Sou nutricionista e gosto muito de ler sobre a minha área de estudo. Um dos meus tópicos de leitura do mês passado foi sobre a microbiota. Ela é o conjunto de microrganismos que povoam especificamente o intestino. Existem milhares de bactérias no nosso corpo, temos aproximadamente 1000 espécies diferentes delas. São muito dinâmicas de forma que em momentos diferentes do dia, variam em quantidade e de acordo com o estilo de vida de cada pessoa, englobando o que ela come, com o que trabalha, até se viajou (jet lag), se está muito estressada, quanto dorme e se exercita fisicamente. Por isso, o estudo da microbiota é tão complexo, porque é única em cada pessoa, como uma impressão digital. 

Ao mesmo tempo em que é tão difícil de ser estudada, é incrível! As bactérias benéficas que a compõem se relacionam com os nossos neurônios. Sim, temos tantas células responsáveis por transmissão de impulsos nervosos no nosso intestino que ele é considerado o segundo cérebro! A partir de uma boa relação dos neurônios com essas bactérias não patogênicas, há comunicação com o cérebro por meio do nervo craniano vago via aferente e por outros nervos periféricos, que ainda precisam ser mais bem estudados. É por isso que algumas pessoas ansiosas sentem dor de barriga antes de apresentações, pois existe essa interação cérebro-intestino que também culmina com nossa SENSIBILIDADE ÀS EMOÇÕES. Pesquisas apontam que pacientes com distúrbios psiquiátricos e psicológicos apresentam disbiose, isto é, desbalanço entre as bactérias patogênicas e benévolas. Muito interessante que na cultura indígena Yanomami, por exemplo, quando querem se referir as emoções, ao invés de apontarem para o coração, apontam para a barriga, porque as emoções “mexem” com ela. Também no grego koinê (bíblico), a palavra traduzida por amado (σπλάγχνα) em Colossenses 3.12, em seu sentido literal também pode significar intestino pelo mesmo motivo, de que esse órgão também representava emoções, intenções, desejos e sentimentos, parecido com o que o coração é para nós hoje.

     Além de ter relação com as emoções, a microbiota em simbiose, isto é, equilíbrio das bactérias patogênicas e benéficas, melhora a IMUNIDADE. Isso acontece porque as células de defesa do organismo que também povoam o intestino trabalham melhor, desencadeando defesa contra alergias, vírus e outras bactérias com eficiência.  Também pode contribuir com a melhor METABOLIZAÇÃO DE MICRONUTRIENTES E VITAMINAS (B12 e vitamina K) que também melhoram a imunidade e nutrição dos indivíduos de forma geral. Consequentemente, indivíduos com microbiota saudável tem melhor disposição, melhor qualidade de sono, melhor funcionamento cerebral (boa memória), pele, cabelos e crescimento de unhas saudáveis, diminuição de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diminuição de propensão a sobrepeso e obesidade, fora que há evidências que mulheres podem ter redução de sintomas de TPM. Por isso, Hipócrates tão sábio escreveu “todas as doenças começam no intestino.”

    Pego-me pensando que se a microbiota que nem é considerada por consenso como um órgão tem tantos detalhes, imagina o organismo todo. Imagina a criação toda. A verdade é que a Ciência tem revelado que Deus é inexplicavelmente inteligente, criativo e poderoso, Ele é o grande cientista do intestino! Sua Palavra nos ensina que somos ínfimos, que temos tanto a aprender e descobrir, mas que mesmo assim, Ele nos ama, quer se relacionar conosco e nos dá propósito em existir. Que criador! Isso deve nos levar a adorá-lO e agrade-lO por todas as suas maravilhas, tantas que não podemos compreender.

“Ele faz coisas grandes e inescrutáveis, e maravilhas sem número.” Jó 5.9

    Também deve nos levar a sermos cuidadosas com o nosso corpo. Quando a microbiota não está equilibrada resulta em imunidade baixa, indisposição, fadiga, sintomas opostos dos benefícios referidos acima. Perceba como ela é volátil! Precisa ser bem cuidada, pois afeta toda nossa saúde física e emocional.  Quando Paulo escreveu que somos templo do Espírito Santo (1Co 6.9,10), nos ensinou que somos propriedades de Deus, todo nosso corpo, além do nosso intestino, pertence a Ele e precisamos ser boas administradoras dele. “Porque o seu corpo é templo de Deus, deveria tratá-lo com cuidado e preocupação. Isso significa muitas coisas – não somente comer adequadamente. Significa que deve ser cuidadosa o suficiente para descansar e exercitar-se. Você deveria aprender a lidar com situações estressantes sem causar dano ao seu corpo. Enquanto Deus de der saúde, e da maneira como Ele der, você deveria gratamente procurar ser uma boa administradora do que ele tem dado (tradução livre)”. Cuidar da microbiota demonstra obediência a Deus por meio da boa mordomia do meu corpo, afinal, ela está relacionada com nossa imunidade, emoções, disposição, metabolização de nutrientes etc. Por isso, quero compartilhar algumas dicas para mantê-la saudável:

  1. Evite medicações sempre que possível. Tantos analgésicos e anticoncepcionais, quanto antibióticos e anti-inflamatórios afetam a microbiota negativamente;
  2. Mantenha-se bem hidratada ao longo do dia;
  3. Coma fibras! Elas estão presentes nas frutas, verduras, sementes (abóbora, pepita de girassol) e alimentos integrais;
  4. Faça atividade física, de preferência, sob orientação de profissional da área;
  5. Sempre que possível, descanse, aproveite para relaxar, curtir um hobby e aliviar o estresse. Durma bem;
  6. Coma alimentos com probióticos (bactérias benéficas), como keffir, iogurtes desnatados, kombucha; 
  7. Evite alimentos fritos e ricos em gordura saturada (queijos gordurosos, carnes vermelhas com cortes gordurosos, frituras);
  8. Evite açúcar e use adoçante com muita moderação;
  9. Prefira lácteos desnatados;
  10.  Sempre que possível consuma peixes e prefira cortes de carne mais magros (de aves, lagarto, coxão mole, coxão duro); 
  11. Evite alimentos industrializados, ricos em aditivos, corantes, emulsificantes.
  12. Invista em alimentos com gorduras saudáveis (azeite extra virgem, abacate, castanhas);
  13. Sempre que possível, consuma alimentos ricos em antioxidantes (frutas, ervas, especiarias, chás e café naturais, cacau 100%, suco de uva integral, vinho tinto com moderação).

São muitas dicas, tenho certeza de que sempre temos o que melhorar, por isso, é interessante escolher alguns pontos e trabalhar aos poucos nas mudanças, um dia de cada vez. 

 

Marina Berti