“Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome”. Salmo 86.11

Não, este artigo não será uma exposição bíblica sobre o versículo acima (como são as nossas devocionais). Ele também não é a explicação de uma ordem divina. Ele é um testemunho e uma sugestão para a sua vida cristã.

Converti-me quando eu tinha quatro anos de idade, e, obviamente, entendi o Evangelho da forma que uma criança de quatro anos pode e consegue entender. O tempo foi passando e fui entendendo-o melhor (e creio que isso acontecerá até o fim da minha vida!). Durante o ensino médio ficou claro que eu era pecadora e precisava de Deus e, por isso, fiz do versículo acima minha oração e meu alvo todo ano.

Eu dispus meu coração ao Senhor para Ele me ensinar e, consequentemente, moldar. Desde então tenho feito algo que tem sido muito bom: a cada situação, história e aprendizado, escrevo uma frase ou mesmo um texto (aqui está um motivo que impulsionou o nascimento deste blog!). Entre frases e textos, Deus tem solidificado ensinamentos preciosos em meu coração e meu objetivo com esse artigo é convidá-la a fazer o mesmo!

Para isso, vou lhe dar oito motivos para ter sempre um caderninho (ou aplicativo de nota no celular) com você:

  1. Reflexão: quando eu “gasto” tempo escrevendo, gasto tempo refletindo o que estou passando ou aprendendo. Fazer isso me ajuda a separar o que eu entendo da situação daquilo que a Palavra de Deus diz sobre ela, pois muitas vezes sou egoísta em minhas interpretações e as faço com base no que eu quero, ou o que eu achava melhor, etc. Quando eu penso no que estou passando e olho para as Escrituras, consigo ponderar melhor e tirar lições grandiosas e verdadeiras!
  2. Valorização dos ensinos de Deus: Quando eu passo esse tempo pensando, analisando e rascunhando, demonstro a minha vontade de aprender mais com Deus e sobre Ele! Se eu não estivesse nem aí para o que me cerca e os aprendizados que posso ter, eu não estaria nem aí para o que Deus quer para mim: crescimento rumo a maturidade em Cristo Jesus! (Esta não é a única forma de demonstrar isso, mas é uma!)
  3. Solidificação: Refletir e registrar o que tenho aprendido, para mim, é como se eu fizesse “estudos de caso” de forma bíblica. A cada caso aprendo mais alguma coisa e esses aprendizados vão se solidificando em meu coração.
  4. Reavaliação: Existem situações únicas em nossa vida, no entanto há outras que se repetem a todo instante, como, por exemplo, conflitos com pessoas. Quando uma situação se repete, posso reavaliar os aprendizados passados e aprender mais com essa experiência. Por exemplo, há três anos passei por uma situação bem específica e, um ano depois, passei por algo parecido! Foi tão interessante comparar os aprendizados que tive nessas duas situações, pois elas se complementaram em alguns detalhes e foram opostas em outros. Isso me fez refletir e aprender tanta coisa!
  5. Confiança: A cada aprendizado anotado, posso voltar aos meus caderninhos antigos (ou às listas que guardo em meu celular) e ver o quanto Deus cuida de mim em toda e qualquer situação, seja ela boa ou ruim. Isso, sem dúvidas, me ensina a confiar cada vez mais em Deus.
  6. Esperança: Além de aprender a confiar mais em Deus, quando releio meus aprendizados, me lembro que apesar de eu ser pecadora, há um Deus super interessado em meu crescimento espiritual, que me capacita por meio de Jesus Cristo, o Espírito Santo, a Bíblia e a Igreja para ser melhor, mais semelhante a Ele! Essa é uma grande esperança em meio as dores e alegrias da vida.
  7. Incentivo: Reler tantos aprendizados preciosos de Deus em minha vida me incentiva a querer continuar aprendendo! Aprender muitas vezes dói, mas nada melhor do que o resultado: maturidade cristã. Ou seja, vale a pena!
  8. Aprendizado: Obviamente… eu aprendo!

Querida leitora, como eu disse no início deste texto, não existe uma ordem bíblica “escreva seus aprendizados em um caderninho!”, mas essa prática é algo que tem feito a diferença no meu crescimento em Cristo e por isso estou compartilhando com você!

Se você curte escrever à mão, compre um caderninho. Se você é mais tecnológica, baixe aplicativos de notas como o Evernote em seu celular. Eu uso os dois! Quando estou em casa, uso o caderninho, mas, muitas vezes, algumas reflexões acontecem quando não estou em casa e, por isso, aproveito o Evernote para rascunhar em qualquer lugar e a qualquer hora! Já escrevi textos no ônibus. Já escrevi enquanto estava em alguma fila. Já escrevi reflexões de madrugada, quando acordei e não conseguia mais dormir. Já escrevi frases no trabalho e, muitas vezes, ouvindo pregações na igreja.

Está disposta a aprender? Então, que tal comprar um caderninho ou baixar um aplicativo no celular?

Para terminar, reflita nestes versículos do Salmo 119:

Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim. Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração. Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação. Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância. Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste”. Salmos 119:33-37