Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: “Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor”. Oséias 1.2

Oséias é um livro difícil de ler. Não que ele tenha palavras difíceis, mas seu conteúdo parece bastante estranho desde o início. Oséias foi um profeta numa das fases mais difíceis do povo de Israel e as ordens que ele recebeu de Deus foram algumas das mais difíceis de cumprir. O povo estava dividido em dois reinos: Israel e Judá. Nesse momento, Israel estava a ponto de ser destruído pelos povos vizinhos como resultado de seu abandono do Senhor.

Deus usa a vida do profeta Oséias como um retrato do que estava acontecendo com o povo. Em Oséias 1.2 vemos que Deus mandou Oséias casar com uma mulher adúltera, envolvida em prostituição. Ela lhe dá filhos na infidelidade, que talvez nem fossem filhos biológicos de Oséias, e seus nomes são rótulos de como Deus via o povo. Oséias e Gômer tem um casal de filhos chamado Não Amada (Lo-Ruama) e Não Meu Povo (Lo-Ami). O objetivo de Deus para a família de Oséias era que ela fosse um exemplo gritante, vivo, da impureza e infidelidade da nação de Israel para com o seu Deus.

Prostituição/adultério no livro de Oséias tem um significado um pouco diferente do primeiro que nos vem à mente. Prostituição/Adultério é buscar satisfação em qualquer outra pessoa que não Deus, e o povo estava servindo e adorando a ídolos pagãos.

Em Oséias 2.2,3, Deus repreende o povo por sua infidelidade e faz um chamado ao arrependimento: “Retire ela do rosto a aparência adúltera e do meio dos seios a infidelidade. Do contrário, eu a deixarei nua, como no dia em que nasceu; eu farei dela um deserto, eu a transformarei em terra ressequida, e a matarei de sede.”

Deus não passa a mão na cabeça deles em momento algum. A dureza da profecia de Oséias está no fato de que ele, praticamente, só traz palavras de repreensão e confronto ao povo. Sua vida era uma representação diária do relacionamento de Deus com o povo de Israel. Consegue imaginar?

Ela não reconheceu que fui eu quem lhe deu o trigo, o vinho e o azeite, quem a cobriu de ouro e de prata, que eles usaram para Baal. (…) Eu a castigarei pelos dias em que ela queimou incenso aos baalins; ela se enfeitou com anéis e jóias, e foi atrás dos seus amantes, mas de mim, ela se esqueceu”, declara o Senhor. Oséias 2.8,13

Será que você tem se esquecido do Senhor? Em quem você tem buscado sua satisfação? Quem você reconhece como provedor da sua vida? Talvez você não esteja adorando outros deuses de barro e fazendo oferendas a eles, mas que outras coisas tem sido ídolos na sua vida? Será que seu trabalho ou faculdade, seu namorado ou seu desejo por um, suas ideologias ou atividades, tem ocupado o seu tempo e a sua mente de maneira que Deus deixou de ser prioridade para você?

Quando estudei este livro pela primeira vez, ouvi uma música que me ajudou muito a refletir sobre estas verdades na minha vida. O refrão diz:

Qualquer coisa que eu priorizo antes do meu Deus é um ídolo. Qualquer coisa que eu desejo com todo o meu coração é um ídolo. Qualquer coisa que eu não consigo parar de pensar é um ídolo. Qualquer coisa que eu dou todo o meu amor é um ídolo. Você pode cantar tudo que quiser e ainda assim errar. A adoração é mais que uma canção.

(Você encontra aqui a letra com tradução de Clear the Stage, de Jimmy Needham.)

Oração: Senhor, reconheço que tudo o que tenho vem de ti. A minha vida e todas as minhas necessidades são supridas pelo Senhor apenas. Perdoa-me quando permito que outras coisas tenham mais importância que o Senhor. Ajuda-me a lembrar disso quando meu coração me enganar. E quando eu sentir falta de alguma coisa, que eu busque somente a Ti como Aquele que provê tudo o que eu preciso. Tu és o Único Deus e eu desejo te adorar. Que o meu coração e a minha mente encontrem satisfação apenas em Ti. Amém.