Portanto, volte para o seu Deus; pratique a lealdade e a justiça, e confie sempre no seu Deus. Oséias 12:6

Aprendemos nas últimas três devocionais que o povo de Israel era culpado de três coisas: esquecer-se do Senhor (Os 1.2), abandonar o conhecimento de Deus e Sua Lei (Os 4.6) e confiar em si mesmos (Os 10.13). O resultado foi a destruição de suas cidades pelos seus inimigos e o exílio do povo, primeiramente de Israel e, em seguida, Judá.

Em Oséias 12.6, vemos a solução para a situação do povo: (1) retornar ao Deus a quem eles abandonaram – Yahweh. Por isso, múltiplas vezes, em todo o livro, o profeta clama o povo ao arrependimento: “volte para o Seu Deus”. O restante do versículo ensina como o povo deveria demonstrar que retornara a Seu Deus: (2) pela prática da lealdade e da justiça, (3) confiando sempre em Deus.

  1. Retorno – Repetidamente nas Escrituras vemos o amor incansável de Deus oferecendo ao seu povo mais uma chance de se voltar para Ele. Aqui não é diferente: buscar a Deus é sempre a única solução para a nossa vida.
  2. Lealdade e Justiça – Hesed, aqui traduzida como lealdade, é a bondade, o amor, a misericórdia do homem para com o seu próximo, em especial com os menos favorecidos. Chamamo-no de “amor misericordioso.” A primeira prova de um coração voltado para Deus é o amor ao próximo. Mispat, aqui traduzida como justiça, é o agir e julgar corretamente, tanto na vida pessoal como nos negócios e no governo, condenando o culpado e absolvendo o inocente. Assim, a segunda prova de um coração voltado para Deus é um caráter justo, obediente à lei de Deus, que busca a retidão.
  3. Confiar sempre – Mais do que confiar com frequência, confiar sempre aqui neste versículo traz a ideia de uma confiança constante, sem interrupções, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda! Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios. A Assíria não nos pode salvar; não montaremos cavalos de guerra. Nunca mais diremos: ‘Nossos deuses’ àquilo que as nossas próprias mãos fizeram, porque tu amas o órfão. “Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração, pois a minha ira desviou-se deles.” Oséias 14:1-4

Não sei como está o seu coração a esta hora. Talvez você esteja vivendo de maneira justa e leal, junto ao Senhor. Talvez você esteja buscando sua própria retidão e deixando de lado o conhecimento do Senhor e de Sua Palavra. Talvez você esteja falhando em confiar constantemente em Deus.

Onde quer que você esteja falhando, Deus lhe chama de volta ao arrependimento, ao amor e à justiça. Onde quer que você esteja crescendo, Deus te encoraja a continuar buscando, diariamente, a Ele, confiando Nele 24/7. Tire um momento e medite em tudo o que aprendemos. Encerro com este alerta de Oséias:

Quem é sábio? Aquele que considerar essas coisas. Quem tem discernimento? Aquele que as compreender. Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam. Oséias 14:9

Você quer ser justa ou rebelde?

Oração: Senhor Deus, perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios. Ninguém, senão Tu, pode nos salvar. Não confiaremos nas nossas próprias capacidades. Nunca mais diremos: ‘Nossos deuses’ àquilo que as nossas próprias mãos fizeram, porque se Tu amas o órfão, quanto mais a nós, Tuas Filhas. Recebe-nos, ó Deus, enquanto nos voltamos a Ti. Queremos ser sábias e andar em Teus justos caminhos. Amém.