Eu não sei quantos livros sobre este tema você já leu. Particularmente, livros sobre relacionamentos, namoro e casamento sempre me chamaram a atenção e, apesar de solteira, tenho uma “mini biblioteca” contendo vários exemplares. Porém, em nenhum livro encontrei um conteúdo tão profundo e esclarecedor como “O significado do casamento”, escrito por Timothy Keller e sua esposa Kathy. 

Sem dúvidas ele é o livro mais completo que você encontrará! Uma rica leitura para casados, noivos, namorados e solteiros — os autores tiveram durante todo o livro a sensibilidade de escrever não só para quem está num relacionamento, mas para aqueles que pretendem construir um no futuro.

De forma esplêndida, os autores nos mostram claramente o verdadeiro papel do casamento segundo os propósitos de Deus, o valor da amizade entre o casal, a construção da amizade espiritual e a benção de estar solteiro. Também abordam, de maneira amorosa, assuntos considerados polêmicos, como machismo, feminismo, sexo antes do casamento, autoridade e submissão e violência doméstica. Além disso, apresentam, conselhos práticos para auxiliar na escolha do cônjuge. 

Se ainda não consegui te convencer a ler este livro, deixo abaixo algumas citações que exemplificam a diferença que esse livro fez na maneira de eu entender o casamento segundo a perspectiva de Deus:

“Embora o casamento seja muitas coisas, ele é tudo menos sentimental. É glorioso, porém difícil. É força e alegria ardentes, mas também é sangue, suor, lágrimas; derrotas humilhantes e vitórias exaustivas.” (p.25)

“Apaixonar-se é olhar para o outro, vislumbrar a pessoa que Deus está criando e dizer: ‘Vejo a identidade que Deus está formando em você e vibro com isso! Quero participar do processo.” (p.146)

“Se encontrarão diante do Senhor […] Nesse dia esperam ouvir Deus dizer: ‘Muito bem, servos bons e fiéis. Vocês colocaram um ao outro em minhas mãos. Fizeram sacrifícios um pelo outro. Apresentaram um ao outro a mim em oração, com ação de graças. Confrontaram um ao outro. Repreenderam um ao outro. Abraçaram e amaram um ao outro e, continuamente, empurraram um ao outro para mais perto de mim. E agora olhem só! Vocês estão radiantes!” (p.149)

 

KELLER, Timothy e KELLER, Kathy. O significado do casamento. São Paulo: Vida Nova, 2012.

 

Indicado por Natasha Verissimo.