¨ Neemias 8.10
  • ¨Teu trono, ó Deus, permanece para todo o sempre; tu governas com cetro de justiça. Amas a justiça e odeias o mal; por isso, Deus, te ungiu. Derramou sobre ti o óleo da alegria mais que sobre qualquer outro.” Salmo 45.6,7
  • ¨Embora não O tenham visto, vocês O amam. E, ainda que não O vejam agora, crêem nele e se regozijam com alegria inexprimível e gloriosa, pois estão alcançando o alvo da sua fé, a sua salvação.¨ 1 Pedro 1.8,9
  • ¨Alegrem-se porque seus nomes estão escritos, registrados no céu.¨ Lucas 10.20

Pense comigo: quantas vezes oramos ao Senhor para nos salvar das tentações e dificuldades? Quantas vezes dizemos que afaste do nosso caminho a dor e o sofrimento? De maneira nenhuma digo que é pecado fazê-lo, mas acho que se Deus permitiu tanto sofrimento ao seu povo para eles aprenderem a confiar Nele, porque seria diferente conosco? Muitos homens e mulheres de Deus mencionados em sua santa Palavra sofreram para glorificar o nome de Deus, então por que hoje seria diferente? Será que nos achamos importantes demais para não sofrer na luta contra nossos pecados?

¨Portanto, uma vez que Cristo sofreu fisicamente, armem-se com a mesma atitude que ele teve e estejam prontos para também sofrer. Porque se vocês sofrerem fisicamente por Cristo, deixaram o pecado para trás. Não passarão o resto da vida buscando os próprios desejos, mas fazendo a vontade de Deus.¨ 1 Pedro 4.1,2

Em nossas orações, no nosso dia a dia, a vontade de Deus é que busquemos a alegria que só Deus pode nos dar através da salvação em Jesus Cristo: Sua salvação que demonstra o maior amor, que só um Deus perfeito pode oferecer, e que nos faz lutar para agradar Àquele que era o mesmo no passado, que é o mesmo agora e que continuará o mesmo por toda a eternidade.

¨Se Deus é Deus, Ele é a fonte de tudo o que satisfaz. Se é Ele a fonte que nos satisfaz, Ele é a satisfação final.¨ John Piper

¨Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele e são para Ele. A Ele seja toda glória para sempre! Amém.¨ Romanos 11.36

Ps: Todas as citações bíblica deste artigo foram retiradas da Nova Versão Transformadora (NVT)